Buscar

Políticas Publicas Regulatórias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Após a leitura de todo o conteúdo apresentado para ensino e de assistir aos vídeos disponíveis no capítulo, escolho as políticas públicas regulatórias e distributivas.
 Regulatórias: Vem a ser constituída em modelos de comportamentos, princípios e condutas a serem obtidas para se gerar a coletividade e o bem estar em sua finalidade. Além disso, é responsável também, por normatizar as políticas públicas distributivas e redistributivas. Incidindo obviamente de formas diferentes em cada segmento social que estiver inserida, como por exemplo em um mercado, onde podemos ver a limitação de compras por cliente de determinado produto. 
Ponto Positivo: Organização e regulamentação das políticas públicas e como elas serão doutrinadas, possuí aumento na fiscalização de leis e normas que garantam o bem comum para todos os indivíduos da sociedade. Ex.: As leis de trânsito que nos asseguram a totalidade de segurança para obtermos diminuição da mortalidade em acidentes. Ponto contra: A dificuldade e vagareza para se regulamentar políticas de acessibilidade em nosso país. Ex.: Projetos são criados, discutidos, levados para votação em assembleias, porém não são aprovados ou respeitados. 
Distributivas: São desenvolvidas pelo Poder Legislativo, para ter como objetivo o fornecimento de serviços do Estado, financiadas pelo orçamento público através de arrecadação de impostos que todos nós realizamos o pagamento, independente do produto comprado. Esse orçamento utilizado é de direito público, sendo assim, a sociedade faz o financiamento de atividades que venham a ser benéficas aos pequenos grupos ou para a população de camadas sociais distintas. A partir de 1988 o Governo Federal começou à aplicar essa política de um jeito mais igualitário, mas isso ocorreu somente e após a criação da Lei Orgânica de Assistência Social. 
Ponto Positivo: Temos o aumento de privilégios para grupos sociais ou regiões com limitação de recursos. Ex.: Creches comunitárias, a doação de alimentos, insumos, oferta de serviço para pavimentação de ruas. 
Ponto contra: Mendicidade nas políticas públicas que tem como objetivo sustentar o direito de cidadania de todo um povo no país. Ex.: Falta de verba para atender a toda comunidade carente, subsidiando o básico para essas pessoas.

Continue navegando