Buscar

leitura, analise e produção de texto da competencia geral 4 bncc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome Completo: Luana Silverio Santino
	RGM: 21891940
	Instituição: Universidade Cruzeira do Sul Virtual
	Data:
	Curso: Pedagogia
	Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Inicias do Ensino Fundamental
BNCC é um documento que regulamenta os conteúdos didáticos essenciais para os trabalhos realizadas em instituições públicas e privadas desde a educação infantil, ensino fundamental e até o ensino médio. A Fundação Nacional do Currículo Público (BNCC) - documento que regulamenta a prática da educação nas escolas brasileiras - é norteada pelo conceito de educação holística, pensando no desenvolvimento de crianças e jovens em todos os aspectos: inteligência, emoção, corpo, sociedade e cultura. Focando em nosso contexto, esta é a habilidade geral número “04” como conhecimento da linguagem da arte, matemática e ciências, pode expressar e compartilhar informações, experiências, pensamentos e sentimentos em diferentes ambientes e produzir significados que podem levar ao entendimento mútuo.
“Utilizar diferentes linguagens – verbais (oral ou visual-motora, como LIBRAS, e escrita), corporal visual, sonora e digital – bem como conhecimentos das linguagens artísticas, matemática e científica para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levam ao entendimento mútuo.” (BRASIL, 2015)
 O supracitado documento, afirmou claramente que, para as crianças se comunicarem bem, elas precisam compreender analisar e se expressar criticamente, usando diferentes métodos. A linguagem é sempre acompanhada de escuta e diálogo (BNCC 2018). Com base nessa suposição, podemos verificar todas as habilidades do componente. O curso abrange todas as disciplinas, portanto, o cenário do curso pode ser previsto, no ensino fundamental não é diferente por meio de atividades narrativas fictícias alunos começam a desenvolver autonomia trazendo para o ambiente escolar bons textos, com o apoio do professor estimulando a revisão, a reedição e a utilização de diversas mídias com o intuito de estimular a ampliação do conhecimento, entendendo que tais práticas já fazem parte do cotidiano dos mesmos, assim sendo necessário que o professor traga para o ambiente escolar com a finalidade de estimular o interesse pelo ensino. 
Na escuta e dialogo que de acordo com a competência de número “04” deve ser aplicado, o professor poderá trabalhar na área de conhecimento de Ciências Humanas assuntos que abrangem marcos histórico, e através dele promover o debate que levarão os alunos a compreender a importância da comunicação e a defesa de pontos de vista de forma empática e amistosa. 
Em sala de aula o professor deve estar atento a BNCC, pois a referida base o norteará quanto às competências, elas são saberes conceituais, procedimentais e atitudinais, as habilidades e competências são utilizadas não apenas nas disciplinas as quais se destinam, muitas vezes sendo utilizadas em outras disciplinas de forma que dentro e fora do ambiente escolar o aluno seja capaz de compreender e formar pensamento crítico e expressar sentimentos em diversos contextos.
A comunicação faz parte da natureza humana. Em todos os aspectos da vida a utilizamos em suas mais variadas formas. Falar, escrever, dançar, desenhar, pintar, gesticular, cantar… tudo isso é comunicação. Com as ferramentas certas, ela pode ser uma poderosa forma de desenvolvimento pessoal. Se comunicar é, resumidamente, ter um emissor e um receptor de […]Arte que comunica. Comunicar não é só falar. Fazer arte também é emitir uma informação. A dica aqui é: caso você tenha dificuldades para falar em público, conhecer pessoas ou passar e entender mensagens de forma geral busque algum tipo de arte. No geral, as pessoas que investem nisso conseguem diminuir o bloqueio relacionado à timidez.
Interpretação, expressão corporal, artes plásticas, música… existem várias formas de se expressar e trabalhar a comunicação de outra maneira, além da tradicional.
Referências:
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Consulta Pública. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2015.

Continue navegando