Buscar

A progressive taxation in theory and pratice Parte II, capítulos III e IV (1894)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leituras Clássicas do Direito Tributário
Prof. Carlos Alexandre Relatora Mônica El-Jaick
Texto: A progressive taxation in theory and pratice Parte II, capítulos III e IV (1894)
Sobre o Autor
Edwin Robert Anderson Seligman foi economista e financista público e Professor da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, onde nasceu em 25 de Abril de 1861. Era o quinto de seis irmãos, dos quais apenas uma mulher. Seu pai era um banqueiro judaico alemão e sua mãe era prima do pai.
A relevância do estudo desse autor se dá na medida em que ele foi dos grandes defensores de um imposto progressivo sobre a renda como uma das principais fontes de financiamento do Estado. Ele também pertenceu ao pequeno grupo de intelectuais responsáveis pelo reconhecimento da Economia como um campo de estudos autônomo nos EUA. 
Seligman faleceu em 18 de julho de 1939 no Estado de Nova Iorque aos 78 anos de causas desconhecidas. 
Capítulo III – The Faculty Theory
 Ideias principais: 
*Capacidade contributiva;
*teoria retributiva/ teoria da retribuição- Os tributos deveriam ser fixados de acordo com as vantagens auferidas pelos contribuintes. Como consequência, quanto maior fosse o patrimônio do contribuinte, mais deveria pagar. Essa teoria sofreu mitigação a partir do conceito explicado abaixo.
* preservação do mínimo de subsistência – nem toda a propriedade ou renda do contribuinte deveria ser considerada para fins de tributação, apenas a que excedesse o mínimo de subsistência. 
Proportional taxation
	Em linhas gerais, para Seligman, tributar proporcionalmente com alíquota única os contribuintes geraria uma desigualdade, na medida em que quanto maior fosse a renda, menor seria o valor pago pelo contribuinte. (Exemplo: 3% de R$1.000,00 comparado a 3% de 1.000.000,00)
Degressive Taxation
Progressive Taxation
Capítulo IV - Conclusion
	Seligman discorre sobre a evolução do conceito de capacidade contributiva e defende a tributação progressiva, em contraponto a outros autores que atuam a favor da tributação proporcional ou da tributação regressiva.
	Foi a partir de seu trabalho que se popularizou a ideia de capacidade contributiva. A partir da análise desse conceito seria possível sustentar a ideia de progressividade pois ele compreende não só a ideia de produção, mas também de consumo. Dessa forma a progressividade seria no mínimo menos injusta do que a proporcionalidade, embora também tivesse limitações fáticas à sua época, reconhecidas pelo autor. 
Como ser a ponte entre o mundo dos bem-educados e as massas trabalhadoras? -Leon Fink.

Outros materiais