Buscar

Introdução À Profissão- Farmácia exercício 1 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Introdução À Profissão (Farmácia) 
Noções Gerais da Profissão: Definição e Histórico
Exercício 
1 A atuação clínica do farmacêutico tem sido bastante valorizada pelos órgãos de saúde e governamentais, como, também, pela sociedade. A integração do farmacêutico às equipes multidisciplinares de saúde e o seu contato direto com os pacientes contribui para a promoção do uso adequado dos medicamentos e o sucesso da farmacoterapia. Uma atribuição clínica do farmacêutico é a atenção farmacêutica. Este serviço inclui:
A. A seleção e aquisição de medicamentos pelo farmacêutico, no serviço de saúde.
B. A programação de medicamentos, no serviço de saúde.
C. A promoção do uso racional de medicamentos, a nível individual e comunitário.
Por que esta resposta é a correta?
A atenção farmacêutica é um serviço farmacêutico que visa à interação do farmacêutico com o paciente e com demais profissionais da equipe de saúde. Ela tem como um dos seus principais objetivos promover o uso adequado e racional de medicamentos, a fim de garantir o maior sucesso do tratamento terapêutico. A atenção farmacêutica faz parte da assistência farmacêutica, a qual também inclui as atividades de seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação de medicamentos.
D. A elaboração de relatórios técnicos sobre os medicamentos utilizados no serviço de saúde.
E. A assistência farmacêutica, prática que representa uma das maiores atuações do farmacêutico.
2. Atualmente, o farmacêutico pode atuar em diversas áreas, como fármacos e medicamentos, análises clínicas e toxicológicas, saúde estética, alimentos, práticas integrativas e vigilância sanitária. A área de fármacos e medicamentos representa uma das principais atuações do profissional da farmácia. Nessa área, a farmácia clínica tem sido cada vez mais valorizada e realizada. Uma atividade realizada pelos farmacêuticos, na farmácia clínica, está descrita na alternativa:
A. Preparo de medicamentos.
B. Venda de medicamentos.
C. Seleção de medicamentos.
D. Controle de qualidade de medicamentos.
E. Revisão da farmacoterapia.
Por que esta resposta é a correta?
A farmácia clínica tem como objetivo aproximar o farmacêutico das equipes de saúde e do paciente e promover a difusão dos seus conhecimentos sobre a farmacoterapia. Essa área tem sido cada vez mais valorizada e praticada devido à sua importância tanto para a saúde individual como coletiva. São exemplos de atividades da farmácia clínica, as consultas farmacêuticas, a prescrição farmacêutica e a revisão da farmacoterapia do paciente, que tem a finalidade de promover a maior eficácia do tratamento terapêutico e a redução dos problemas relacionados ao uso de medicamentos. O preparo de medicamentos, assim como seu controle de qualidade, venda e seleção, também são atribuições do farmacêutico. Porém, não representam suas principais atividades clínicas.
3 Galeno foi um grego, que viveu no século I d.C., em Roma. Ele é considerado o "Pai da Farmácia”, pois desenvolveu sistemas que combatiam as doenças por meio de substâncias que se opunham diretamente aos seus sinais e sintomas. Até hoje utilizamos o termo “Farmácia Galênica”. Atualmente, esse termo é sinônimo de:
A. Indústria farmacêutica.
B. Manipulação farmacêutica.
Por que esta resposta é a correta?
Galeno interessou-se pela formulação de medicamentos e deu vários detalhes de como prepará-los. Ele desenvolveu várias preparações, misturando e dissolvendo ingredientes ativos de drogas vegetais, uma ação que, hoje, é realizada (com maior complexidade e controle de qualidade) na área de manipulação farmacêutica. Assim, o termo Farmácia Galênica é utilizado como sinônimo de Manipulação Farmacêutica — uma homenagem ao médico-farmacêutico que é considerado o “Pai da Farmácia”.
C. Farmácia clínica.
D. Drogaria.
E. Assistência farmacêutica.
4 Na época do Brasil Colônia, as farmácias eram conhecidas por boticas e eram dirigidas por boticários, os precursores da atual profissão farmacêutica. Na época, os boticários recebiam seu aprendizado:
A. Nas escolas de farmácia existentes na Europa.
B. Com comissários portugueses, enviados ao Brasil pela coroa portuguesa.
C. Em cursos realizados em Portugal, com a autorização do governador-geral.
D. Na prática em boticas.
Por que esta resposta é a correta?
Durante os tempos do Brasil colônia, o aprendizado como farmacêutico era dado na prática. Os indivíduos permaneciam nas boticas, adquirindo experiência. Após, obtinham a carta de aprovação para atuar como boticários. A carta de aprovação era obtida por meio de exames aplicados por comissários do físico (médico)-mor do Reino de Portugal.
E. Com os padres jesuítas que vieram ao Brasil com intuito de catequização.
5. Antigamente, os estudos da farmácia eram vinculados às faculdades de medicina. No Brasil, a regulamentação da profissão farmacêutica ocorreu:
A. Com a vinda da família real portuguesa ao país, em 1808, quando várias mudanças de caráter educacional ocorreram.
B. Com a fundação da primeira escola de ensino farmacêutico do Brasil e da América, a Escola de Farmácia de Ouro Preto, em 1839.
C. Com o governo de Getúlio Vargas, em 1931, onde foi assinado o Decreto nº 19.606, que também dispôs sobre as atribuições do farmacêutico.
Por que esta resposta é a correta?
Na época do Brasil Colônia, o ensino farmacêutico era realizado na prática, na figura do boticário. A vinda da família real portuguesa trouxe grandes avanços para a área da medicina e farmácia no Brasil. Com esse acontecimento, os estudos da matéria médica e farmacêutica começaram a acontecer no país. No governo de Dom Pedro II, foi criada a primeira escola de farmácia do país. Porém, a regulamentação da profissão farmacêutica somente aconteceu no ano de 1931. Neste ano, foi publicado o Decreto nº 19.606, que dispôs sobre a profissão farmacêutica e seu exercício no país. Com isso, a farmácia passou a ser exercício exclusivo do profissional farmacêutico diplomado.
D. Com a vinda dos jesuítas ao país, que estabeleceram as primeiras boticas (precursoras das farmácias) em suas escolas.
E. Com a criação do conselho federal e dos conselhos regionais de farmácia, em 1960.

Continue navegando