Buscar

Trabalho 1 de Fisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sandra Regina Lima de Castro Lemos Pita - 3º período - Grupo H
Matrícula 01000304
EXERCÍCIOS – BMM3 Fisiologia – Fisiologia Renal 1
FILTRAÇÃO GLOMERULAR E FLUXO SANGUÍNEO RENAL
1. Um paciente apresenta aumento de fluxo sanguíneo renal. Qual a consequência para a filtração glomerular? Como isto pode ser regulado?
O aumento do fluxo sanguíneo renal aumenta a pressão hidrostática glomerular (que é à favor da filtração glomerular) e consequentemente aumenta a filtração glomerular. Então, a taxa de filtração glomerular está intimamente relacionada com o fluxo sanguíneo renal.
A regulação pode ocorrer por:
- Ativação do sistema nervoso simpático que tem como efeito a redução da filtração glomerular.
- Hormônios e autacóides: norepinefrina, epinefrina e endotelina diminuem a filtração glomerular. A angiotensina II previne a diminuição da filtração glomerular. O óxido nítrico e as prostaglandinas aumentam a filtração glomerular.
- Auto-regulação da filtração glomerular e do fluxo sanguíneo: feedback tubuloglomerular através da constricção ou relaxamento das arteríolas aferente e eferente.
- Resposta Miogênica: capacidade dos vasos sanguíneos de resistirem ao estiramento provocado por um aumento de pressão, desencadeando uma contração da musculatura lisa, ajudando a manter constantes, tanto o fluxo sanguíneo renal, quanto a TFG.
- Feedback Tubuloglomerular: esse mecanismo de auto-regulação estabelece uma ligação entre as concentrações de NaCl, na mácula densa, e o controle da resistência arteriolar renal. Está relacionado à liberação de renina e consequente vasocontricção arterial.
2. Em um exame de rotina, Dr. João Carlos solicita exame de urina do Sr. Atílio. Neste exame é solicitada pesquisa de presença de proteínas e células sanguíneas na urina. Por que o Dr. João Carlos fez esta especificação no exame de urina do Sr. Atílio? Em caso de valores anormais, acima dos valores de referência de normalidade, qual seria a interpretação destes valores?
O Dr. João Carlos solicitou o exame acima para avaliar a função renal do Sr. Atílio. A concentração de proteínas e células sanguíneas na urina é muito baixa porque essas são moléculas grandes, de alto peso molecular, e que, normalmente, não conseguem passar pela membrana do glomérulo. Caso os valores encontrados estejam maiores do que os valores de referência, isso sugere que a função renal do Sr. Atílio pode estar comprometida, ou seja, a membrana de filtração glomerular está lesionada sendo indicativo de lesão no néfron (uma nefropatia).
3. Maria Clara, estudante do 3º período do curso de Medicina, está com dúvidas sobre o significado da pressão efetiva de filtração. Ela não conseguiu entender: (i) porque algumas das pressões determinantes da pressão efetiva são a favor e outras são contra a filtração e (ii) porque a pressão resultante entre estas pressões é uma pressão de filtração e não de reabsorção. Explique sucintamente à Maria Clara os pontos (i) e (ii).
i - A pressão efetiva de filtração é determinada por quatro pressões: a pressão hidrostática glomerular, a pressão coloidosmótica da cápsula de Bowman, a pressão hidrostática da cápsula de Bowman e a pressão coloidosmótica glomerular.
Pressão hidrostática é a pressão exercida por uma coluna de fluido sobre um determinado ponto. Pressão coloidosmótica é a força de atração da água exercida por partículas osmoticamente ativas, entre elas estão as proteínas presentes no sangue.
Dessas quatro forças, duas pressões são a favor da filtração glomerular: pressão hidrostática glomerular e pressão coloidosmótica da cápsula de Bowman (muito pequena, tendendo a zero em condições fisiológicas). Duas pressões são contra a filtração glomerular: pressão hidrostática da cápsula de Bowman e pressão coloidosmótica glomerular.
A pressão coloidosmótica da cápsula de Bowman é muito baixa, pois as proteínas não são filtradas pela membrana glomerular. Essas proteínas que não são filtradas ficam então retidas no glomérulo, não passando para a cápsula de Bowman e lá elas exercem uma pressão tentando “puxar” a água de volta para o glomérulo.
ii – Embora efetivamente sejam duas pressões contra a filtração e apenas uma pressão a favor da filtração glomerular (desconsiderando a pressão coloidosmótica da cápsula de Bowman), a resultante entre essas pressões será uma pressão de filtração porque a pressão hidrostática do glomérulo (que é uma pressão de filtração) é maior do que a soma das duas pressões contra a filtração que são a pressão hidrostática da cápsula de Bowman e pressão coloidosmótica glomerular.

Continue navegando