Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Educação Musical UNIASSELVI


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Uniasselvi Avaliação Final (Discursiva) - Individual | Educação Musical
1) Um instrumento musical é caracterizado por sua extensão de alturas e de níveis de intensidade e pela qualidade sonora ou timbre dos sons produzidos por ele. A representação sonológica de um instrumento musical envolve a estimação dos parâmetros físicos que contribuem para a percepção de cada um destes três atributos: altura, intensidade e timbre. Dentre eles, o timbre é o que apresenta maior complexidade na medição e na especificação dos parâmetros envolvidos na sua percepção (LOUREIRO; PAULA, 2006, p. 57). No texto, é possível compreender algumas características de um instrumento musical. Disserte sobre a definição de instrumento musical.
FONTE: LOUREIRO, Maurício A.; PAULA, Hugo B. de. Timbre de um instrumento musical. Per Musi, Belo Horizonte, n. 14, 2006, p. 57-81.
Resposta esperada:
Instrumento é qualquer artefato, dispositivo, aparelho ou qualquer objeto construído, adaptado pelo homem ou encontrado na natureza, que é utilizado para produzir sons determinados ou indeterminados, organizados ou não, são identificados como música sob o ponto de vista de alguma concepção artística ou social.
2) A música, como componente de atividades de ensino no Brasil, tem início com a missão jesuítica, quando os aprendizes eram os índios, que praticavam o canto, a dança e aprendiam a tocar alguns instrumentos musicais. Disserte sobre a educação musical no período jesuítico.
Resposta esperada:
Após a chegada ao Brasil, em 1549, os jesuítas abriram as primeiras escolas e foram os primeiros professores de música do Brasil e detentores do sistema educacional vigente na Colônia. Os jesuítas trouxeram práticas europeias musicais para a colônia. Usavam música para ensinar os índios o catecismo católico.