Buscar

RELATÓRIOS - TEMA 1: RELIGIÃO E FENÔMENO RELIGIOSO - TEMA 2: ANIMISMO - TEOLOGIA, CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

Prévia do material em texto

Relatórios - N2 – GABRIELA MOREIRA LOPES
Definição do fenômeno religioso e da religião (texto 01) – 16/10/2020
O texto é bastante interessante, mas vou destacar alguns pontos que achei interessantes. O primeiro trata do sobrenatural. Na sociedade primitiva qualquer tipo de anormalidade, como fenômenos físicos, problemas genéticos, características físicas exóticas etc eram consideradas sobrenaturais. Pessoas ruivas, por exemplo, eram queimadas vivas na Idade Média pelo mito de que seriam pessoas ligadas à bruxaria.
Em contrapartida, o autor enxerga o sobrenatural como uma ideia recente, uma vez que, pra estabelecer esse conceito, era preciso admitir que existe uma "ordem natural das coisas", firmada em uma série de leis que regem o universo. Tudo aquilo que portanto transgride essas leis é chamado de sobrenatural. Max Müller disse: [a religião] "é um esforço para conceber o inconcebível, para exprimir o inexprimível, uma aspiração ao infinito".
Dessa forma, sobrenatural passou a ser algo anormal que a ciência não poderia explicar. Com o avanço das descobertas, alguns mitos puderam finalmente perder força, ou até mesmo serem esquecidos.
Outro ponto do texto que me chamou a atenção foi o fato de existir religiões não-teístas. Ao ler o texto, percebi que Budismo e jainismo são consideradas religiões ateias. Pra essas religiões, os criadores e os divulgadores são importantes, entretanto os fieis entendem que o papel deles já foi cumprido. O budismo é baseado em quatro princípios: retidão, meditação, sabedoria e salvação/libertação pelo Nirvana. O jainismo inclusive acredita não existir um ser perfeito.
Me chamou a atenção ainda um conceito que está também ligado ao Cristianismo: o autor diz que a religião está intimamente ligada ao coletivo, ao conceito de igreja. Indo contra ao que o texto 02 se baseia para iniciar sua discussão, acredito que as religiões têm muito mais ligações com a coletividade do que com a noção de alma. Dessa forma, acredito que a coletividade seja a base para todas elas.
As principais concepções da religião elementar – Animismo (texto 02) – 27/10/2020
Eu entendi o texto como uma descrição de alma, não vi como crítica. É interessante porque o texto se discorre sobre um senso de que as religiões vieram da noção que as pessoas têm sobre a alma. 
Além disso, o texto define a alma como algo etéreo, como o vento e o sopro, é algo que vai além do corpo, não tem ossos... as religiões veem na alma uma esperança, já que após à morte entendem que corpo e alma se desvencilham totalmente.
Achei interessante também que o texto fala também que nas religiões primitivas existia a crença de que uma alma poderia habitar novos corpos e ter novas experiências. Sobre isso, o texto considera que não haveria uma forma de um deus todo-poderoso criá-las do nada. As almas também eram consideradas idênticas, mas poderiam levar uma vida diferente umas das outras.
2