Buscar

Questões de oxigenoterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE OXIGENOTERAPIA
1 - (UFRN 2018) Os sistemas de oxigenoterapia são utilizados para enriquecer a concentração de oxigênio do ar inspirado por meio dos sistemas de baixo e de alto fluxo. Nesse sentido, o dispositivo que representa um sistema de alto fluxo é a 
A) tenda facial. 
B) cânula nasal. 
C) máscara simples. 
D) máscara de venturi. 
2 - (UFRN 2019)Uma mulher de 43 anos de idade, pesando 60 kg, foi internada na UTI de um hospital universitário por insuficiência respiratória aguda em virtude de uma pneumonia diagnosticada na mesma semana. A paciente não apresentava insuficiência cardíaca e nem sobrecarga volêmica. Evoluiu com piora do quadro clínico, foi intubada e instalada à ventilação mecânica, no modo ventilatório PCV (pressão inspiratória = 15 cmH2O; tempo inspiratório = 1 segundo; frequência respiratória = 20/20 irpm; PEEP = 15 cmH2O; FiO2 = 80%; sensibilidade = -2 cmH2O). Foi colhida a gasometria arterial (FiO2 = 80%) (pH = 7,37; PaCO2 = 44 mmHg; PaO2 = 88 mmHg; HCO3 - = 26 mEq/l; BE = -1; SaO2 = 93%) e a radiografia de tórax apresentava opacidades bilaterais, de forma que a paciente evoluiu para a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA). Diante desse caso, a classificação da SDRA para essa paciente é: 
A) SDRA grave. 
B) SDRA leve. 
C) SDRA moderada. 
D) SDRA indefinida por ausência de dados. 
3 - (RESMULTI 2018). Paciente de 59 anos, admitido na UTI com pancreatite grave diagnosticada há três dias. Por apresentar dispneia e hipoxemia, foi iniciada VNI em modo BIPAP com IPAP: 15 cmH2O e EPAP: 7 cmH2O com FIO2 de 40%. A gasometria arterial mostrou pH: 7,42, PaCO2: 34 mmHg, PaO2: 96 mmHg e SaO2: 97%. O raio X de tórax evidenciou opacidades alveolares bilateralmente e apenas uma discreta opacificação do seio costofrênico esquerdo. Um ecocardiograma mostrou função normal das câmaras esquerda e leve hipertensão arterial pulmonar sem disfunção do ventrículo direito. Qual o diagnóstico mais adequado, quanto ao quadro pulmonar do paciente?
A) Lesão Pulmonar Grave. 
B) Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA) leve.
C) Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA) moderada. 
D) Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA) grave. 
4 - (RESMULTI 2019)A Oxigenoterapia Nasal de Alto Fluxo (ONAF) é uma forma terapêutica capaz de ofertar oxigênio (O2) suplementar, em altas concentrações, por meio de um fluxo de até 60L/m, umidificado e aquecido. Em qual das situações a seguir está contraindicado o uso do Catéter Nasal de Alto Fluxo? 
A) Epistaxe. 
B) Cuidados Paliativos. 
C) Insuficiência Respiratória Hipercápnica compensada. 
D) Insuficiência respiratória aguda hipoxêmica sem falência de órgão pulmonar. 
5 – (UFRN 2015) A oxigenoterapia domiciliar tem sido fundamental no tratamento para melhorar a sobrevida de pacientes hipoxêmicos portadores de DPOC. As indicações para a prescrição de oxigenoterapia prolongada domiciliar a baixos fluxos para esses pacientes são: 
A) PaO2 ≤ 55 mmHg ou SaO2 ≤ 88% em repouso ou PaO2 entre 56 e 59 mmHg com evidências de cor pulmonale ou policitemia. 
B) PaO2 ≤ 60 mmHg ou SaO2 ≤ 92% em repouso ou PaO2 entre 60 e 65 mmHg com evidências de cor pulmonale ou policitemia. 
C) PaO2 ≤ 50 mmHg ou SaO2 ≤ 85% em repouso ou PaO2 entre 51 e 55 mmHg com evidências de cor pulmonale ou policitemia. 
D) PaO2 ≤ 58 mmHg ou SaO2 ≤ 90% em repouso ou PaO2 entre 59 e 63 mmHg com evidências de cor pulmonale ou policitemia. 
6 – (UFRN 2020) A oxigenoterapia consiste na oferta de oxigênio (O2) em uma concentração superior à encontrada no ambiente, visando tratar ou corrigir os sintomas ou manifestações da hipóxia. Dentre as formas de administração da oxigenoterapia utilizadas na neonatologia, existe aquela que é administrada por meio de um dispositivo de acrílico redondo e transparente oferecendo uma mistura de ar comprimido e O2 a uma FiO2 de até 100%. O instrumento utilizado nessa forma de administração é
A) A Máscara de Douglas.
B) A Máscara de Venturi. 
C) O Cateter Nasal. 
D) O Hood ou Halo. 
7 – (UFRN 2014) A redução da pressão alveolar de oxigênio (PAO2) prossegue com alteração fisiológica para preservar a troca gasosa, conhecida como: 
A) vasodilatação pulmonar hipóxica. 
B) vasoconstrição pulmonar hipóxica. 
C) hipoxemia. 
D) hipóxia refratária. 
8 – (RESIDÊNCIA PERNAMBUCO 2015)A oxigenoterapia consiste na forma mais simples de se elevar a pressão parcial de oxigênio arterial (PaO2) por meio do aumento da concentração de oxigênio no ar inspirado. Sobre oxigenoterapia, analise as afirmativas abaixo: 
I. Os critérios para indicação da oxigenoterapia estão baseados na clínica do paciente, na gasometria arterial e no exame físico bem como ela deve ser utilizada na hipoxemia prolongada e hipertensão de artéria pulmonar. 
II. Os sistemas de baixo fluxo ofertam todo gás necessário para modificar a ventilação – minuto total do paciente e é indicado para pacientes que possuam um ritmo respiratório regular com volumes correntes maiores que 5 ml/kg. 
III. As cânulas nasais são confortáveis e liberam uma fração inspirada de oxigênio (FiO2) de 0,24 a 0,44%, que varia de uma taxa de fluxo de 1 a 6 l/min. Apresenta como desvantagens irritação cutânea das orelhas e do nariz, irritação da mucosa nasal e ressecamento de secreções. 
IV. A máscara de Venturi é um sistema de alto fluxo que opera com o princípio de Bernoulli. É um dispositivo capaz de gerar fluxos rápidos através de um orifício. Quanto maior for o orifício e maior o jato de entrada, maiores são as concentrações oferecidas de oxigênio. Estão CORRETAS 
A) II e III. 
B) I e IV. 
C) II e IV.
D) I e III.
E) I e II.
GABARITO QUESTÃO ALTERNATIVA 
1 D 
2 C 
3 B 
4 A 
5 A
6 D 
7 B 
8 D

Continue navegando