Buscar

FALENCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS

Prévia do material em texto

FALENCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS 
25.02.2021
Conceito de Falência 
Tipos de execução :
Direito Civil (Execução Individual) 
Quando eu tenho um devedor os seus credores fazem uma corrida contra o tempo, cobrando individualmente o devedor no direito civil. 
Ex: 1 devedor com 3 credores diferentes. O devedor pediu emprestado 500,00 para cada uma das3 pessoas. O devedor tem em seu patrimônio 700,00. O credor 1, que tem uma boa condição, tenta cobrar amigavelmente e o devedor diz que não vai pagar, o credor 1 já da entrada na ação. 
O credor 2, de classe média, é o segundo a dar entrada. 
O credor 3 esta com dificuldade financeira e vai para a defensoria pública e é o terceiro a dar entrada na execução. 
No direito civil o primeiro a executar será o primeiro a receber. Premia aquele que é mais rápido.
Direito Falimentar (Execução Concursal)
No direito falimentar segue a ordem de execucção estabelecida na lei. Declarada a falência a execução não tem questão de primeiro ou segundo.
Ex: De um lado 5 credores, sendo 3 trabalhistas (João, José e Maria) e 2 credores fiscais (União e Estado) e 1 devedor falido. Todos que tem o mesmo crédito serão tratadas com a mesma regra.
Dentro da lei o primeiro grupo estabelecido é o grupo de créditos trabalhistas. Então vamos inscrever todos os 3 trabalhistas nesse grupo. Grupo 2, créditos fiscais. Se acabar o dinheiro, não recebe.
Falência é a execução concursal do devedor empresário. Nada mais é do que organizar os credores em grupos, vender o patrimônio do devedor e pagar os credores. 
Devedor empresário 
Tem um auxilio legal para se recuperar, chamado recuperação de empresas.
Poderá ser extinta a obrigação mesmo sem o pagamento de todos os créditos.
Empresário -> Príncipio da função social da empresa -> 1. Produção de riqueza e desenvolvimento social + 2. Postos de trabalho (empregabilidade)
Pressupostos de Falência 
Pedido de Falência :
Petição inicial -> Defesa do empresário ( Contestação; Depósito Elisivo) -> Sentença Declaratória de Falência (Processo Falimentar) ou Sentença denegatória de falência ( Recursos).
3 pressupostos ou elementos para o pedido de falência:
a) Pressuposto Material Subjetivo (Devedor Empresário)
1. Devedor pratica atividade empresária -> Só pode ter a falência aquele que pratica atividade empresária.
Provas na petição também que a pessoa não tenha nenhum tipo de proteção especial.
2 são os grupo que possuem proteção especial : Parcialmente excluidos da Falência e Totalmente excluídos da Falência.
· Parcialmente: Até participa da falência, mas antes terá que passar por algum rito fiderente. Ex: Bancos Privados; Plano de saúde;etc.
Primeiro terá que passar por liquidação extrajudicial (Pedir a liquidação para a agência reguladora do setor). Cuidar do direito dos usuários.
· Totalmente: Aqueles que não vão falir.
Sociedades de economia mista (controladas pelo governo, mas tem participação privada. Ex: Petrobras; Banco do Brasil) e empresas públicas (100% controladas pelo governo. Ex: Caixa; Correios). São socorridas financeiramente pelo governo.
04.03.2021
b) Pressuposto Material Objetivo
Provar que o devedor esta em estado de insolvência. 3 opções para chegar nesse pressuposto.
1. Impontualidade Injustificada – Não houve pagamento sem justificativa.
Justificativa adequada – ex: Empresa pegou fogo; severo impacto na economia.
Credor cobrou o empresário -> “Me paga” -> Empresário não pagou -> Pedido de Falência
 
*Como não foi esgotado os meios de cobrança, é necessário comprovar essa impontualidade cumprindo os seguintes elementos :
· O valor da sua cobrança deve ser superior a 40 salários mínimos 
· Prova de Protesto
 
2. Execução Frustrada
Credor cobrou o empresário -> “Me paga” -> Empresário não pagou -> Pedido de Execução -> Execução não realizada (não tinha nada executável) -> Pedido de Falência 
· Não precisa provar mínimo
· Não precisa anexar o protesto
3. Realização dos atos falimentares 
Comprovar que a sociedade praticava atos contrários a quem quer continuar a berto. Ex: Não repor o estoque; atraso de salário; lojas fechadas.
Caso: JFW informática. Os alunos foram na filial e a filial estava fechada, com uma placa na porta informando que foi fechada e com um telefone de contato. Teleofne não atende e outras filiais fechadas. O indicado é entrar logo com um pedido de falência, quanto mais vocÇe estica a situação maior a dívida fica. Se não pede a falência a dívida continua aumentando.
c) Pressuposto Formal (Sentença declaratória de falência):
Quem dá é o juiz. Na inicial pedimos os 2 primeiros pressupostos. Se o juiz concordar com os 2 pressupostos ele fornece a sentença declaratória.
2.1. Pedido de Falência 
Quem pode pedir falência -> Próprio empresário devedor (autofalência); O Cônjuge sobrevivente (o sócio da emrpesa faleceu e o cônjuge assume o lugar do sócio); Qualquer herdeiro do devedor; inventeriante (quando uma pessoa morre e começa o processo de partilha, se nomeia um inventariamente no processo, quem fica responsável por cuidar dos bens até os bens serem divididos com o fim do processo); qualquer sócio ou credor (qualquer)da sociedade devedora.
Existem 2 tipos de pessoa que para pedir a falência elas tem que cumprir 2 tipos de requisitos:
· Credor empresário -> Ex: Fiat pedindo a falência da Ford.
Para evitar que seja cobrança de vingança ou concorrência, o credor empresário tem que provar que esta regularmente praticando atividades empresárias também. Pois assim ele tem uma reputação a zelar.
· Credor não domiciliado -> Deve prestar caução logo no início do processo. Fazer um depósito judicial para garantir o pagamento das custas judiciais.
Após o pedido de falência o empresário terá 2 tipos de defesa:
· Apresentar contestação no prazo de 10 dias. (Desconstituir os elementos provados na inicial)
· Depósito Elisivo -> É o depósito judicial do valor da dívida reclamada no pedido falimentar, devidamente corrigido e acrescido de juros e honorários advocatícios.
O depósito evita a falência caso a contestação não de certo. Pode ser apresentada só a contestação ou contestação + depósito elisivo.
Se quem ganhar for o credor (petição inicial deu certo), o credor tem o direito de levantar o dinheiro do depósito elisivo. 
Se o devedor ganhou, a contestação deu certo, o empresário pode pegar de volta esse dinheiro.
Conteúdo da Sentença Falimentar
Dentro da senteça falimentar o juiz vai fazer um resumo do que foi pedido, identificar quem é o falido, ordem para o falido apresentar nome e valor de quem ele deve, a qualificação de quem faliu, nomear um administrador judicial (braço direito do juiz na falência), intimar o MP, oficiar a Fazendo Pública.
Publicidade -> A sentença falimentar é escandalosa. Para chamar atenção dos credores. Administrador judicial vai cuidar dessa etapa. 
Vai oficiar Banco Central -> Para bloquear todas as contas do empresário falido. Para evitar que o empresário tire o dinheiro aa conta e fuja.
Detran -> Para ver se tem algum veículo automotor no nome do empresário falido.
Receita Federal -> Para pegar as últimas declarações de renda para verificar o patrimônio declarado para ter uma base do que ele diz que tem.
Cartório do Registro de Imóveis (RGI) -> Verificar quais são as propriedades e imõveis que estão no nome do mepresário falido.
Tudo para evitar a fuga patrimonial.
11.03.2021
Pedido de Falência -> Defesa do empresário -> Contestação ou Dep. Elisivo. 
 |
 Sent. Declaratória de Falência 
 Ou 
 Sent. Denegatória de Falência 
Declaratória -> Proferida pelo juiz quando todos os pressupostos forem reunidos e provados pelo autor, e não tiver um depósito elisivo.
Denegatória -> Quando o autor não conseguir provar todos os pressupostos ou até ele conseguir provas, existindo um depósito elisivoque impede a falência.
Quando uma sentença é proferia um lado vai ficar satisfeito e outro não. A parte inconformada poderá usar recurso contra a sentença.
Contra a sentença declaratória
O empresário que vai entrar com o recurso.
Contra a sentença Denegatória
A parte autora quem vai entrar com o recurso. 
Atos do juiz 
Despacho -> Ato do juiz responsável pela tramitação processual não decidindo qualquer questão. 
Ex: As partes em cinco dias.
Decisão interlocutória -> Ato do juiz que decide questão incidental no curso do processo, não colocando fim a discussão de mérito.
Ex: Gratuidade de justiça; Tutela antecipada.
Sentença -> Ato do juiz que decide o mérito na 1ª instância com o intuito de terminar o processo.
Ex: Sentença que condena uma das partes ao pagamento de indenização.
Existem 3 recursos que podem ser utilizados nas sentenças:
· Embargos de declaração
São cabíveis em face de qualquer decisão que contenha obscuridade, contradição ou omissão. *Utilizados muitas vezes para travar o processo. São utilizados no geral para pedir esclarecimento ao juiz.
Pode ser utilizado para resolver alguma contradição.
Omissão acontece quando tem algum pedido que não foi atentido.
São utilizados para pedir um esclarecimento ao juiz quando não se entendeu algum ponto do processo. E também são utilizados para resolver alguma contradição no porcesso.
 
· Agravo de Instrumento
São cabíveis em face de decisão que não pretendem por fim ao processo. Ou seja, é utilizado contra uma decisão que você está inconformado porém essa decisão não pretende terminar o processo.
· Apelação
É utilizado em face de decisão que pretende por fim ao processo (decisão terminativa de mérito). Em 1ª instância. É utilizado em 1ª instância. A gente utiliza a apelação para atacar

Continue navegando