Buscar

Principais Críticas à Teoria Clássica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Principais Críticas à Teoria Clássica
· Não há trabalhos experimentais que sustentem cientificamente os pressupostos da Teoria Clássica, que é baseada no senso comum, no empirismo e no pragmatismo.
· Há uma racionalização extrema dos conceitos administrativos, sacrificando a clareza de ideias.
· A Teoria Clássica apresenta uma abordagem simplificada da organização formal, com esquemas lógicos e rígidos a partir dos quais as organizações devem ser estruturadas.
· Aborda-se também a ideia da organização como um sistema fechado, composto de variáveis já conhecidas e previsíveis e de aspectos manipulados através de princípios gerais e universais.
· Defende-se uma Teoria da Máquina, onde a organização é tratada como uma máquina com uma divisão do trabalho rígida e fechada. O empregado deve ser especializado e deve obedecer às ordens e ater-se às suas funções, sendo considerado um bom empregado aquele que executa suas tarefas no tempo e prazo determinados.
· A Teoria Clássica não considera a organização informal e, portanto, deixa de considerar o fator humano na execução os objetivos da organização. Vê apenas o homo economicus como objeto de motivação, sem observar outros fatores motivacionais (como ambiente de trabalho adequado, por exemplo).

Continue navegando