Buscar

Curva ABC e XYZ - Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE FARMÁCIA
DISCIPLINA: Farmácia Hospitalar
DISCENTE:	Erisson Leite Lemos	
Descrever como funciona as Curvas ABC e XYZ dentro de um Controle de Estoque.
	A classificação pela Curva ABC, também conhecida como 80-20, é baseada no teorema de Wilfredo Pareto, um economista do século XIX que observou, através de um estudo, que uma pequena parcela de uma população local (aproximadamente 20%) tinha em suas mãos 80% da riqueza daquela região.
	 Associar essa classificação dentro de um Controle de Estoque é bastante importante e fundamental, pois essa técnica ira garantir que não haja uma grande estocagem (fazendo com que o dinheiro fique parado) ou pouca estocagem (o que pode acarretar em perda de vendas). A Curva ABC irá classificar os medicamentos de acordo com o seu grau de importância em valores na Farmácia Hospitalar, os de maior impacto apresentam menores quantidades; isso irá criar uma relação entre as quantidades utilizadas de um determinado material e o seu valor no mercado. Esses materiais podem ser divididos em três classes:
· Classe A: Corresponde geralmente a 20% dos itens totais, e representa cerca de 65% do valor total do estoque. Essa classe agrega os medicamentos/insumos de maior importância/impacto em valor.
· Classe B: Corresponde geralmente a 15% dos itens totais, e representa cerca de 15% do valor total do estoque. Essa classe agrega os medicamentos/insumos intermediários de importância/impacto em valor.
· Classe C: Corresponde geralmente a 65% dos itens totais, e representa cerca de 20% do valor total do estoque. Essa classe agrega os medicamentos/insumos de pequena importância/impacto em valor.
	A partir da criação e análise dos gráficos baseados na técnica da Curva ABC, o gestor pode: reduzir o prazo de abastecimento, reduzir os estoques, reduzir os estoques de reserva, buscar melhores fornecedores entre outras metas.
Análise de criticidade – Curva XYZ
	Com a análise de criticidade (Curva XYZ) será possível classificar os medicamentos estocados baseados no impacto resultante a partir de sua falta, fornecendo mais informações para as rotinas de planejamento, gerenciamento e reposição. A classificação dos itens pela Curva XYZ se baseará da seguinte forma:
· Classe X (Não prioritário ou Ordinário): São basicamente os itens de baixa criticidade.
· A falta desses medicamentos não acarreta na paralisação do estabelecimento, não trazem riscos à segurança dos pacientes e possui uma grande possibilidade de utilizar materiais equivalentes;
· Medicamentos que possui uma grande facilidade de obtenção.
· Classe Y (Intermediário ou Intercambiável): Abrange os itens de criticidade média.
· A falta desses medicamentos podem acarretar paradas de um específico estabelecimento e colocar em risco as pessoas, o ambiente e o patrimônio da organização;
· Podem ser substituídos por outros com relativa facilidade.
· Classe Z (Prioritário ou Vital): São os itens de criticidade máxima.
· São indispensáveis e fundamentais;
· A falta pode provocar parada do estabelecimento e por em risco a vida dos pacientes;
· Não podem ser substituídos por outros equivalentes ou seus equivalentes são difíceis de obter.
REFERÊNCIAS:
Curva XYZ no Planejamento dos Estoques. Blog Rogério, 2019. Disponível em: <https://blogrogerio.com.br/2019/10/a-curva-xyz-no-planejamento-de-demanda-e-na-administracao-dos-estoques/#:~:text=Curva%20XYZ%20no%20Planejamento%20dos%20Estoques%20.,demanda%20e%20administra%C3%A7%C3%A3o%20dos%20estoques>. Acesso em: 28/08/2020.
Como utilizar a curva ABC para gestão de estoque. Endeavor, 2016. Disponível em: <https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/curva-abc-gestao-estoque/>. Acesso em: 28/08/2020.
Farmácia Hospitalar. Encarte número 16 – Março/Abril/Maio, 2012. Gestão de compras em Farmácia Hospitalar. PDF disponível para download: <http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/137/encarte_farmAcia_hospitalar_85.pdf>. Acesso em: 28/08/2020.

Continue navegando