Buscar

Atividade Tradução BCM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1
Preencha os espaços em branco nas frases de 1 a 14 usando o termo abaixo mais apropriado: (a) aminoacil-sintetase (b) anticódon (c) ativação do aminoácido (d) alongamento (e) emparelhamento incerto (f) iniciação (g) peptidil-transferase (h) polirribossomo (i) Shine-Dalgarno (j) sítio A (k) sítio P (l) sítio E (m) translocação (n) terminação
1)A etapa da síntese de proteína que termina com a dissociação das subunidades do ribossomo e com a liberação do polipeptídeo pronto e do RNAt é chamada ( terminação) 
2)( emparelhamento incerto ) A propriedade da primeira base de um anticódon reconhecer mais de uma base na posição terceira base do códon é chamada. 
3) (translocação ) é uma trinca de bases do RNAt que se emparelha com o códon do RNA mensageiro. 
4) Chama-se (ativação do aminoácido ) a união entre um aminoácido e RNAt específico usando reação acoplada à hidrólise de ATP 
5) (iniciação ) é a etapa da síntese de proteína em que ocorre a ligação do ribossomo ao RNAm, formando um complexo que contém o primeiro aminoacil-RNAt. 
6) (Alongamento ) é a etapa da síntese de proteínas em que os aminoácidos são unidos em sequência na cadeia polipeptídica. 
7) (Sítio A ) é o local do ribossomo onde se alojam os aminoacil-RNAt recém-chegados. 
8) A enzima que catalisa a união de um RNAt a seu aminoácido específico é chamada ( aminoacil-sintetase). 
9) ( sítio P) é o local do ribossomo onde se aloja o aminoacil-RNAt que está sendo ligado ao polipeptídeo em crescimento. 
10)( polirribossomo) é o nome do conjunto formado por diversos ribossomos unidos a uma molécula de RNA mensageiro. 
11)(sítio E) é o local do ribossomo de procariontes onde fica alojado um RNAt que já se dissociou do peptídeo em crescimento mas ainda não deixou o ribossomo. 
12) A enzima que promove a ligação peptídica entre o aminoácido recém-chegado ao ribossomo e o peptídeo em crescimento é chamada de (peptidil-transferase ) 
13) O deslocamento do ribossomo de três em três bases do RNAm que termina com a exposição no sítio A de um novo códon a ser traduzido é chamado de (anticodon) 
14)( Shine-Dalgarno ) é o nome da sequência de nucleotídeos localizada no início de um RNA mensageiro procariótico que permite a reunião das duas subunidades dos ribossomos e o início da tradução no local correto. 
Parte B: Resolvendo Problemas
1. Liste quatro diferenças entre a síntese de proteínas em eucariontes e procariontes.
1.Localização Celular da Tradução:
Procariontes: No citoplasma e ocorrendo ao mesmo tempo que a transcrição
Eucariontes: No citoplasma e separado da transcrição que se dá no núcleo.
2-	Maturação do RNA mensageiro:
Procariontes: Não ocorre maturação (o DNA não tem intrões e a informação genética encontra-se compactada). Assim, nestes seres o RNAm tem o mesmo tamanho que a cadeia de DNA que lhe serviu de molde e não há RNApré-m.
Eucariontes: Ocorre no núcleo.
3-	Migração do RNAm:
Procariontes: Não ocorre (não há núcleo).
Eucariontes: Ocorre do núcleo para o citoplasma.
4-	Processo de Iniciação de Síntese Proteica:
Procariontes: Começa com código genético para n-formilmretionina. Não consome ATP.
Eucariontes: Começa com código genético para metionina e consome ATP.
ATIVIDADE 2 Caso clínico 
Paciente A.C, 30 anos, dá entrada no hospital devido à infecção causada por Neisseria sp e Chlamydia sp e lhe é receitado Tetraciclina, via oral, 500mg, 6/6h, 7 dias. Em forma de texto, explique rapidamente como ocorre o mecanismo de ação das tetraciclinas e o porquê desse medicamento não alterar, ou alterar muito pouco, a tradução nas células do paciente em tratamento.
Mecanismo de ação: As tetraciclinas entram na célula por difusão, em um processo dependente de gasto de energia. Ligam-se, de maneira reversível, à porção 30S do ribossomo, bloqueando a ligação do RNAt ao complexo ribossomo-RNA mensageiro (RNAm). 
O RNAt carrega os aminoácidos que irão compor a proteína sintetizada pela tradução do RNAm pelo ribossomo. Ele possui os anticódons que leem os códons no RNAm que orientam a montagem do peptídeo corretamente. 
Com o impedimento da ligação do RNAt com o complexo Ribossomo-RNAm, não há tradução do RNAm e, consequentemente, não há síntese proteica. 
Esse medicamento não altera, ou altera muito pouco, a tradução nas células do paciente em tratamento, pois sua ligação aos ribossomos é reversível. 
Apesar destes compostos inibirem igualmente a síntese proteica de células procarióticas e eucarióticas, as bactérias se mostram mais suscetíveis as tetraciclinas do que células humanas.

Continue navegando