Buscar

Principais moléculas orgânicas presentes nas células e algumas de suas propriedades e funções.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Principais moléculas orgânicas presentes nas células e algumas de suas propriedades e funções.
 Na célula há cerca de milhares de biomoléculas, contudo, as proteínas, lipídeos, ácidos nucleicos e os carboidratos são as principais contribuintes orgânicos chamadas macromoléculas, polímeros constituídos por muitas unidades menores que se repetem, denominado monômeros, como o aminoácido. 
 Proteínas, formado por longos polímeros de aminoácidos, tem diversas funções como estrutural, receptores de sinas ou transportadoras, algumas proteínas tem função catalítica funcionando como enzimas. As enzimas atuam diminuindo a energia de ativação, acelerando a reação e não são consumidos no processo. 
 Os Lipídeos, são derivados de hidrocarbonetos, apolares, solúveis em substancias orgânicas, servem como componentes estruturais na membrana e tem uma reserva importante de energia, atuem também como isolante térmico.
 | Os carboidratos, polímeros de açucares simples como a glicose, classificados em monossacarídeos, oligossacarídeo os e polissacarídeos, tendo três funções principais, sendo elas: Utilizados pelas células para produção de ATP, função estrutural, nas células vegetais, e nos artrópodes e é a primeira reserva de energia do organismo.
 E por fim os nucleotídeos, os ácidos nucleicos, RNA e DNA, O DNA ou ácido desoxirribonucleico é uma molécula longa formada por duas fitas unidas constituídas por nucleotídeos, sendo responsável por conter todas as informações genéticas. O RNA ou ácido ribonucleico possui apenas um filamento de nucleotídeo e é responsável pela síntese de proteínas.
Referência:
NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019. 1272 p.

Continue navegando