Buscar

prova Escrita Financi

Prévia do material em texto

, O financiamento à exportação com juros menores e sem a incidência de impostos permite  ao exportador deixar o preço do seu produto mais barato com condições de competir com maior agressividade no mercado internacional. As vantagens relacionadas aos financiamentos à exportação e a própria exportação oferecem às empresas condições favoráveis de se manter no mercado.
Ao contratar um financiamento à importação o importador assume uma dívida em moeda estrangeira, normalmente o dólar americano ou euro, portanto, está sujeito ao risco da variação cambial. No vencimento do compromisso, o importador deve contratar o câmbio para pagar a dívida com o banco financiador.
Um dos financiamentos que uma empresa pode utilizar quando faz uma venda a prazo e precisa adiantar o recebimento pela venda é o ACE. O ACE tem procedimentos semelhantes ao ACC, tendo como principal vantagem o custo baixo do financiamento.  
Os contratos de câmbio seguem a regularização normativas do Banco Central do Brasil e não podem ficar em situação irregular, inclusive nos financiamentos à exportação realizados através da formalização do contrato de câmbio.
Assinale a alternativa que corresponde a situação a seguir:
A empresa ComexEad Ltda contratou um ACC no valor de US$ de 100.000,00 por um prazo de 180 dias. Contudo, não conseguiu realizar o embarque da mercadoria no prazo previsto por diversos motivos. Com base nos acontecimentos, o exportador deixaria o contrato de câmbio em uma situação irregular, qual seria a solução viável para o momento, para que isso não ocorra?
prorrogar o contrato de câmbio.
- liquidar o contrato de câmbio: nesse caso não seria possível, porque não houve o embarque da mercadoria e o não pagamento do importador;
- cancelar o contrato de câmbio: o cancelamento não seria viável, porque o exportador teria que pagar encargos financeiros e ainda há prazo para prorrogar o contrato;
- baixar o contrato de câmbio:  a baixa do contrato daria em última situação, uma vez não havendo mais condições do exportador regularizar o contrato de câmbio;
- contratar novo contrato de câmbio: fazendo uma nova operação de ACC
 não regularizaria a operação (contrato) anterior.
Borges. Joni Tadeu.  Financiamento ao comércio exterior: 
o que uma empresa precisa  saber. Curitiba. Editora Intersaberes, 2012. Capítulo 10.

Continue navegando