Logo Passei Direto
Buscar

Ética, Bioética e Direitos Humanos Prova 3T

User badge image
Joel

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Brasil, 23 de Setembro de 2015

Mulher transexual vence burocracia e adota novo gênero e nome no RG

"Agora posso voltar a estudar, sem o risco de sofrer bullying na hora da chamada", diz Cibelly, que retirou o novo documento no Poupatempo Sé. Cibelly Christina Batista Ferreira tem 30 anos e acaba de tirar uma nova Carteira de Identidade. Não se trata apenas de uma segunda via, mas de uma atualização com novo nome e gênero. Uma vitória comemorada como um renascimento, após mais de um ano de luta contra a burocracia e o preconceito. "Agora sou uma mulher de verdade". Desde sua infância, vivida em Barro, município do sul do Ceará, Cibely já se sentia mulher. Ela não revela o nome antigo 'nem morta'. "É um passado que prefiro esquecer, pois sofri muito sem poder ser eu mesma, enfrentando situações de imenso constrangimento". "Agora posso voltar a estudar, sem o risco de sofrer bullying na hora da chamada", diz Cibelly. "Vou tirar uma nova Carteira de Trabalho e voltar ao mercado”, conta ela, que trabalhou até recentemente como monitora de qualidade de uma empresa de call center.
Em 2015 a burocracia ainda existia para estas pessoas quanto à adoção do nome social, porém atualmente a este respeito e conduta, podemos dizer que:
a. ainda há burocracia, devendo o interessado ter que entrar na justiça comum para adoção do nome social.
b. apenas nas escolas, se a mesma permitir, é que o nome social poderá ser adotado, se for da vontade do indivíduo.
c. não há a mínima possibilidade da adoção do nome social em documentos pessoais.
d. não existe mais burocracia, pois o Decreto 8.727 permite o uso de nome social em todos os órgãos públicos e garante a mudança do nome em todos e quaisquer documentos se o interessado assim desejar.
e. a burocracia continua pois não são todos os órgãos de registro civil que aceitam o que promulga a resolução.

“Direitos humanos são os direitos que garantem a concretização da dignidade humana na vida social, permitindo que todos, sem exceção, desenvolvam-se plenamente.

Com a Constituição Brasileira de 1988, o acesso à saúde passou a ser direito de todos e dever do Estado. Para garanti-lo, criou-se o Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, que oferece acesso integral e gratuito a serviços que vão desde consultas médicas a procedimentos mais complexos, como transplantes de órgãos.

Nunca tantas pessoas tiveram, no país, acesso tão amplo a tantos serviços de saúde. Hoje, 70% da população brasileira recebe atendimento de saúde pelo SUS. Em alguns estados, como Roraima, esse número chega a cerca de 90%.

No entanto, o Brasil ainda não trata a questão dos direitos humanos dos pacientes com a devida atenção. As leis que protegem os pacientes estão espalhadas em diversos códigos e regulações que, muitas vezes, não consideram sua vulnerabilidade. Em muitos países, para garantir esses direitos, se fez necessária a criação de uma Carta de Direitos Humanos específicos para quem está sob os cuidados de saúde”.
Assim sendo, o Ministério da Saúde criou o Guia Prático dos Direitos dos Pacientes para melhor informar e esclarecer os mesmos quanto aos seus direitos.

Sobre estes direitos, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I – O consentimento informado é direito do paciente e este pode retirá-lo quando quiser e desistir do tratamento/procedimento/acompanhamento, sem prejuízo ao recebimento dos cuidados.
II – Se o paciente for portador de uma doença irrecuperável e for tratado em casa, este possui o direito dos cuidados paliativos por equipe multiprofissional, mesmo estando fora do hospital.
III – Mesmo que o paciente seja considerado “vulnerável”, é direito dele receber atendimento de profissionais de saúde e tratamento adequado.
a. I e III estão corretas.
b. II e III estão corretas.
c. I, II e III estão corretas.
d. I e II estão corretas.
e. Apenas II está incorreta.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Brasil, 23 de Setembro de 2015

Mulher transexual vence burocracia e adota novo gênero e nome no RG

"Agora posso voltar a estudar, sem o risco de sofrer bullying na hora da chamada", diz Cibelly, que retirou o novo documento no Poupatempo Sé. Cibelly Christina Batista Ferreira tem 30 anos e acaba de tirar uma nova Carteira de Identidade. Não se trata apenas de uma segunda via, mas de uma atualização com novo nome e gênero. Uma vitória comemorada como um renascimento, após mais de um ano de luta contra a burocracia e o preconceito. "Agora sou uma mulher de verdade". Desde sua infância, vivida em Barro, município do sul do Ceará, Cibely já se sentia mulher. Ela não revela o nome antigo 'nem morta'. "É um passado que prefiro esquecer, pois sofri muito sem poder ser eu mesma, enfrentando situações de imenso constrangimento". "Agora posso voltar a estudar, sem o risco de sofrer bullying na hora da chamada", diz Cibelly. "Vou tirar uma nova Carteira de Trabalho e voltar ao mercado”, conta ela, que trabalhou até recentemente como monitora de qualidade de uma empresa de call center.
Em 2015 a burocracia ainda existia para estas pessoas quanto à adoção do nome social, porém atualmente a este respeito e conduta, podemos dizer que:
a. ainda há burocracia, devendo o interessado ter que entrar na justiça comum para adoção do nome social.
b. apenas nas escolas, se a mesma permitir, é que o nome social poderá ser adotado, se for da vontade do indivíduo.
c. não há a mínima possibilidade da adoção do nome social em documentos pessoais.
d. não existe mais burocracia, pois o Decreto 8.727 permite o uso de nome social em todos os órgãos públicos e garante a mudança do nome em todos e quaisquer documentos se o interessado assim desejar.
e. a burocracia continua pois não são todos os órgãos de registro civil que aceitam o que promulga a resolução.

“Direitos humanos são os direitos que garantem a concretização da dignidade humana na vida social, permitindo que todos, sem exceção, desenvolvam-se plenamente.

Com a Constituição Brasileira de 1988, o acesso à saúde passou a ser direito de todos e dever do Estado. Para garanti-lo, criou-se o Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, que oferece acesso integral e gratuito a serviços que vão desde consultas médicas a procedimentos mais complexos, como transplantes de órgãos.

Nunca tantas pessoas tiveram, no país, acesso tão amplo a tantos serviços de saúde. Hoje, 70% da população brasileira recebe atendimento de saúde pelo SUS. Em alguns estados, como Roraima, esse número chega a cerca de 90%.

No entanto, o Brasil ainda não trata a questão dos direitos humanos dos pacientes com a devida atenção. As leis que protegem os pacientes estão espalhadas em diversos códigos e regulações que, muitas vezes, não consideram sua vulnerabilidade. Em muitos países, para garantir esses direitos, se fez necessária a criação de uma Carta de Direitos Humanos específicos para quem está sob os cuidados de saúde”.
Assim sendo, o Ministério da Saúde criou o Guia Prático dos Direitos dos Pacientes para melhor informar e esclarecer os mesmos quanto aos seus direitos.

Sobre estes direitos, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I – O consentimento informado é direito do paciente e este pode retirá-lo quando quiser e desistir do tratamento/procedimento/acompanhamento, sem prejuízo ao recebimento dos cuidados.
II – Se o paciente for portador de uma doença irrecuperável e for tratado em casa, este possui o direito dos cuidados paliativos por equipe multiprofissional, mesmo estando fora do hospital.
III – Mesmo que o paciente seja considerado “vulnerável”, é direito dele receber atendimento de profissionais de saúde e tratamento adequado.
a. I e III estão corretas.
b. II e III estão corretas.
c. I, II e III estão corretas.
d. I e II estão corretas.
e. Apenas II está incorreta.

Prévia do material em texto

Ética, Bioética e Direitos Humanos – Prova 3T
1. A regulação do convívio social, além da ética, faz-se através de normas jurídicas – leis e regulamentos – que, apesar de também tratarem de matéria ética, possuem diferenças marcantes. Enquanto o comportamento ético requer adesão íntima do indivíduo, convicção pessoal, necessitando que os indivíduos harmonizem de forma livre e consciente, seus interesses com os da coletividade, o Direito não exige convicção pessoal às suas normas, pois elas são obrigatórias e impostas.
Sobre as principais diferenças entre ética e normas deontológicas, analise as assertivas e assinale a alternativa correta:
 I – A ética se caracteriza por ser mais informal, enquanto a lei se apresenta como um instrumento formal, escrito e promulgado; 
II – O não cumprimento de uma norma ética poderá provocar uma rejeição do grupo ou um isolamento do transgressor, enquanto o não cumprimento de uma lei ou a sua desobediência gera uma penalidade ao transgressor; 
III – O âmbito de abrangência da lei é maior, atingindo vários aspectos da vida humana, enquanto a ética se restringe a questões específicas de condutas sociais.
a. II e III estão corretas.
b. I, II e III estão corretas.
c. I e III estão corretas.
d. I e II estão corretas.
e. Apenas I está correta.
2. A Bioética tem o objetivo de dar subsídio para decidir entre o certo e o errado sem 2. imposição de uma opinião e assim sendo, a base deste conceito surgiu dos princípios da teoria principialista e são os norteadores para a resolução de dilemas morais.
Diante do exposto, e partindo dos princípios básicos da Bioética, relacione os termos abaixo com as descrições que melhor se encaixem nas descrições e assinale a alternativa que apresentar a sequência correta: 
I – Autonomia 
II – Beneficência 
III – Não maleficência 
IV – Justiça
(   ) Realizar procedimentos  e tratamentos que gerem resultados positivos, visando os melhores interesses do paciente.
(   ) Realizar procedimentos e propor terapias que não prejudiquem o paciente. 
(   ) Ser imparcial em relação às tomadas de decisão, ao acesso à saúde e na distribuição de recursos para uma comunidade.
(   ) Respeitar a decisão do paciente em relação ao tratamento proposto para o seu problema de saúde.
a. II; IV; II; I.
b. I; II; III; IV.
c. III; II; IV; I.
d. II; III; IV; I.
e. IV; III; I; II.
3. Sobre o direito à informação, em bioética, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo: 
(   ) Na área da saúde, o acesso à informação constitui condição indispensável para que a pessoa possa consentir, de maneira esclarecida, aos procedimentos diagnósticos e/ou terapêuticos que sejam necessários segundo sua situação clínica.
(   ) Cabe informação simples mas ininteligível e leal, ou seja, disposta dentro de padrões de entendimento de compreensão psicológica e intelectual do usuário, sendo necessário precisar especificações técnicas.
(   ) O trabalhador tem o direito de receber informações quanto aos riscos físicos, químicos ou biológicos aos quais está exposto e sobre como prevenir possíveis danos ou proceder em caso de exposição acidental.
(   ) O trabalhador não terá direito de receber informações quando houver segredo industrial, ou seja, esconde-se a quais substâncias os trabalhadores estão expostos, pois revelá-lo equivaleria a tornar a informação de conhecimento público, e, consequentemente, dar ciência à concorrência acerca dos componentes dos produtos. 
a. V, F, V, F.
b. V, V, V, F .
c. V, F, V, V.
d. F, V, F, V.
e. V, V, V, V.
4. Quando tratamos de engenharia genética, sempre haverá os prós e os contras sobre a utilização da manipulação genética e a consideração ética sobre esta atitude.
Sobre os benefícios que a engenharia genética pode nos trazer, assinale a assertiva verdadeira:
a. Os Exames de paternidade poderão verificar se os pais podem transmitir doenças genéticas aos filhos.
b. O Planejamento privado permitirá pela primeira vez, tratar uma doença, antes mesmo que ela se manifeste.
c. A Terapia celular somática permitirá fazer a prevenção e assumir cuidados para evitar os fatores desencadeantes da doença, retardando o seu aparecimento ou curando-a na sua origem.
d. A Diminuição de herbicidas e inseticidas nas plantas se dará porque estes serão modificados e desta forma a utilização dos mesmos cairá drasticamente.
e. A Medicina preditiva permitirá que através da terapia genética será possível saber do futuro estado de saúde e estabelecer melhor os diagnósticos de doenças e elaborar novos prognósticos.
5. Brasil, 23 de Setembro de 2015
CATEGORIA DEMAIS
Mulher transexual vence burocracia e adota novo gênero e nome no RG
 "Agora posso voltar a estudar, sem o risco de sofrer bullying na hora da chamada", diz Cibelly, que retirou o novo documento no Poupatempo Sé. Cibelly Christina Batista Ferreira tem 30 anos e acaba de tirar uma nova Carteira de Identidade. Não se trata apenas de uma segunda via, mas de uma atualização com novo nome e gênero. Uma vitória comemorada como um renascimento, após mais de um ano de luta contra a burocracia e o preconceito. "Agora sou uma mulher de verdade". Desde sua infância, vivida em Barro, município do sul do Ceará, Cibely já se sentia mulher. Ela não revela o nome antigo 'nem morta'. "É um passado que prefiro esquecer, pois sofri muito sem poder ser eu mesma, enfrentando situações de imenso constrangimento". "Agora posso voltar a estudar, sem o risco de sofrer bullying na hora da chamada", diz Cibelly. "Vou tirar uma nova Carteira de Trabalho e voltar ao mercado”, conta ela, que trabalhou até recentemente como monitora de qualidade de uma empresa de call center.
Fonte: http://www.segs.com.br/demais/59917-mulher-transexual-vence-burocracia-e-adota-novo-genero-e-nome-no-rg.html
 Em 2015 a burocracia ainda existia para estas pessoas quanto à adoção do nome social, porém atualmente a este respeito e conduta, podemos dizer que:
a. ainda há burocracia, devendo o interessado ter que entrar na justiça comum para adoção do nome social.
b. apenas nas escolas, se a mesma permitir, é que o nome social poderá ser adotado, se for da vontade do indivíduo.
c. não há a mínima possibilidade da adoção do nome social em documentos pessoais.
d. não existe mais burocracia, pois o Decreto 8.727 permite o uso de nome social em todos os órgãos públicos e garante a mudança do nome em todos e quaisquer documentos se o interessado assim desejar.
e. a burocracia continua pois não são todos os órgãos de registro civil que aceitam o que promulga a resolução.
6. Em 1947, foi criado o Código de Nuremberg que é um marco na história da humanidade e, possivelmente, o documento mais importante na história da ética em pesquisa em seres humanos. Foi o primeiro a assegurar os direitos dos sujeitos da pesquisa, enfatizando a necessidade e a qualidade do consentimento do indivíduo pesquisado.
Sobre este código, analise as assertivas abaixo a assinale a alternativa correta:
I – O consentimento voluntário do ser humano é absolutamente essencial. Isso significa que as pessoas que serão submetidas ao experimento devem ser legalmente capazes de dar consentimento.
II - O participante do experimento deve ter a liberdade de se retirar no decorrer do experimento e a ele não é assegurado a continuidade do tratamento, se for o caso.
III – Devem ser tomados cuidados especiais para proteger o participante do experimento de qualquer possibilidade de dano, invalidez ou morte, mesmo que remota.
a. Apenas I está correta.
b. Apenas II está correta.
c. Apenas I e II estão corretas.
d. Apenas I e III estão corretas.
e. I, II e III estão corretas.
7. A Bioética norteia ações frente a dilemas que vão desde as necessidades básicas de saúde pública e direitos humanos, até as mais complexas consequências do aprimoramento técnico, como a utilização do genoma humano. Entre os princípios da Bioética, está a Autonomia. Baseado no exposto, analise as afirmações que seguem, assinalando V para Verdadeiro eF para Falso, e, em seguida, marque a opção com a sequência correta de cima para baixo:
 (   ) I. Qualquer procedimento preventivo, diagnóstico ou terapêutico deve ser autorizado pelo paciente. 
(   ) II. A Autonomia diz respeito ao poder de decidir sobre si mesmo e preconiza que a liberdade de cada ser humano deve ser resguardada. 
(   ) III. Em pacientes considerados intelectualmente limitados e no caso de crianças, o princípio da Autonomia deve ser exercido pela família ou pelo responsável legal. 
(    ) IV. Os profissionais de saúde devem oferecer informações necessárias para orientar as decisões do paciente, sem utilizar formas de influência ou de manipulação, para que estes possam tomar decisões a respeito da assistência à sua saúde.
a. F, V, F, V.
b. V, V, F, V.
c. F, F, F, F.
d. F, V, V, V.
e. V, V, V, V.
8. Em 1964, a Associação Médica Mundial aprovou uma codificação denominada Declaração de Helsinque eembora não tenha status jurídico, é um código de conduta para investigações médicas e é reconhecido internacionalmente.
Os princípios éticos que devem ser preservados são:
a. justiça.
b. não maleficência.
c. todos os princípios acima.
d. beneficência.
e. respeito à autonomia.
9. Até a década de 1960, a velhice era praticamente desconsiderada pela sociedade, mas nos dias de hoje, o rápido envelhecimento populacional é a transformação demográfica mais marcante observada nos países em desenvolvimento a partir da segunda metade do século XX.
Sobre estas considerações, analise as assertivas abaixo sobre os conceitos que envolvem o envelhecimento e assinale a alternativa correta:
 
I – Ancianidade é o estado ou condição de saúde do ancião.
II – Envelhecimento é um processo de diminuição orgânica e funcional, não decorrente de doença, e que acontece inevitavelmente com o passar do tempo.
III – Envelhecimento saudável depende das condições sociais e culturais em que o idoso está inserido.
a. I e II estão corretas.
b. I e III estão corretas.
c. II e III estão corretas.
d. I, II e III estão corretas.
e. I, II e III estão incorretas.
10. “Direitos humanos são os direitos que garantem a concretização da dignidade humana na vida social, permitindo que todos, sem exceção, desenvolvam-se plenamente.
Com a Constituição Brasileira de 1988, o acesso à saúde passou a ser direito de todos e dever do Estado. Para garanti-lo, criou-se o Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, que oferece acesso integral e gratuito a serviços que vão desde consultas médicas a procedimentos mais complexos, como transplantes de órgãos.
Nunca tantas pessoas tiveram, no país, acesso tão amplo a tantos serviços de saúde. Hoje, 70% da população brasileira recebe atendimento de saúde pelo SUS. Em alguns estados, como Roraima, esse número chega a cerca de 90%.
No entanto, o Brasil ainda não trata a questão dos direitos humanos dos pacientes com a devida atenção. As leis que protegem os pacientes estão espalhadas em diversos códigos e regulações que, muitas vezes, não consideram sua vulnerabilidade. Em muitos países, para garantir esses direitos, se fez necessária a criação de uma Carta de Direitos Humanos específicos para quem está sob os cuidados de saúde”.
Fonte: https://drauziovarella.uol.com.br/reportagens/direitos-humanos-dos-pacientes/ 
Assim sendo, o Ministério da Saúde criou o Guia Prático dos Direitos dos Pacientes para melhor informar e esclarecer os mesmos quanto aos seus direitos.
Sobre estes direitos, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I – O consentimento informado é direito do paciente e este pode retirá-lo quando quiser e desistir do tratamento/procedimento/acompanhamento, sem prejuízo ao recebimento dos cuidados.
II – Se o paciente for portador de uma doença irrecuperável e for tratado em casa, este possui o direito dos cuidados paliativos por equipe multiprofissional, mesmo estando fora do hospital.
III – Mesmo que o paciente seja considerado “vulnerável”, é direito dele receber atendimento de profissionais de saúde e tratamento adequado.
a. I e III estão corretas.
b. II e III estão corretas.
c. I, II e III estão corretas.
d. I e II estão corretas.
e. Apenas II está incorreta.
.
image1.wmf
image2.wmf

Mais conteúdos dessa disciplina