A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional

Pré-visualização | Página 1 de 2

(1)O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. Com base no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), analise as sentenças a seguir:
I- O PNAE tem como proposta garantir alimentação escolar a todos os alunos da educação básica matriculados em escolas públicas, filantrópicas e entidades comunitárias.
II- Os recursos financeiros destinados ao PNAE são exclusivos para a aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar, infraestrutura e mão de obra.
III- A alimentação escolar é o programa de suplementação alimentar mais antigo no Brasil, criado oficialmente em 1955, por meio do Decreto nº 37.106, que instituiu a Campanha de Merenda Escolar (CME).
Assinale a alternativa CORRETA:
As sentenças I e III estão corretas.
B
Somente a sentença III está correta.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
Somente a sentença II está correta.
Somente a sentença II está correta.
(2)A Lei Orgânica da Saúde, em seu Art. 13, especifica as atribuições e a organização do SUS, confere a articulação das políticas e dos programas e o cargo das comissões intersetoriais. Com base na abrangência e atividades da Lei Orgânica da Saúde, analise as sentenças seguir:
I - Saúde do trabalhador.
II- Saúde do idoso e da criança.
III- Alimentação e nutrição, Ciência e tecnologia.
IV- Vigilância sanitária e farmacoepidemiologia.
Assinale a alternativa CORRETA:
As sentenças I, II e IV estão corretas.
B
Somente a sentença II está correta.
C
Somente a sentença III está correta.
D
As sentenças I, III e IV estão corretas.
(3)Entre as décadas de 1980 e início dos anos 1990, o Sistema Único de Saúde por meio da Lei nº 8080/90 - a adoção de um novo modelo de atenção à saúde no Brasil ocorreu com a Constituição Federal de 1988, que então reconhece a alimentação como um dos fatores determinantes e condicionantes da saúde tanto no âmbito individual como coletivo. Dessa maneira, a vigilância nutricional e a orientação alimentar foram incluídas no campo de atuação do SUS, representada pela criação do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). Com base no Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa CORRETA:
A
O estabelecimento do princípio da hierarquização e regionalização do atendimento por regiões sanitárias em um sistema de acesso de acordo com os níveis de complexidade.
B
Doenças que acometem a população e o seu atendimento para tratamento, são de cunho privado de modo que não se configuram como responsabilidades da saúde pública.
C
Ao descentralizar as responsabilidades político-administrativas, confere a menor instância com poder formal no município, ou seja, as unidades de serviços de atenção básica, são de responsabilidade e gestão do Sistema Único de Saúde no município.
(4)A apropriação de serviços privados, filantrópicos ou não governamentais para a garantia de acesso universalizado de assistência
A portaria especifica as ações de alimentação e nutrição que devem ser desenvolvidas pelo profissional nutricionista no âmbito do NASF. Com base na atuação do Nutricionista no NASF, analise as sentenças seguir:
I- O nutricionista deve conhecer e estimular a produção e o consumo dos alimentos saudáveis produzidos regionalmente, além de promover a articulação intersetorial para viabilizar o cultivo de hortas e pomares comunitários.
II- Participar de ações vinculadas a programas de controle e prevenção dos distúrbios nutricionais, como, por exemplo, carências de nutrientes, sobrepeso, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis e desnutrição são ações de responsabilidade do nutricionista vinculado ao NASF.
III- Não é atribuído ao nutricionista capacitar ESF.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
Somente a sentença III está correta.
C
As sentenças I e III estão corretas.
D
Somente a sentença II está correta
(5)De acordo com o Ministério da Saúde, A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), aprovada desde o no ano de 1999, reúne os esforços do Estado Brasileiro que, por meio de um conjunto de políticas públicas, propõe respeitar, proteger, promover e prover os direitos humanos à saúde e à alimentação. Com relação à Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A atenção nutricional deve fazer parte do cuidado integral na Rede de Atenção à Saúde, tendo a Atenção Secundária como coordenadora do cuidado e ordenadora da rede.
( ) A Promoção da Alimentação Adequada e Saudável é um conjunto de estratégias que proporcionam aos indivíduos e coletividades a realização de práticas alimentares apropriadas aos seus aspectos biológicos e socioculturais, bem como ao uso sustentável do meio ambiente.
( ) O planejamento das ações que garantem a inocuidade e a qualidade nutricional dos alimentos, controlando e prevenindo riscos à saúde, se faz presente na agenda da Promoção da Alimentação Adequada e Saudável e da Proteção à Saúde.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V.
B
F - F - V.
C
F - V - F.
D
F - V - V.
(6)A Resolução CD/FNDE n° 26, de 17 de junho de 2013, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar, é uma diretriz da Alimentação Escolar. Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A participação da comunidade no controle social, no acompanhamento das ações realizadas pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios para garantir a oferta da alimentação esco-lar saudável e adequada.
PORQUE
II- A organização e gestão dos cuidados relativos à alimentação e nutrição na rede pública de ensino, iniciadas pelo diagnóstico da situação alimentar e nutricional da população atendida.
Assinale a alternativa CORRETA:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B
As asserções I e II são proposições falsas.
C
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
(7)A nova versão da PNAN foi aprovada em 2011 e apresentou como propósito a melhoria da situação alimentar e nutricional. Com base na Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), atualizada pela Portaria n° 2.715/2011, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A segurança alimentar e nutricional com soberania constitui uma das diretrizes da PNAN.
( ) O propósito da PNAN é a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira.
( ) O princípio da PNAN é a melhoria das condições nutricionais dos trabalhadores de baixa renda.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V.
B
F - F - V.
C
F - V - F.
D
F - V - V.
(8) O PNAE (Programa Nacional de Alimentação do Escolar) é o mais antigo programa do governo brasileiro na área de alimentação escolar e de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Com base no PNAE, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O PNAE tem como objetivo contribuir para o crescimento e desenvolvimento biopsicossocial associado à aprendizagem, no rendimento escolar e na formação de hábitos saudáveis dos alunos, atuando na educação alimentar e nutricional e na oferta de refeições que atinjam suas necessidades nutricionais durante o período que estão em ambiente escolar.
( ) O PNAE possui objetivos complementares sendo estes: envolver todos os estados, Distrito Federal e municípios na execução do programa, dar limites ao exercício do controle social para melhoria da organização das decisões, ampliar a economia local, auxiliando na geração de emprego e renda no país e ainda, obedecer a hábitos alimentares da população agrícola.
( ) O PNAE pode ser considerado um dos maiores e mais abrangentes em todo o mundo quando nos referimos ao atendimento universal dos escolares