Buscar

A Teoria Tridimensional do Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso de Direito
Introdução ao Estudo do Direito
Docente: Ícaro Emanoel Vieira Barros de Freitas
Discente: Eduigen Lima Lopes Sousa 
Teoria Tridimensional do Direito
A teoria Tridimensional do Direito, parte do pressuposto que devem ocorrer três etapas ao estudar-se um caso jurídico, sendo essa tríade de aspectos, o fato, o valor e a norma. O primeiro aspecto trata o fato como realidade histórica social e cultural; o valor é o reflexo dos valores adotados pela sociedade; e a norma é simplesmente o conjunto de regras. Existem duas concepções sobre a Teoria Tridimensional do Direito, a Específica e a Genérica. 
A Teoria Tridimensional Generica — a primeira a existir—, defende que cada um dos três elementos deve ser estudado/aplicado de forma isolada, tratando cada um deles como ramo distinto, ignorando por tanto a existência de uma correlação entre os três. 
 No entanto, Teoria Tridimensional do Direito Específico — marco da filosofia do Direito da América-Latina—, proposta por Miguel Reale, propõe a assertiva de que o fenômeno jurídico seja analisado e compreendido pela tríade de aspectos epstemológicos mais frenquentes do mundo jurídico e filosófico: o fato jurídico, o valor e a norma. Além disso, segundo Reale, o problema principal é que o Direito sempre foi visto e analisado priorizando-se apenas um dos aspectos supramencionados, e é justamente contra óptica unilateral que a Teoria Tridimensional do Direito Específico vem contestar. Para Reale o Direito é muito mais do que um corpo abstrato de teorias e normas, ou até mesmo da vontade do Estado ou de um povo. O Direito é o espelho do ambiente cultural e de uma época em que a tríplice face — fato, valor e norma — se entrelaçam e se influenciam reciprocamente, não devendo jamais, ser omissos à sua realidade sócio-cultura e que este deve estar sempre em constante formação. O grande cheque-mate de Miguel Reale para a Filosofia do Direito é tratar as três dimensões indissoluvelmente interligadas entre si,podendo, a partir daí, o magistrado ampliar e contemplar o mundo por trás das leis. 
https://jus.com.br/artigos/37848/tridimensionalidade-do-direito-diante-dos-fundamentos-de-miguel-reale#:~:text=B%20%2D%20Tridimensionalidade%20Espec%C3%ADfica%20%E2%80%93%20Por%20volta,fatores%20essenciais%20da%20experi%C3%AAncia%20jur%C3%ADdica.
https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-101/o-que-e-a-teoria-tridimensional-do-direito/

Outros materiais