Buscar

ANTIBIÓTICOS E RESISTENCIAS BACTERIANAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Campos dos Goytacazez-RJ, 2021
 Docente: Sheila Tavares Pereira
 Discente: Jéssica Maria Arruda do Nascimento
 MICROBIOLOGIA APLICADA A SAÚDE
 
 ANTIBIÓTICOS E RESISTÊCIA MICROBIANA
Os antibióticos são medicamentos capazes de matar ou inibir o crescimento de bactérias.Vale ressaltar que O uso indiscriminado de remédios e das agregações de fármacos torna maior a morbidade devido aos eventos adversos e à toxidade destes, portanto, devem ser usados apenas no tratamento de infecções bacterianas, de acordo com prescrição médica, e sua eficácia está diretamente relacionada ao agente causador da infecção. Nem todos os antibióticos são adequados para uma mesma infecção.
A grande disponibilidade de antimicrobianos e o uso acentuado abusivo do mesmo, tem sido um dos grandes fatores para o surgimento de efeitos adversos. O indivíduo que utiliza um antibiótico inadequado, em dosagens diferentes da prescrição, ou que interrompem o tratamento sem recomendação médica se coloca em risco, uma vez que estas ações podem agravar a infecção e ocasionar o processo de seleção de bactérias resistentes, podendo tornar o uso do antibiótico ineficaz no caso de uma nova infecção.
 A resistência microbiana refere-se a cepas de microrganismos que são capazes de multiplicar-se em presença de concentrações de antimicrobianos mais altos do que as que provém de doses terapêuticas dadas a humanos o desenvolvimento da resistência é um fenômeno biológico natural que se seguiu a introdução de agentes antimicrobianos na prática clínica o uso desmedido e irracional desses agentes tem contribuído para o aumento da resistência, onde as taxas dos mesmos, variam localmente na dependência do consumo local de antimicrobianos a resistência antibacteriana. No qual há uma grande preocupação Mundial sendo objetos mais atuais de publicações sobre antimicrobianos. O uso de antibióticos em infecções virais levam aumento de resistência da S. pneumuniae e outros patógenos causadores de infecções como na comunidade e como diz Hart, “ bactérias não reconhecem fronteiras internacionais de modo que a resistência bacteriana assume dimensão intercontinental”.
A chamada pressão antibiótica refere-se a relação entre extenção de uso de antibióticos e seleção de cepas resistentes. O contínuo uso de antimicrobianos tem aumentado a resistência de várias bactérias e antimicrobianos comuns.Antibióticoterapia apropriada significa não usar antimicrobianos na ausência de indicação nem esquema errado ou por tempo demasiado ao escolher um antibiótico os prescritores devem preocupar-se com os interesses presentes e futuros dos pacientes. 
É importante que haja investimento em pesquisa e ampliem o estudo de novas formas de eliminação desses micro-organismos. Porque por mais que sejam formulados novos medicamentos, as bactérias continuam desenvolvendo mecanismos para se tornarem resistentes, o que mostra que o modelo de antibiótico que temos hoje não é mais tão eficaz. Para pensar em novas formas de combate, é importante estudar a estrutura da bactéria, conhecer os mecanismos de resistência e investigar novos alvos de antibióticos.

Continue navegando