Buscar

Cheque (Títulos de Crédito)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Cheque
Conceito.
Ordem de pagamento à vista emitida contra um banco em razão de fundos que a pessoa (emitente) tem naquela instituição financeira. Tem modelo vinculado e segue os padrões fixados pelo banco central.
Requisitos.
a. expressão do cheque
b. uma ordem incondicional de pagamento de quantia determinada 
c. o nome da instituição financeira contra quem foi emitido (sacado)
d. data do saque
e. o lugar do saque ou a menção de um lugar junto ao nome do emitente
f. assinatura do próprio emitente (também chamado de sacador)
Art 12. a indicação do valor é feita em algarismos e também por extenso , se houver divergência, prevalece o valor por extenso.
Endosso.
“à ordem” é transmissível pode ordem de endosso
“não à ordem” é transmissível por cessão civil 
Não tem limites de endosso que nele pode ser feito
Quando possuírem valor NÃO superior a 100,00 podem ser emitidos ao portador, acima desse valor deverão ser emitidos nominalmente.
Aval.
Art. 29 O pagamento do cheque pode ser garantido, no todo ou em parte, por aval prestado por terceiro, exceto o sacado, ou mesmo por signatário do título.
Espécies de cheque.
 a. Cruzado: é muito utilizado na praxe comercial e consiste na aposição de dois traços transversais e paralelos no anverso do título. Só pode ser pago a um banco ou a um cliente do banco. A utilidade do cruzamento é reduzida pela obrigatoriedade de na forma nominal o cheque ser superior a 100,00.
Pode ser feito em preto (cruzamento especial, além dos traços também é colocado o nome, número, e o banco) o ou em branco (também chamado de cruzamento geral)
b. Visado: aquele que o banco confirmar mediante assinatura no verso, a existência de fundos para o pagamento do valor. Somente pode receber o visto do banco o cheque nominativo que ainda não tiver sido endossado. Após visar o cheque o banco garante que ele tem fundos e assegura o seu pagamento durante o prazo de apresentação.
c. Administrativo: é aquele emitido por um banco contra ele mesmo, para ser liquidado em uma das agências. O banco é ao mesmo tempo emitente e sacado.
d. Cheque para ser creditado em conta: o sacado não pagar em dinheiro, o banco sacado deve proceder ao pagamento do cheque por meio de lançamento contábil.
Contagem da Prescrição.
Art . 59 Prescrevem em 6 (seis) meses, contados da expiração do prazo de apresentação, a ação que o art. 47 desta Lei assegura ao portador.
Art . 33 O cheque deve ser apresentado para pagamento, a contar do dia da emissão, no prazo de 30 (trinta) dias, quando emitido no lugar onde houver de ser pago; e de 60 (sessenta) dias, quando emitido em outro lugar do País ou no exterior.
Sustação.
O pagamento de determinado cheque pode ser “sustado”pelo emitente em dois casos:
Art. 35 O emitente do cheque pagável no Brasil pode revogá-lo, mercê de contra-ordem dada por aviso epistolar, ou por via judicial ou extrajudicial, com as razões motivadoras do ato.
Art. 36 Mesmo durante o prazo de apresentação, o emitente e o portador legitimado podem fazer sustar o pagamento, manifestando ao sacado, por escrito, oposição fundada em relevante razão de direito.