Buscar

TRABALHO DE BIOSSEGURANÇA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1
Biossegurança, higiene e saúde
Leia o seguinte texto:
A preocupação com a saúde do trabalhador de uma maneira geral, em especial com trabalhadores da saúde, vem crescendo nos últimos anos. Em decorrência disso, novos avanços e normalizações têm sido desenvolvidos para melhorar a vida das pessoas que trabalham com agentes de riscos na área da saúde.A prevenção de acidentes é uma das principais premissas a serem atendidas em atividades de risco, principalmente na área da saúde, na qual muitos acidentes são causados por falha humana, provavelmente originada de um sistema de educação deficiente e da falta de cultura à segurança.Um aspecto importante que auxilia a prevenir o desenvolvimento de acidentes e a diminuir a exposição aos riscos diz respeito ao uso de normas e técnicas de biossegurança. O uso de tais normas e técnicas de biossegurança deve ser de caráter coletivo e não somente individual.Fonte: SILVA, Mastroeni, 2010.
Questão: Considerando a leitura do texto e os estudos sobre Biossegurança na sala de aula, diferencie Higiene e dê exemplos, e Saúde, citando e explicando como conhecer e alcançar a saúde.
Resposta questão 1
Higiene: é um dos cuidados essências para a nossa vida e a sociedade. E requer mais cuidados no ambiente de trabalho princialmente na área da saúde.
Hábitos simples como tomar banho, lavar as mãos antes e depois de qualquer procedimento torna-se muito importantes para prevenção. Evitando doenças infectocontagiosas usando desinfecção, esterilização e outros métodos de limpeza com o objetivo de conservar e fortificar a saúde. 
Outro item importante na biossegurança na área da saúde é o descarte de materiais; como luvas, seringas e materiais perfurocortantes. Esses materiais devem ter o local correto para o descarte. Desta forma evita-se as contaminações no local e também a contaminações cruzadas.
Saúde: ter saúde é viver com boa disposição física e mental, é o bem-estar consigo mesmo.
Para conhecer e alcançar a saúde devemos levar em consideração alguns fatores ;
Fatores biológicos, Fatores ambientais, Assistência médica, estilo de vida.
Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação dos riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços. Estes riscos podem comprometer a saúde do homem e dos animais, do meio ambiente ou da qualidade dos trabalhos desenvolvidos (Teixeira; Valle, 1996). Há ainda outros conceitos para a biossegurança, como o que está relacionado à prevenção de acidentes em ambientes ocupacionais, incluindo o conjunto de medidas técnicas, administrativas, educacionais, médicas e psicológicas. A biossegurança envolve a análise dos riscos a que os profissionais de saúde e de laboratórios estão constantemente expostos em suas atividades e ambientes de trabalho. A avaliação de tais riscos engloba vários aspectos, sejam relacionados aos procedimentos adotados, as chamadas boas práticas em laboratório, aos agentes biológicos manipulados, à infraestrutura dos laboratórios ou informacionais, como a qualificação das equipes.
Identifique as imagens e dê o significado dos símbolos abaixo:  
ATIVIDADE 2
1 Corrosivos
2 Oxidante ou comburente
3 Nocivo
4 Explosivo
5 Radiação Ionizante
Cite do que tratam as Normas Regulamentadoras abaixo citadas.
a)NR4: SESMT - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho; 
b)NR5: CIPA - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - contato estreito e permanente com o SESMT 
c)NR6: EPI - EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL 	
d)NR23: EPI - EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL 
Atividade3
Um incêndio pode ocorrer em qualquer lugar desde que haja uma situação favorável para o descontrole do fogo. O tetraedro do fogo é constituído pelos quatro elementos necessários para a reação química de combustão, são eles: combustível, comburente, fonte de calor e reação em cadeia. Extintores de incêndio são equipamentos para a extinção do controle no início do incêndio, geralmente cilíndricos e com diferentes cargas extintoras que devem ser renovadas regularmente de acordo com o fabricante. Cada situação de foco de incêndio necessita um determinado tipo de extintor. As informações sobre a substância armazenada e os diferentes usos em caso de incêndio devem estar no rótulo do extintor.
De acordo com o que estudamos em aula, apresente resumidamente a classificação e a extinção dos Incêndios (extintores utilizados)
Respostas;
Classe A -
Materiais: sólidos inflamáveis de fácil combustão.
Como tecidos, madeira, papel, papelão, plásticos etc. 
Extintores: são necessários agentes refrigerantes ou abafadores com grande quantidade de água, por exemplo, extintores de incêndio de água pressurizada, de espuma ou pó químico ABC. Se a combustão estiver no início, podem ser empregados os extintores de pó químico seco ou gás carbônico.
Classe B
Materiais: Incêndios em líquidos inflamáveis, materiais gasosos, são produtos que queimam somente na superfície como óleo, verniz, álcool, gasolina
Extintores:
Pode ser feito o abafamento por espuma, por vapor ou por meio de neblina de água. Extintores de espuma ou pó químico BC, de CO2 , e ABC podem ser utilizados.
Classe C
Materiais: combustões em equipamentos elétricos (corrente elétrica, por exemplo, motores, transformadores e quadros de distribuição). 
Extintores: Para apagar o fogo, é preciso utilizar extintores que não conduzem corrente elétrica, como o gás carbônico e o pó químico seco. Não utilizar extintores à base de água para a classe C, pois a água é um condutor de corrente elétrica
 
Classe D
Materiais: Fogo em metais ou ligas metálicas pirofóricas que se inflamam espontaneamente. • Elementos que se inflamam de forma natural, por exemplo, magnésio, titânio, zircônio, pó de alumínio e urânio. 
Extintores: Para controlar o fogo, os agentes extintores a serem empregados são os de pós químicos especiais, pois isolam o metal combustível do ar, interrompendo a combustão. 
Classe K
Materiais: É a classificação do risco de incêndio ao cozinhar com óleo vegetal e gorduras de origem animal. 
Extintores: O fogo é extinto por resfriamento e pelo efeito asfixiante da espuma. 
Atividade 4
Os ferimentos eram lavados diariamente com uma esponja que servia a todos os pacientes. Todos esses ferimentos tornavam-se infectados. A mortalidade após amputação era em torno de 60%. Só as alas ocupadas pelas enfermarias de maternidade e cirurgia eram aquecidas e a água que se bebia provinha diretamente do Sena. A ala da maternidade era localizada no porão e frequentemente enchentes do Sena levavam água e lixo ao chão desta ala. A febre puerperal era comum e uma, epidêmica, em 1746, matou 19 de 20 mulheres. O triunfo de Florence Nightingale na Criméia foi bem documentado. Contra uma intrincada e hostil burocracia militar ela, convincentemente, mostrou que boas comida e água e ambiente limpo podiam resultar em queda das taxas de mortalidade em um hospital militar. Seu interesse em higiene hospitalar nunca decresceu... Esterilizadores completaram a evolução para uma abordagem verdadeiramente asséptica - qualquer objeto a entrar em contato com o paciente deveria ser esterilizado... os dados disponíveis sugeriam que cirurgias eletivas limpas poderiam ser realizadas com taxas de infecção pós-operatória entre 2 e 5%. (Trechos extraídos do livro Prevention and Control of Nosocomial lnfections, Richard P. Wenzel – 1987)
Cite 7 características que um Desinfetante ideal deve ter e qual substância química na forma de gás é a mais amplamente utilizada para fins de esterilização.
Respostas:
I ser compatível com sabões, detergentes e outros produtos químicos
II inodoro ou de odor agradável
III solúvel em água 
IV fácil manuseio; 
V não poluente. 
VI compatível com diversos tipos de materiais, não corrosivo em superfícies metálicas e não deve causar deterioração de borrachas, plásticos eoutros materiais
VII não deve ser irritante para o usuário

Continue navegando