Buscar

AV1 - DIREITO CONSTITUCIONAL AVANÇADO_NOITE - DOMINGAS GOMES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Domingas Gomes Da Costa
Matrícula: 202003195111
Direito Constitucional Avançado - Noite 
Questão 1- C) as decisões proferidas em única ou última instância estarão sujeitas a recurso extraordinário, quando declararem a inconstitucionalidade de lei federal.
Questão 2- B) os tribunais a declarar a inconstitucionalidade de lei apenas pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial, podendo ser dispensada quando já houver pronunciamento do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.
Questão 3- D) No caso, ocorreu o fenômeno conhecido como “não recepção”, que tem por consequência a revogação do ato normativo que não se compatibiliza materialmente com o novo parâmetro constitucional.
Questão 4- A) Dentre os pressupostos do controle de constitucionalidade, podemos destacar a supremacia da Constituição, a rigidez constitucional e a existência de um órgão de controle com legitimidade democrática
Questão 5- d) A referida decisão proferida pelo STF, declarando a inconstitucionalidade da lei do Estado X, apenas vincula os demais órgãos do Poder Judiciário e a administração pública direta e indireta, não o Poder Legislativo em sua função típica de legislar; logo, pode ser proposta nova ADI.
Questão 6- B) Conforme a diferenciação entre legitimados universais e especiais realizada pelo STF, os legitimados especiais são obrigados a comprovar o requisito de pertinência temática.
Questão 7- C) A impossibilidade de desistência da ação e a possibilidade de interposição de recursos para além dos Embargos de Declaração.
Questão 8- A) Em sede de ADC, é vedada a intervenção de terceiros, permitindo-se, contudo, o amicus curiae.
Questão 9- A ação a ser proposta será a de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental. A petição necessita ser endereçada ao Supremo Tribunal Federal, que é o órgão judicial competente para processar e julgar a referida ação, conforme citado no o artigo 102, parágrafo 1º, da Constituição Federal c/c o Artigo 1º da Lei número 9.882/99. O partido político dispõe de representação no Congresso Nacional, conforme citado no artigo 2º, inciso I, da Lei nº 9.882/99 c/c o artigo 103 da Constituição Federal. 
Questão 10- Segundo a Lei 9.868/99, uma vez concedida a medida cautelar em ADC todos os processos na qual a lei objeto da ação estiver sendo discutida devem ser suspensos, visto que uma juíza não conseguiria, depois de deferida a cautelar em ADC, declarar a inconstitucionalidade da lei.

Outros materiais