Buscar

Estratégias PSF e NASF - QUESTÕES - Atv NP1 - Giuliana Diocedo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Giuliana Diocedo de Castro
CPF: 447.231.948-94
Atividade para obtenção de nota NP1
Estudo de Caso: Atuação da equipe de Estratégia Saúde da Família
 junto com o NASF
1) Na avaliação feita pelo enfermeiro da equipe de Saúde da Família, são observadas todas as necessidades da família e, a partir disso, são realizados os planejamentos de ações para a promoção da saúde no âmbito familiar. No caso em questão, um dos problemas identificados nas famílias foi a desnutrição de três crianças. Como a ESF e o NASF podem ajudar a resolver esse problema?
R: Ao depara-se com uma nova família inserida na ESF com o NASF, a equipe multidisciplinar irá atuar de maneira efetiva para identificar características, reduzir vulnerabilidade, oferecer tratamento de doenças e controlar situações de risco. No caso, foi identificado crianças desnutridas. 
Entende-se por quadro de desnutrição toda pessoa que não obtém todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento durante as refeições, ou seja, não diz respeito a IMC ou número de refeições, mas sim, alimentação de qualidade. De acordo com a UNICEF, houve uma redução considerável nos índices de desnutrição infantil no País. Entre 1996 e 2006, a desnutrição crônica (medida pela baixa estatura da criança para a idade) caiu 50% no Brasil, passando de 13,4% para 6,7% das crianças menores de 5 anos. Já a desnutrição aguda (baixo peso em relação à altura) passou a ser registrada em apenas 1,5% delas. E esse cenário vem se mantendo em queda no País.
Para controlar e reverter o quadro, os papeis dos profissionais da NASF se fazem fundamental na reabilitação, seguindo a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), 
“que tem como objetivo: a garantia da qualidade dos alimentos colocados para consumo no País; a promoção de práticas alimentares saudáveis; a prevenção e o controle dos distúrbios nutricionais; e o estímulo às ações que propiciem o acesso universal aos alimentos.”
Assim, o Enfermeiro e a equipe multidisciplinar atuarão, em todo o território da UBS, 
1- Promovendo práticas alimentares saudáveis, em âmbito individual e coletivo, em todas as fases do ciclo de vida; 
2- contribuindo na construção de estratégias para responder às principais demandas assistências quanto aos distúrbios alimentares, deficiências nutricionais, desnutrição e obesidade;
3- Desenvolvendo de projetos terapêuticos, especialmente nas doenças e agravos não transmissíveis
4- Realizando do diagnóstico alimentar e nutricional da família, com a identificação de áreas geográficas, segmentos sociais e grupos populacionais de maior risco aos agravos nutricionais, bem como identificação de hábitos alimentares regionais e suas potencialidades para promoção da saúde; 
5- Promovendo a segurança alimentar e nutricional fortalecendo o papel do setor saúde no sistema de segurança alimentar e nutricional
Já, direcionado ás crianças em situação de desnutrição, o acompanhamento da família com o profissional Nutricionista da ESF e exames complementares para identificar possíveis doenças será necessário, bem como educação em saúde sobre os possíveis agravos da desnutrição Infantil, promovendo uma alimentação saudável e direcionando a família para o CRAS, se necessário, de acordo com as condições econômicas.
 
2) As equipes da ESF e NASF trabalham juntas para promover a saúde e prevenir os agravos e determinantes de doenças, por meio da atenção direta e contínua às famílias e aos indivíduos, conforme as suas necessidades. Na visita às novas famílias relatadas no estudo de caso, o enfermeiro observou que os idosos estavam sem amparo médico, sem controle dos quadros de doenças como hipertensão e diabetes e sem controle de medicações. Nessa situação, o que as equipes UBS (ESF e NASF) podem fazer para ajudar os idosos?
R: É fato que a integração entre equipes de Saúde da Família, Nasf e as redes de saúde e de apoio social são fundamentais e necessários articuladas com espaços sociais estratégicos, como por exemplo abrigos de idosos ou instituições de Longa Permanência. É fato, também, que toda a equipe da ESF está preparada para identificar e reconhecer idosos que passam por situação de descaso, abuso ou abandono. 
Portanto, durante as visitas domiciliares, os ACS realizam contato com o Enfermeiro que irá executar, a princípio, educação em saúde com a família afim de promover o apoio e cuidado necessário á população em questão, os idosos, evidenciando a importância da prevenção, controle e diagnósticos precoce para garantir qualidade e continuidade de vida. 
O enfermeiro providenciará, então, agendamento de consultas médicas, visitas domiciliares, controle de sinais vitais e identificação de fatores de risco e doenças de base, solicitará exames complementares e induzirá o cuidado familiar, mantendo observação desta família, afim de iniciar um acompanhamento médico necessário e primordial
3) No acolhimento às famílias, a equipe de ESF consegue identificar as principais queixas dos indivíduos. A partir desse ponto, junto com a equipe multiprofissional do NASF, a ESF consegue planejar as ações que serão executadas para cada indivíduo daquela família, conforme suas necessidades. No estudo de caso em questão, o enfermeiro identificou que, nas famílias, há algumas mulheres com idade entre 16 e 40 anos que não faziam acompanhamentos médicos e que poderiam desenvolver doenças. Quais ações e políticas de saúde as equipes podem direcionar para essas mulheres?
R: A ESF, junto as equipes NASF realiza busca efetiva, com escuta qualificada e identificação de situações e agravos, a fim de elaborar um Projeto Terapêutico Singular com o individuo e família atuando, de acordo com as diretrizes do SUS, de maneira resolutiva e centrado na pessoa. Portanto, a atuação e continuidade do PSF executa ações de maneira eficiente e efetiva.
No estudo de caso, observou-se diversas mulheres, dentro da faixa etária de monitoramento e rastreamento de doenças e agravos sem acompanhamento médico, e, de acordo com a Política Nacional de Atenção Integral á Saúde da Mulher, bem como a Política Nacional de Humanização, a equipe multidisciplinar com foco no Enfermeiro deverá orientar essas mulheres sobre a importância da prevenção de doenças de bases, agudas ou crônicas (como Ca de colo de útero, Ca de mama, violência doméstica, HÁS e DM, entre outras) afim de manter qualidade e continuidade de vida, livre de riscos ou doenças.
Realizar consulta médica e de enfermagem com anamnese e exame físico, histórico pessoal, famíliar e ginecológico, realizar planejamento familiar, orientar sobre atividade sexual, orientar sobre exercícios físicos e esclarecer sobre abusos dentro do relacionamento, entre diversas outras ações de mapeamento e controle.

Outros materiais