Buscar

Bases Neurológicas da Aprendizagem e Desenvolvimento da Personalidade

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
 
Bases Neurológicas da Aprendizagem e Desenvolvimento da Personalidade
 Para a educação, a neurociência sempre será uma grande aliada identificando o tempo e o desenvolvimento de cada estudante, tornando-o um ser único, a Neurociência traz para a sala de aula o conhecimento sobre a memória, o esquecimento, o tempo, o sono, a atenção, o medo, o humor, a afetividade, o movimento, os sentidos. Educadores, professores e pais, assim como psicólogos, neurologistas ou psiquiatras são, de certa maneira, aqueles que mais trabalham com o cérebro. Mais do que intervir quando ele não funciona bem, os educadores contribuem para a organização do sistema nervoso do aprendiz e, portanto, dos comportamentos que ele apresentará durante a vida. 
 A neurociência objetiva fundamentalmente demonstrar que não se deve reduzir o cérebro a uma máquina que simplesmente recebe e processa informações. O aprender é mais que isso: é complexo e não se limita a um único processo, seja ele fisiológico ou psicológico. Ambos os processos se entrelaçam. 
 Para que ocorra a memorização é preciso que a atenção aconteça, ou seja, fixar no estímulo para que a evocação, a lembrança ocorra. Não existe memória sem atenção. As duas são partes de um processo. Um estudante que está preocupado com algum problema familiar, certamente terá a sua atenção voltada para outras coisas, diminuindo a sua atenção para o conteúdo da aula. O foco da atenção desse estudante está em seu mundo interior, refletindo, buscando uma saída para o problema.

Continue navegando