Buscar

ATIVIDADE 2 Geologia Geral

Prévia do material em texto

Vídeos
· Big Bang
O vídeo dá uma explicação bem didática da teoria do Big Bang até a estrutura atual do universo, passando pela Era de Plank, fala sobre o período onde havia muita energia e a expansão da mesma era muito rápida com QUARK e ANTIQUARKs, GLUONS, PROTONS e ELETRONS dando origem ao universo.
· Escola de Astronomia- ABC da Astronomia
O vídeo fala sobre o quão pequenos somos em comparação ao universo.
· Sobre o Sol 
Um dos vídeos que mais gostei, pois fala da sonda SOHO que está a 150 milhões de km da Terra, captando imagens do sol. A composição do sol com 74% H; 25% de He e 1% de outros elementos no plasma. Explica as definições de coroa solar, vento solar (carregado de partículas) e as fusões termonucleares que ocorrem sob alta pressão e temperatura; fala sobre as zonas radioativa, convectiva e a fotosfera com as manchas solares. 
· Musica Caetano Veloso 
Música que tem como o “eu” lírico o nosso planeta, tido como estrutura coberta de nuvens, errante e navegante, onde outros astros lhe sorriem. 
· Fases da Lua
Fala sobre as fases da lua, referentes ao brilho do sol refletido. Sendo a lua Nova (recebe luz contínua do sol); quarto crescente (¼ posição iluminada); cheia (toda iluminada); minguante (fazendo a passagem até a lua nova).
· Sistema Solar 
Um vídeo que fala sobre a nebulosa – sistema solar e as manchas solares; divide os planetas em rochosos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte; gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, bem como da uma noção sobre a relação entre os tamanhos dos planetas e seus satélites e o sol.
· Origem e Evolução do universo 
Vídeo fala sobre a questão histórica das descobertas, falando do Homem como o centro do universo, a revolução de Copérnico, o descobrindo de estrelas e as descobertas de Galileu, Newton com novas tecnologias para fazer telescópios. Com a teoria do Big Bang e o Big Bang inflacionário: supondo que quando o universo tinha 10-35s se expandindo muito e essa velocidade foi grande e posteriormente foi desacelerando, além de acreditar que o universo é plano porque qualquer curvatura pode fazer com que a energia se divida.
· Pálido Ponto Azul, de Carl Sagan 
Nas escala dos mundos: humanos são irrelevantes. O vídeo trás uma realidade sobre costumes, nacionalidade, e atos feitos pelo homem que usufruíram do planeta Terra, mostrando que a Terra é um palco muito pequeno de um grão de areia num raio cósmico. Trazendo uma perspectiva sobre como agimos e como estamos num lugar tão pequeno.
· Sistema Solar
Este vídeo também fala das divisões dos planetas em rochosos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte; gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno; mas inclui os planetas anões Plutão, Éris, Ceres, Makemake, Haumea. Além dos asteroides que são grandes rochas que estão vagando no sistema solar e os meteoroides que são rochas menores. E o monitoramento destes tem que ser avaliados para prevenir impactos. No vídeo também é comentado sobre os cometas que podem ser formados no Cinturão de Kuiper e nos limites do sistema solar chamado de nuvem de OORT.
Resumo Slides
ORIGEM DO UNIVERSO
A teoria científica mais aceita da origem do universo é a do Big Bang (a Grande expansão) que pressupõe que há cerca de 11 ou 12 bilhões de anos atrás não havia galáxias, estrelas ou mesmo muita matéria, apenas um globo de energia que inflou e ao expandir-se, começa a resfriar. 
O SISTEMA SOLAR 
O sistema solar é constituído pelo Sol, os planetas e seus satélites, cometas, asteroides, meteoritos e outros corpos. Todos os planetas giram na mesma direção ao redor do Sol, em órbitas elípticas situadas quase no mesmo plano. 
O Sol, estrela de tamanho médio (raio aproximado de 695.000km), representa grande parte da massa do sistema (cerca de 99%). Sob atração da gravidade, a matéria começou a se deslocar para o centro, acumulando-se como uma protoestrela. O maior astro do sistema solar é possuidor de uma camada externa, a fotosfera, e um núcleo. Se constitui por gás, em sua maioria hidrogênio ionizado. 
PLANETAS 
Os planetas rochosos têm pouca massa e elevada densidade. Em sua maioria constituídos de rochas silicáticas e núcleo provavelmente metálico
· Mercúrio: Com seu nome baseado no deus grego Hermes (Mercúrio para os romanos), é o planeta mais próximo do Sol. Rochoso, com um núcleo formado por 70% ferro, demora 88 dias para concluir sua volta ao redor do Sol. 
· Vênus: Possuidor de uma atmosfera pesada, venenosa e incrivelmente quente (465ºC), é o segundo planeta em distância do Sol. Tem seu nome inspirado pela deusa grega Afrodite (Vênus para os romanos). 
· Terra: Tem seu nome inspirado pela Deusa Gaia, representação da Terra para os gregos. A atmosfera é constituída por 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de outros gases (vapor de água, dióxido de carbono), o que possibilita o desenvolvimento de formas de vida. 
· Marte: O planeta mais similar à Terra que se conhece. Tem coloração avermelhada e talvez por isso tenha tido seu nome inspirado por Marte para os romanos, Ares o deus da guerra dos gregos. Seu dia também se aproxima a 24h assim como na terra e é possuidor de uma fina atmosfera, composta quase inteiramente por CO2. 
Os planetas gasosos têm grandes dimensões quando comparados aos planetas rochosos e suas superfícies são cobertas por espessa camada de gases. 
· Júpiter: O maior planeta do sistema solar e, por isso, nomeado como o Deus dos deuses da mitologia grega; Zeus (Júpiter para os romanos). Possui um pequeno anel e 69 luas.
· Saturno: É nomeada a partir de Cronos, o Deus do tempo para os gregos (Saturno para os romanos) e é largamente conhecido e popularizado por seus anéis que na verdade são formados por partículas de gelo, silício e ferro. Tem 62 luas.
· Urano: É nomeado a partir do Deus do céu e das estrelas para os gregos e tem diferenciada rotação, orbitando como um barril que rola. Também possui um pequeno anel e 27 luas. 
· Netuno: O planeta mais frio e mais distante do sistema solar. Tem seu nome baseado no deus das águas Poseidon (para os romanos Netuno). 
A lua não tem atmosfera e seu terreno é geologicamente inativo. Alguns estudos tentam verificar a existência de gelo. Sua origem se deu em um período remoto da formação da Terra através do choque do planeta que por sua vez passou a orbitar a Terra, transformando-se em satélite natural. 
MOVIMENTAÇÃO PLANETÁRIA 
Os movimentos celestes mais importantes executados pelos planetas dentro do sistema são translação e rotação. 
Translação - Os planetas apresentam uma trajetória em torno do Sol, devido à força de gravidade, que se denomina movimento de translação (responsável na Terra pelas estações do ano e nosso conceito de “ano solar”). As órbitas dos planetas são normalmente elípticas, embora os planetas interiores apresentem órbitas quase circulares. 
Rotação - Os próprios planetas giram em torno de seus eixos na mesma direção que a sua revolução em torno do Sol (exceto Urano que tem rotação retrógrada).

Continue navegando