Buscar

Atividade Embriologia - Teratoma

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Embriologia 2
1. Pesquise o que são teratomas.
O teratoma é um tumor de células germinativas, embrionárias. Ao alcançar um órgão, desenvolvem-se de forma específica em cada um, após serem estimulados. Aproximadamente 90% dos casos são benignos e, casos que se tornam malignos são chamados de teratocarcinomas. Geralmente se desenvolvem no cóccix, nos ovários e nos testículos, podendo também ser encontrados no abdômen, mediastino, sistema nervoso central e pelve.
2. Qual a relação dos teratomas com a gastrulação? O que caracterizam esse tumores?
Na gastrulação as células embrionárias sofrem um rearranjo, originando a gástrula, em que o plano corporal do indivíduo é definido, tendo a formação de folhetos embrionários. Para que o processo siga, basicamente, há proliferação celular e diferenciação em células/tecidos específicos posteriormente.
No caso dos teratomas, como são tumores de células germinativas, são indiferenciados. Dessa forma, também podem se transformar em qualquer tipo de tecido, tendo em seu interior dentes, ossos, unhas, cabelos, etc. Logo, um agrupamento ou uma proliferação anormal de células germinativas dão origem aos teratomas. Essa diferenciação variada é uma característica marcante desse tipo de tumor.

Continue navegando