Buscar

AULA2 - PARTE 2 ILUMINISMO

Prévia do material em texto

TRABALHO 
DE
HISTÓRIA
O ILUMINISMO
GLAUCO ROGÉRIO MAZZUIA FILHO 8 E
AULA 2 - PARTE 2 - Trabalho para nota
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
 ×
Atividades para os dias 30 e 31/03 e 06 e 07/04
                       Objeto de pesquisa – O Iluminismo
	   O que foi o iluminismo?
	  O Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico e cultural que surgiu durante os séculos XVII e XVIII na Europa e defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política.
	                                           Filósofos  iluministas
	             Os pensadores iluministas queriam trazer a humanidade para a luz da razão, iam contra o domínio da igreja católica e das monarquias absolutistas, defendendo o uso da ciência e da razão, assim como maior liberdade no campo da política e economia.
	               Pesquise sobre cincos filósofos iluministas e suas principais ideias e anote nos campos abaixo
	Nome do filósofo: VOLTAIRE
 
	Ele era contra o absolutismo e a favor da separação entre Igreja e Estado, ou seja, foi um dos primeiros defensores da ideia de Estado Laico. Voltaire também era absolutamente a favor da liberdade de imprensa e da liberdade de expressão, além da liberdade religiosa e da tolerância.
	Nome do filósofo:
 Jean-Jacques Rousseau
	 Ele defendia a total liberdade do homem, sendo que o filósofo iluminista defendia e acreditava que o homem deveria ser livre para agir e pensar. A liberdade já era da própria natureza do homem, ou seja, ele já nascia com o objetivo de ser livre.
	Nome do filósofo:
 Adam Smith
	 Ele discordava e alegava que a riqueza de uma nação está na habilidade de produzir bens. Para isso, os cidadãos devem ser capacitados e o Estado não deve intervir. Ele defendia a propriedade privada, a não intervenção do Estado na economia e a liberdade contratual entre patrões e empregados. 
	Nome do filósofo:
Denis Diderot
 
	Ele criticava o absolutismo e defendia a ideia de que a política era responsável por eliminar as diferenças existentes nas sociedades. Ter escravos não é nada, mas o que se torna intolerável é ter escravos chamando-lhes cidadãos.
	Nome do filósofo:
MONTESQUIEU
 
	Foi um crítico do absolutismo e do catolicismo, defensor da democracia, sendo sua obra mais destacada “O Espirito das Leis”, publicada em publicação em 1748, um tratado de teoria política, no qual aponta para a divisão dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário).
	               Quem critica tem que propor algo melhor.  Os  pensadores iluministas criticavam a sociedade em que viviam (o absolutismo) e propunham algo novo (o iluminismo)  Pesquise e anote no quadro abaixo as críticas e propostas desse corrente filosófica chamada iluminismo..
	                             Criticas
	                             Propostas
	 O iluminismo criticava o poder central do rei, a sociedade estamental, o mercantilismo, a falta das liberdades necessarias a vida do homem enquanto ser humano e a falta da participação do 3º estado nos assuntos nacionais e na economia.
 
 
	 O Iluminismo. Chamado de “século das luzes”, o iluminismo trouxe ideias voltadas à razão para deslegitimar o modelo de estado predominante na época. Seu ideal era defender a liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e afastamento entre igreja e estado.

Continue navegando