Buscar

Atividade N1 Governança Corporativa Lucas dos Santos Pinhatti

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade N1 – Governança Corporativa – Lucas dos Santos Pinhatti
Passos para a Governança Corporativa e seu Conselho de Administração.
Para promover e implantar uma governança corporativa efetiva existem diversos fatores a serem analisados e passos que devem seguidos, sendo que cada empresa terá autonomia para verificar qual melhor se enquadra e as opções mais benéficas. O primeiro passo é construir um Conselho de Administração forte e robusto, que será encarregado de supervisionar os negócios e processos da organização. Deverá ser constituído de pessoas com capacidade técnica e experiência, além de gostar do que fazem, dispondo de tempo e energia para suprir as funções. É necessário desenvolver e estimular a confiança e lealdade dentro da empresa, tendo sempre um dialogo colaborativo e aberto entre todos os envolvidos no negócio, sendo também, sempre transparentes em todas as esferas que envolvam as atividades, como exemplo, finanças, metas, responsabilidades, decisões e desafios. Dentro de uma governança efetiva é necessário alcançar, desenvolver e utilizar formas de agilizar os processos, definindo quem são os responsáveis pelas funções e executar as tarefas importantes e de rotina, buscando atingir os objetivos, para isso é de suma importância o fator comunicação, pois trata dos fluxos das informações entre os colaborares. É importante que o desempenho organizacional seja constantemente monitorado, garantindo a conformidade legal do negócio, sustentando que as decisões tomadas sejam sólidas e substanciais, visando a efetividade e que as expectativas sejam atingidas. Ademais, possuem diversos outros aspectos que podem e devem ser analisados, tais quais, promover uma postura ética em toda a organização, adotar gestão de riscos e controles internos, criar processos e padrões, fortalecer as lideranças, realizar auditorias, aprimorar a função de relacionamento com investidores, etc. Percebe-se o papel fundamento do Conselho de Administração em todo o processo, sendo ele responsável pelas funções citadas anteriormente, mas também por impulsionar e defender a organização e seus interesses, potencializar os investimentos e seus retornos, debater, homologar e supervisionar todas as tomadas de decisões, cuidar das questões legais e da instituição, posicionamento estratégico, entre outras tarefas e funções que possam ser necessárias. Observa-se a que a cria de um Conselho é fundamental para o bom andamento da organização, pois abrangem todos os setores e decisões, sendo responsável pelo futuro da empresa, com isso, é visível a necessidade da criação e também para instituir e/ou melhor a governança corporativa. 
Referências Bibliográficas
BURMESTER, H. Manual de gestão: organização, processos e práticas de liderança. 2. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
GIACOMELLI, G. et al. Governança corporativa. Porto Alegre: SAGAH, 2017.
LEITE, R. C. Governança 2.0: como tornar uma organização eficiente. São Paulo: Trevisan, 2017. 
OLIVEIRA, D. de P. R. Governança corporativa na prática: integrando acionistas, conselho de administração e diretoria executiva na geração de resultados. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
ROSSETTI, J. P.; ANDRADE, A. Governança corporativa: fundamentos, desenvolvimento e tendências. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019. 
SILVA, E. C. Governança corporativa nas empresas: guia prático de orientação para acionistas, investidores, conselheiros de administração e fiscal, auditores, executivos, gestores, analistas de mercado e pesquisadores. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
SILVA, A. L. C. Governança corporativa e sucesso empresarial: melhores práticas para aumentar o valor da firma. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

Outros materiais