Buscar

Prog e Polít PSF - QUESTÕES - Atv NP1 - Giuliana Diocedo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: Giuliana Diocedo de Castro
CPF: 447.231.948-94
Atividade para obtenção de nota NP1
Estudo de Caso: A importância do SUS para as pessoas
Questão 1: O acolhimento faz parte do processo de integração das famílias e indivíduos na UBS. É nesse momento que o processo de confiança e compartilhamento das responsabilidades é firmado entre profissionais e indivíduos. Como deve ocorrer o processo de acolhimento da gestante do estudo de caso na UBS e quais políticas públicas e ações podem ser oferecidas para ela?
R: De acordo com a Política Nacional de Humanização “acolhimento traduz-se em recepção do usuário nos serviços de saúde, desde a sua chegada, responsabilizando-se integralmente por ele, ouvindo sua queixa, permitindo que ele expresse suas preocupações”. E no que diz respeito a gestante, puérpera e recém-nascido, tem-se A Rede Cegonha que atua, acolhendo, garantindo acesso ás ações e serviços com qualidade de maneira participativa e compartilhada para auxiliar em toda e qualquer questão relacionada a gestação, parto e cuidados em geral. No caso da Clara, o acolhimento pela equipe multidisciplinar se inicia ao identificar e reconhecer que a mesma necessita de apoio e instrução sobre sua atual condição, esclarecendo dúvidas que surgirem a partir da Primeira Consulta de Pré-Natal, seguindo o protocolo com as etapas evidenciadas, visto que a mesma não está cadastrada ainda na UBS por ser nova moradora na região. 
As políticas públicas que serão seguidas e abordadas: Política Nacional de Humanização, Política Nacional de Atenção Integral á Saude da Mulher e Política Nacional de Atenção Integral á Saúde da Criança.
As ações serão: Realizar cálculo da idade gestacional e data provável do parto, 
Realizar orientação alimentar e acompanhamento do ganho de peso gestacional, Orientar sobre sinais de riscos e assistência em cada caso e necessidade de imunização; Expor as responsabilidades da gestante, incentivando-a a participar ativamente das atividades educativas, orientando para que a mulher sempre carregue consigo o cartão da gestante e os resultados dos exames realizados, Levantar quais as expectativas quanto à gravidez, parto e puerpério e realizar plano de parto e esclarecer dúvidas e questionamentos sobre mudanças do corpo e cuidados com recém-nascido; Orientar sobre atividade física, sexual, trabalho e ambiente. E incentivar participação efetiva do pai da criança; Entre outras.
Questão 2: O cuidado integral é parte do plano de humanização no atendimento pelo SUS. Esse tipo de cuidado deve fazer parte da rotina de trabalho dos profissionais, bem como da vida dos usuários, por favorecer o cuidado e a atenção à saúde por parte dos usuários e dos profissionais. No caso de uma gestante, esse atendimento deve ser prioritário, com foco na acolhida integral adequada, resolutiva e humanizada. Assim, como o enfermeiro da UBS pode ofertar um atendimento e cuidados humanizados, integrais e resolutivos para a gestante?
R: O enfermeiro terá, junto á equipe multidisciplinar, papel fundamental no acolhimento á gestante por estabelecer vínculo e relação direta á mesma bem como oferecer um ambiente confortável para possíveis dúvidas e 	questionamentos acerca da gestação e parto. 
De uma maneira geral, é necessário esclarecer ás mulheres gestantes a importância do pré-natal, expor sobre o desenvolvimento da gestação e modificações corporais e emocionais, esclarecendo medos e fantasias referentes ao parto e recém-nascido, além de definir os sintomas comuns na gravidez e trabalho de parto e oferecer orientações para as queixas mais frequentes, para que a mesma se atente aos sinais de alerta e o que fazer nessas situações, entre outras.
Para Clara, durante a consulta de pré-Natal e consulta de Enfermagem, o Enfermeiro seguirá o Plano de Primeira Consulta conforme protocolo do Ministério da Saúde, garantindo cuidado humanizado, integral e resolutivo.
 
Questão 3: O rastreamento e o acompanhamento das famílias no território são de responsabilidade da equipe de Atenção Básica e Saúde da Família. Por isso, é importante que essas equipes, por meio dos ACS, façam o rastreamento de novas famílias e suas necessidades, para ser possível traçar os planos de ação para toda a comunidade. Pensando nessa perspectiva, como enfermeiro da UBS, quais políticas e ações você pode direcionar à nova família que será cadastrada na UBS, para promover a saúde e reduzir a vulnerabilidade social que podem estar expostos?
R: Sabe-se que o Programa de Saúde da Família tem como ponto central o estabelecimento de vínculo e compromisso com responsabilização entre os profissionais da saúde e população, portanto ao cadastrar uma nova família no PSF, o Enfermeiro, bem como a equipe multidisciplinar, irá realizar a coleta de informações gerais e específicas de cada membro da família, para rastrear possíveis fatores de risco e agravos, monitorando a saúde e bem-estar da mesma. Bem como auxiliar no planejamento familiar, estimular estudos, exercícios físicos, alimentação saudável e acompanhamento médico de rotina. Dessa forma, seguindo a Política Nacional de Humanização e as diretrizes do SUS, pode-se evidenciar que a vulnerabilidade dessa família será mapeada e oferecerá apoio para quaisquer situação sócio econômica e sanitária que a família se encontrar. 
Para tal, a educação em saúde se faz fundamental a todos os membros da nova família cadastrada por todos os profissionais de saúde, inclusive os ACS.

Outros materiais