Buscar

ADM DE PESSOAL - EXERCÍCIO TEMA 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ADM DE PESSOAL
EXERCÍCIO TEMA 7
1 - De acordo com Silva e Pires (2017, p.40), “o adicional de insalubridade é um benefício pago pelas organizações aos trabalhadores que realizam suas atividades laborais em ambientes que oferecem risco a saúde dos mesmos.” Assim, para cada tipo de ambiente a qual o trabalhador está exposto, haverá um percentual de insalubridade a ser pago durante o período em exposição.
SILVA, D. N.; PIRES, C. R. F. Insalubridade em atividades laborais realizadas pela equipe de enfermagem. Revista Amazônia Science & Health. Jan./mar. 2017. 
De acordo com o texto, avalie as afirmativas a seguir. 
I -  Ao constar, no Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT), um risco de nível baixo, a empresa deverá pagar um adicional de insalubridade de 10% ao trabalhador.
II – Ao constar, no Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT), um risco de nível alto, a empresa deverá pagar um adicional de insalubridade de 40% ao trabalhador.
III – Ao constar, no Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT), um risco de nível médio, a empresa deverá pagar um adicional de insalubridade de 30% ao trabalhador. 
Está correto o que se afirma em:
R: A afirmativa I está correta porque o adicional de risco baixo, constante no LTCAT, atribui ao trabalhador um adicional de insalubridade de 10% sobre o seu salário. A afirmativa II está correta porque o adicional de risco alto, constante no LTCAT, atribui ao trabalhador um adicional de insalubridade de 40% sobre o seu salário.  
A resposta correta é: I e II.
2 - Pedro recebe um salário de R$ 1.100,00 mensais, para 44 horas semanais. Tem três filhos, com 12, 15 e 16 anos, respectivamente. Neste mês, fez 10 horas extras a 50% e trabalhou 5 horas num feriado com 100%. Pedro também trabalha num local insalubre com grau nível máximo. 
De acordo com as informações do enunciado, verifique qual o valor da hora normal de Pedro, o valor total recebido de hora-extra normal, o valor recebido de hora-extra em feriado e o percentual que deverá receber de insalubridade. Marque a opção correta:
R: Se Pedro tem um salário de R$ 1.100,00, divido por 220 horas/mês (44x5 semanas), chegará ao resultado de 5 reais, ou seja, valor que Pedro recebe por hora normal trabalhada. Assim ficam os demais cálculos de horas-extras:
·         HE 50% = 5x10 horas=50x50% = 75 reais;
·         HE 100% = 5x5 horas=25x100% =50 reais.
O percentual de insalubridade grau máximo corresponde a 40% de acréscimo sobre o salário base.
A resposta correta é: 5 reais, 75 reais de hora extra 50%, 50 reais de HE 100%, insalubridade 40% sobre o salário base.
3 - No que se refere aos acréscimos da remuneração ocasionados pelos adicionais, infere o art.193 da CLT, que “o adicional de periculosidade é devido ao empregado que presta serviços em contato permanente com explosivos ou inflamáveis”. Sabe-se que, além do adicional de periculosidade, existem outros que acrescem na remuneração do trabalhador.
BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho. Adicional de transferência. Art. 193. 
Analise as opções que caracterizam o adicional noturno, assinalando (V) para verdadeiro e (F) para falso. 
(   ) O adicional de trabalho noturno é devido para quem trabalha entre 22h e 5h do dia seguinte.
(   ) A hora do adicional noturno tem 53 minutos e meio.
(   ) Se o trabalhador recebe 10 reais a hora diurna, ao trabalhar no período noturno, receberá 12 reais a hora trabalhada. 
Agora, seleciona a sequência correta.
R: A primeira afirmativa I é verdadeira porque o período noturno está entre 22h e 05h do dia seguinte, então se o trabalhador laborar nesse período, receberá o adicional noturno. A segunda afirmativa é falsa porque a hora noturna tem 52 minutos e 30 segundos. A terceira afirmativa é verdadeira porque, sobre a hora trabalhada no período noturno, o trabalhador irá receber um adicional de 20% sobre a hora diurna, além da hora ser reduzida, para 52m e 30s.
A resposta correta é: V – F – V.
4 - As diárias de viagem geralmente são pagas para trabalhadores que exercem suas atividades externas na empresa e necessitam viajar constantemente. Servem para suprir despesas decorrentes do contrato de trabalho.
Ainda no que se refere nas diárias de viagem, analise as opções a seguir, assinalando (V) para verdadeiro e (F) para falso. 
(   ) São ressarcimentos de despesas com transporte, alojamento e alimentação, decorrentes do trabalho.
(   ) Caso o valor das diárias exceda em 50% do salário base, passam a ser consideradas salário recaindo encargos sociais sobre os valores pagos.
(   ) Diárias e ajuda de custo referem-se ao mesmo adicional, sendo pagas numa única parcela.
Agora, assinale a sequência correta.
R: A primeira afirmativa é verdadeira porque, se o trabalhador necessitar viajar para cumprir com seu contrato, receberá uma diária que supra os gastos de refeições, hotéis e passagens, decorrentes do seu trabalho externamente. A segunda afirmativa é falsa porque, ao viajar frequentemente, receberá um valor que não tem limite nem integra a remuneração,. E, por último, a terceira afirmativa é falsa porque diárias suprem despesas corriqueiras de trabalho e a ajuda de custo geralmente é concedida para pagar despesas decorrentes de transferência de domicílio por necessidade do trabalho, eventos profissionais ou visita a clientes externos, conforme art. 457 da CLT. Portanto, diárias são pagas mensalmente conforme as viagens e a ajuda de custo é paga numa única parcela. Esta última não tem natureza salarial, independentemente do valor pago, por se tratar de verba indenizatória. 
A resposta correta é: V – F – F.
5 - A área de RH tem um papel preponderante na manutenção, controle e correção da folha de pagamento, para que os adicionais sejam pagos devidamente aos trabalhadores que têm direito a esses acréscimos.
Assinale a afirmativa correta a seguir, observando os tipos de adicionais a que o trabalhador tem direito.
R: A área de Recursos Humanos tem papel importante e é responsável pela manutenção e controles referentes a folha de pagamento, portanto, estar atentos para que os pagamentos dos adicionais de periculosidade, insalubridade e adicional noturno sejam corretos. Eles demandam cálculos incidentes diferentes sobre os tipos de adicional, pois as quantidades de horas para cada colaborador não é igual, é relativa a um período diferente e tem as suas particularidades. Lembrando que o percentual sobre o salário para periculosidade é 30%; e para a insalubridade, deverá atentar o nível a que o trabalhador está exposto, se baixo, médio ou alto. Para calcular o adicional noturno é preciso que verificar a quantidade de horas e o percentual incidente é de 20%.
A resposta correta é: Adicional de periculosidade, adicional de insalubridade e adicional noturno.

Continue navegando