A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
ATIVIDADE DE FISIOLOGIA VEGETAL

Pré-visualização | Página 1 de 1

ATIVIDADE FISIOLOGIA VEGETAL
Identifique a curva correspondente à planta que foi mantida sob iluminação constante, justificando sua resposta com base no gráfico.
Nomeie, ainda, o carboidrato produzido ao final da fotossíntese, a partir do CO2 consumido.
Resposta: A folha indicada pela figura B indica uma planta que vive em um espaço aberto, pois possuem folhas com menor superfície para evitar a transpiração excessiva. A figura A indica uma folha de vegetal que é habitante de floresta, apresentando uma maior superfície adaptada ao melhor aproveitamento de luz. A folha A possui maior quantidade de clorofila. Em ambientes menos iluminados a produção dos pigmentos fotossintetizantes aumenta para intensificar a captação de luz.
Questão 03)
A figura representa um experimento em que o ramo de uma planta com flores e frutos teve suas folhas inseridas em um frasco transparente e selado. No interior do frasco, adicionou-se gás carbônico composto por isótopos pesados de oxigênio (18O) em concentração equivalente à do ar atmosférico. Todo o ramo permaneceu hidratado e sob intensidade luminosa acima do ponto de compensação fótico. Ao longo do ramo foi colocado um pulgão, que retirou substâncias de um vaso condutor da planta.
De qual vaso condutor da planta o pulgão retirou substâncias? Qual substância retirada pelo pulgão apresenta o isótopo pesado de oxigênio?
Resposta: O pulgão é um ectoparasita que suga a seiva elaborada que circula pelos vasos crivados do floema. O isótopo pesado do oxigênio (¹⁸O) é encontrado nos açúcares solúveis que circulam pelos vasos floemáticos.
Qual a relação esperada entre a taxa de fotossíntese e a taxa de respiração celular neste ramo? Por que foi constatado que a maior parte dos isótopos pesados de oxigênio ficou estocada nas células das folhas?
Resposta: O ramo exposto a uma intensidade luminosa acima do seu ponto de compensação fótico realiza a fotossíntese com uma maior intensidade do que a sua respiração. Logo, a
produção de glicose por fotossíntese supera o seu consumo pela respiração. O excesso de glicose é polimerizado nos cloroplastos até amido e parte é transportado pelos vasos crivados.
Questão 04)
Plantas têm papel crucial na ciclagem de carbono e de água no ambiente, captando e
liberando o gás carbônico atmosférico e transferindo água do solo para o ar. Os gráficos abaixo representam padrões anuais de variação nas concentrações de vapor d’água do ar e de gás carbônico em regiões ocupadas por duas florestas tropicais distintas, A e B.
As variações mostradas ocorrem como consequência da presença das florestas. A precipitação nas duas áreas ocorre no período quente do ano (setembro a abril). Além disso, a concentração de CO2 atmosférico seria de 380 ppm se não houvesse cobertura vegetal.
Considerando que a transpiração tem relação direta com o consumo hídrico, qual das duas florestas tem maior dependência de disponibilidade de água? Considerando que a fotossíntese e a respiração determinam o padrão anual de variação de CO2, qual das duas florestas tem maior produção anual de biomassa? Justifique suas respostas. Resposta: A floresta A transpira mais do que a floresta B no período chuvoso, promovendo maior umidade do ar que ao ocorrer uma maior transpiração requer maior consumo hídrico, a floresta A exibe maior dependência de água. Ao analisar o gráfico de concentração de CO2 é perceptível que na maior parte do ano o nível de CO2 da floresta A é menor do que na floresta B, significando que há mais remoção de CO2 da atmosfera pela fotossíntese do que sua liberação em virtude da respiração, com isso a floresta A produz mais biomassa, por ter um balanço mais positivo entre fotossíntese e respiração ao longo do ano.
Em um cenário de redução no regime de chuvas, o que aconteceria com as concentrações de vapor d’água do ar e de CO2 nas regiões ocupadas pelas florestas? Justifique sua resposta.
Resposta: O menor volume de chuvas levaria ao fechamento dos estômatos, conduzindo a uma menor transpiração e fotossíntese (captação de CO2), levando por sua vez à redução na umidade relativa do ar e ao aumento da concentração de CO2.
Questão 05)
A teoria de coesão-tensão visa explicar o papel da transpiração na ascensão da água através do caule de uma planta. A perda de água pela transpiração é responsável por proporcionar uma força de sucção que atua sobre a coluna de água, presente no xilema, levando a água das raízes até as partes aéreas onde ocorre a transpiração. Sobre esse processo, faça o que se pede:
Mencione duas estratégias pelas quais as plantas controlam a transpiração. Explique como elas atuam.
Respiração: As plantas podem evitar a transpiração por meio do controle da abertura e do fechamento dos estômatos que é regulado por mecanismos fotoativos e hidroativos. Outra estratégia é a presença de uma cutícula espessa que diminui a transpiração que mantêm a umidade ao reduzirem a ventilação.
Explique por que, com esse importante papel, é necessário que a planta apresente mecanismos para limitar ou evitar a transpiração.
Respiração: Porque a perda de água em excesso pode causar sérios danos à planta, podendo resultar a morte.
c) Indique os estímulos ambientais e fisiológicos que induzem as plantas a controlar a transpiração foliar.
Respiração: Os estímulos ambientais são: intensidade luminosa, temperatura, umidade do solo, ventilação e umidade relativa do ar. Já os estímulos fisiológicos são: concentração de gás carbônico nas células estomáticas, quantidade de água presente nessas células e concentração vacuolar.
Questão 06)
Luz do sol
Que a folha traga e traduz Em verde novo
Em folha, em graça, em vida, em força, em luz
Caetano Veloso
Os versos de Caetano Veloso descrevem, poeticamente, um processo biológico. Escolha, entre as equações abaixo (1, 2 ou 3), a que representa esse processo, em linguagem química. Justifique sua resposta, relacionando o que dizem os versos com o que está indicado na equação escolhida.
1.	6CO2 + 6H2O + Energia	C6H12O6 + 6O2 2.
3.
C6H12O6 + 6O2	6CO2 + 6H2O + Energia
ADP + Pi + Energia	ATP + H2O
Resposta: A equação 1. 6CO2 + 6H2O + Energia C6H12O6 + 6O2 é um processo de fotossíntese. Quando a luz incide em uma molécula de clorofila, essa absorve parte da energia luminosa que permite a reação do gás carbónico.
Questão 07)
São estruturas encontradas em vegetais:
parede celular, grana, arquêntero, mitocôndria, DNA.
mitocôndria, vacúolo, tilacoide, vasos, cromossomo.
mitocôndria, carioteca, axônio, núcleo, estroma.
dendrito, cloroplasto, DNA, endométrio, estômato.
Resposta: A resposta correta é a letra b.
Questão 08)
Um estudante colocou na geladeira folhas de três verduras: alface, cebolinha e couve. Após uma semana, verificou que o grau de murchamento da alface era maior que o da cebolinha e o da couve.
A alternativa que NÃO apresenta uma explicação provável para esse fato é a
diferença da área foliar das verduras utilizadas.
diferença de espessura da cutícula da folha de cada verdura.
quantidade diferente de clorofila nas folhas das verduras utilizadas.