Buscar

PROVA DE PROCESSO CIVIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2,0) Chapolin Colorado tinha um sonho de ser proprietário de um sítio, apesar de ter trabalhado com a agricultura, atualmente mora na zona urbana da Cidade de Dourados/MS. Por gostar de pescaria, aos finais de semana sempre se dirigia a um rio da região para pescar, onde constatou que existia uma residência desocupada e uma pastagem, mais sem gado pastando. Sem saber de quem era a propriedade – que possuía 200 hectares –, resolveu cuidar da residência, assim como, plantou uma lavoura de soja de aproximadamente 10 hectares naquele imóvel, área contigua à residência. Apesar de ir ao imóvel somente aos finais de semana, Chapolin contratou o Sr. Girafales para cuidar da lavoura. Aproximadamente há seis meses dessa ocupação, o Seu Madruga (proprietário do imóvel que possuía o total de 200 hectares) não conseguiu reaver aquela parcela (10 ha) do imóvel invadido, vez que esteve no imóvel e o Sr. Chapolin declarou que não o desocuparia. Diante disso, o Seu Madruga procurou você como advogado, narrando os fatos acima e informando que apenas parcela da sua fazenda foi invadida, que residia no imóvel e que ficou afastado em razão de problemas de saúde, informou também a mudança temporária para a Cidade de Dourados/MS para realizar o necessário tratamento médico, mas sempre ia a Fazenda para realizar a manutenção necessária, sendo que a área invadida fica na parte do fundo do imóvel, próxima ao rio que corta a Fazenda. Na qualidade de advogado do Seu Madruga, responda: a) qual o ataque possessório você vislumbra no situação hipotética apresentada? b) Qual a adequada medida judicial você adotaria? c) Indique quem seriam os legitimados “ad causam” (ativo e passivo). Explique fundamentadamente a sua resposta e apresente os dispositivos legais aplicáveis (imprescindível).
20 pontos
RESPOSTA – De acordo com o caso hipotético, pode-se dizer que Seu Madruga sofreu esbulho, visto que ocorreu perda da posse sobre parte da coisa, apenas uma parcela do imóvel que ficou isolado, e consequentemente nessa parcela o possuidor tem o acesso impedido, sendo assim, Seu Madruga não conseguiu reaver a parcela dos 10 hectares que foi invadido por Chapolin Colorado. Portanto, a medida mais adequada no caso é a Ação de Reintegração de Posse, previsto nos artigos 560 e 561 do CPC. Nota-se que trata de Posse Nova, onde o direito a liminar em rito especial está previsto no artigo 562 do CPC. Com relação aos legitimados ad causam, o sujeito ativo é o Seu Madruga (dono da propriedade) que quer a posse de volta e o sujeito passivo é o Chapolin Colorado. Visto que, o Sr. Girafales é mero detentor, sendo assim, não é parte legítima da ação. 
1. (1,0) Qual ação deve ser proposta pelo condômino de um imóvel que vê sua área diminuída em razão de problemas nos seus limites, assinale a afirmativa correta:
10 pontos
a) Ação Divisória.
b) Ação Demarcatória.
c) Ação Possessória.
d) Ação Reivindicatória.
2. (1,0) Sobre a Monitória, assinale a alternativa que apresenta a configuração correta das afirmativas: 
I - A natureza jurídica da ação monitória se consubstancia em um procedimento misto, como a finalidade de atos cognitivos e de tutela executiva. 
II - A "prova escrita" poderá ser aquela produzida oral e antecipadamente, sendo que esta produção não dependerá de uma sentença. 
III - Na escrituração pública a existência e o modo de existir de algum fato podem ser atestados e/ou documentados, inclusive por imagem ou sons gravados em arquivos eletrônicos, possibilitando a sua utilização para instruir a Monitória. 
IV - A expedição do mandado monitório não representa uma decisão, vez que somente determina que o réu pague o valor exigido nos autos, entregue um bem ou determine a realização de obrigação de fazer ou não fazer.
10 pontos
a) a afirmativa II é falsa e a IV é verdadeira.
b) as afirmativas III e IV são falsas.
c) as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
d) as afirmativas I e IV são falsas.
3. (1,0) Sobre a finalidade da Audiência de Justificação nas ações possessórias, assinale a afirmativa correta:
10 pontos
a) Tem por escopo justificar a procedência da ação possessória, utilizando o depoimento pessoal do réu.
b) Justificar os fundamentos do pedido, pois o magistrado determinou a emenda da petição inicial.
c) Serve a justificar o requerimento de gratuidade da justiça, vez que o Requerente se encontra em estado de pobreza.
d) Auxiliar o magistrado no seu convencimento acerca da necessidade de deferimento da liminar pleiteada.
4. (1,0) Sobre a Demarcatória e Divisória, assinale a afirmativa correta:
10 pontos
a) A Ação Divisória será sempre possível, desde que exista um condomínio e que a coisa seja passível de divisão física, independentemente do tamanho do imóvel.
b) As Ações Divisórias, apesar de possuir duas fases terá apenas uma sentença, pois se trata de uma ação única.
c) Tanto na Demarcatória como na Divisória, se um vizinho que for prejudicado quanto aos limites impostos pela sentença proferida na demanda, poderá se utilizar do Recurso de Terceiro (Apelação) ou dos Embargos de Terceiro.
d) A Demarcatória possui caráter dúplice, ou seja, possui duas fases.
5. (1,0) Na monitória, se o autor demonstrar que o seu direito é evidente, após o regular processamento do feito, o juiz julgará procedente o seu pedido e determinará ao réu que pague o valor reconhecido na prova escrita ofertada na Inicial. Analise o texto dessa afirmativa, as conclusões abaixo expostas e responda:
10 pontos
a) A afirmativa está correta, tendo em vista que o Autor logrou êxito em demonstrar o seu direito por meio da petição inicial e a prova escrita que a instruiu.
b) A afirmativa está incorreta, diante do fato que a sistemática do procedimento monitório não prevê o julgamento do pedido apresentado pelo autor.
c) A afirmativa está correta, pois o art. 701, do CPC prevê expressamente que sendo o evidente o direito do autor o seu pedido será julgado procedente.
d) A afirmativa está incorreta, vez que sendo evidente o direito do autor o juiz já julgará procedente o pedido independentemente de um julgamento final.

Outros materiais