Buscar

Etienne de La Boétie TRABALHO FILOSOFIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Filosofia
Resumo Discurso da Servidão Voluntária
Étienne de La Boétie foi um filosofo Francês nascido em 1530  o qual se despediu desta vida em 18 de agosto de 1563. Étienne alem de traduzir algumas obras para o Francês, também escreveu obras originais, sendo a mais famosa: "Discurso da Servidão Voluntária," escrita no século XVI, depois da derrota do povo francês contra o exército e fiscais do rei, que estabeleceram um novo imposto sobre o sal.
Esta obra tinha o objetivo de expressar idéias a respeito das relações entre os súditos e o tirano. Revelando por qual motivo os indivíduos se submetem aos seus lideres voluntariamente. O autor estudou a liberdade, e percebeu que se trata de um direito idealizado pela natureza.
A idéia é mostrar que a servidão voluntária, seria uma forma de liberdade em acatar ordens. Etienne tem uma compreensão de que se trata de um direito natural próprio do homem, sendo assim, não tem o porquê os indivíduos serem governados com crueldade. 
Ele mostra os tipos de tirania, “Há três tipos de tiranos. Falo dos maus Príncipes. Uns possuem o reino por eleição do povo, outros pelas forças das armas, e os outros por sucessão da raça” (Etienne De La Boétie, 1982, p. 82).
	‘’O primeiro motivo que leva um homem a ser servo de outro, seria o hábito’’ escreve o autor: a primeira razão pela qual os homens servem voluntariamente é que nascem servos e são criados na servidão” (ibidem, p. 90). 
Ele explica que dessa razão procede outra, a idéia de que os homens se tornam necessariamente covardes e afeminados, esclarecendo que os tiranos usam práticas a fim de garantir a obediência dos súditos.
 Outra idéia que autor põe como importante para com a servidão voluntária, são as bases de sustentação da tirania, explica-o que o tirano concebe a quatro ou cinco homens funções que auxilia na conservação do poder, usa expressão “tiranetes sob o grande tirano” (ibidem, p. 101).
Sobre a liberdade, que tem uma profundidade na obra, revela:
‘’Em primeiro lugar acredito que, se vivêssemos com os direitos que recebemos da natureza e segundo os princípios que ela ensina, seríamos espontaneamente submissos aos nossos pais, súditos da razão, mas escravos de ninguém’’. (ibidem, p. 80).
REFERÊNCIA:
Boétie, Etienne de La. Discurso Sobre a Servidão Voluntária. 1576, Antígona.

Outros materiais