Buscar

Atividade 03 OK

Prévia do material em texto

ATIVIDADES 
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL
PROFESSOR(A): GISELLE SILVA
( ) Especialista ( X ) Mestre ( ) Doutor
ATIVIDADE 5 – TERMOQUÍMICA
1. A termoquímica explica, por exemplo, a vaporização que é a mudança do estado líquido para o gasoso, como quando as roupas no varal secam. Para que essa mudança ocorra, a água absorve energia e, dessa forma, suas interações intermoleculares são rompidas e as moléculas são liberadas na forma de vapor. Com base nessas informações explique e pesquise como a termoquímica pode ser aplicada na engenharia de produção?
 R: É a parte da química que estuda as trocas de calor, envolvidas nas reações químicas, e nas mudanças do estado físico. Essas reações estão no nosso dia a dia, como na fotossíntese das plantas, nosso organismo, entre outras, que acabam sendo extremamente importantes para o nosso planeta. O engenheiro de produção pode utiliza-la também em setores que possam transforar termoquímica em energia de movimento melhorando equipamentos e maquinas dentro de uma indústria. 
2. A termodinâmica é uma área da Física que estuda as transferências de energia. Busca compreender as relações entre calor, energia e trabalho, analisando quantidades de calor trocadas e os trabalhos realizados em um processo físico. No que diz respeito à termodinâmica responda:
a) Qual a primeira lei?
R: A primeira lei da termodinâmica trata sobre a conservação de energia, essa conservação acontece sobre as formas de calor e do trabalho. Ela faz com que o sistema possa conservar e transferir energia, sendo assim podendo ocasionar diminuição, manter-se constante ou aumentar essa temperatura.
b) Como a termodinâmica está inserida na engenharia de produção?
R: Ela será utilizada em processos industriais, transformando a matéria prima em produtos acabados. Como por exemplo nas siderúrgicas, as altas temperaturas existentes nos fornos causam a fusão de substancias, produzindo diferentes tipos de aço. E todos nós vivenciamos ela todos os dias na fotossíntese das plantas, no nosso organismo entre outros.
Defina:
a) Variação de energia;
 R: Em um sistema existente vários tipos de energia, somando todas essas energias vamos obter a energia interna que ao ser fornecida para um corpo com energia térmica, haverá uma alteração na energia interna desse corpo. Nessa variação se baseia o princípio da termodinâmica.
b) Entalpia;
 R: Energia armazenada nos reagentes ou nos produtos, definida pela quantidade de calor, e a pressão constante. 
c) Reagentes;
 R: São duas ou mais substancias que irão agir ou reagir sofrendo algumas alterações.
d) Produtos.
 R: É formado por um ou mais compostos químicos, sendo assim formando o produto.
3. Na representação gráfica abaixo faça a descrição dos tipos de variação de entalpia. Explique cada momento.
	
	Resposta: Reação exotérmica, pois a entalpia perde calor no decorrer da reação.
	
	Resposta: Reação endotérmica, pois a mesma entalpia acumula calor no decorrer da reação.
4. O que é uma variação da energia interna em um sistema?
R: A variação da energia interna do sistema é a soma das energias cinética e potencial das partículas que constituem um gás, estas que são necessárias para criar ou até preparar o mesmo para qualquer estado. 
**AS ATIVIDADES 6 E 8 ESTARÃO EM OUTRO ARQUIVO, POIS SÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS
ATIVIDADE 7 – CORROSÃO
1. Á corrosão consiste na deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não associado a esforços mecânicos.  Os processos de corrosão de materiais tendem a tornar o estado dos metais mais estável termodinamicamente por sua combinação com substâncias no ambiente, particularmente com o oxigênio. Trata-se de um estado em que as matérias foram transformadas através do processo metalúrgico de extração e refino, por meio do fornecimento de produtos químicos, elétricos ou de trabalho de calor. A respeito de corrosão, assinale a afirmativa INCORRETA. 
a) O processo de corrosão é uma reação que ocorre espontaneamente. 
b) Corrosão é o desgaste de metais pela ação abrasiva de fluidos em movimento. 
c) Corrosão é a deterioração de um metal por ação química ou eletroquímica de um determinado meio corrosivo. 
d) Todos os metais estão sujeitos ao ataque corrosivo, se o meio for suficientemente agressivo.
e) Os processos de corrosão podem ser considerados como reações de oxidação. 
R: Alternativa E incorreta. 
Correção: Alternativa B seria a resposta correta.
2. A corrosão é um processo resultante da ação do meio sobre um determinado material, causando sua deterioração. A primeira associação que se faz é com a ferrugem, a camada de cor marrom-avermelhada que se forma em superfícies metálicas. Quando tratamos a corrosão em termos de custo, um novo material que substituirá o antigo é de 20 a 50 vezes mais caro, o que inviabiliza a reposição. Assim, na maioria das vezes, é necessário o emprego de uma técnica anticorrosiva. Uma forma de proteger o um metal contra a corrosão é conecta-lo eletricamente ao ânodo de sacrifício. Com relação ao ânodo de sacrifício assinale a alternativa correta.
a) Um metal mais facilmente oxidável do que o metal que se deseja proteger. 
b) Um metal menos facilmente oxidável do que o metal que se deseja proteger.
c) Um metal com potencial de redução maior do qu e o do metal que se quer proteger.
d) Uma pintura com acabamento epóxi.
e) O mesmo metal que se deseja proteger.
R: Alternativa A correta.
3. Quais são os 4 meios corrosivos? Fale de cada um deles e aponte os principais aspectos.
R. Pode-se citar 04 meios corrosivos, sendo eles: a atmosfera, as águas naturais, os solos e os produtos químicos. Pode-se caracteriza-los da seguinte forma: 
- Atmosfera: Um metal, quando em contato com fatores atmosféricos, tende a sofrer a corrosão por influência do contato com diferentes gases, partículas de poeira, poluição, temperatura, umidade relativa, entre outros. 
- Águas naturais: Um metal, quando em contato com a água, tende a sofrer a corrosão por influência do contato com diferentes gases e sais dissolvidos, bem como do contato com matéria orgânica, bactérias, limos, algas, entre outros.
- Solo: Um metal, quando em contato com o solo, tende a sofrer a corrosão por influência de diferentes condicionantes, podendo ser devido a umidade, Ph, microrganismos, água, condições climáticas, sais, gases, entre outros.
- Produtos Químicos: Um metal, quando em contato com produtos químicos tende a sofrer a corrosão por meio da deterioração e contaminação.
4. Em substâncias poluentes, relacione as substâncias químicas que são corrosivas.
R. Pode-se citar, como substâncias que favorecem, direta ou indiretamente, a corrosão: O dióxido de carbono, ozônio, dióxido de enxofre, óxido de nitrogênio, gás sulfídrico, amônia, cloreto de hidrogênio, fluoreto de hidrogênio e cloro.
5. Discorra o que é proteção anódica.
R. É o processo de se promover a oxidação de uma superfície tornando-a impermeável. Trata-se de uma técnica que visa basicamente aumentar a vida útil por meio da proteção do metal. O processo permite colorir materiais em alumínio ou aço, embelezando-o e protegendo sua superfície. O processo de anodização consiste inicialmente no jateamento do metal seguido pela coloração do mesmo, o que resulta no aumento da espessura da camada superficial tornando-o mais resistente à corrosão.

Continue navegando