Buscar

Educação de Jovens e Adultos - Prova Final Discursiva

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Educação de Jovens e Adultos 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial 
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Paulo Freire, diante da realidade educacional brasileira, dos incontáveis brasileiros sem vez e sem voz, tomou posição e uma das iniciativas foi a elaboração e a aplicação de um método de alfabetização de adultos. Apresente algumas considerações que retratem o método idealizado por este destacável educador brasileiro.
	Resposta Esperada:
É um método voltado à alfabetização de pessoas que não foram alfabetizadas em idade própria.
Sua preocupação era transcender as letras, formar consciência e alcançar a dignidade humana tendo por base a educação.
O trabalho partia de temas geradores que contemplassem uma relação direta com a vivência dos alunos, que transcendessem o uso de cartilhas estruturadas para o mundo infantil.
O método visava promover a educação nas pessoas, um aprendizado para atendimento às necessidades da atualidade.
Ele era organizado em três etapas distintas: a investigação, a tematização e a problematização.
Por meio dos círculos de cultura, ele levantava as palavras do cotidiano que integravam o universo dos alunos. Com essas palavras geradoras, promovia o debate, e nesta relação de diálogo e conscientização, fazia acontecer a real alfabetização.
	2.
	A educação corresponde a toda modalidade de influências e inter-relações que convergem para a formação de traços de personalidade social e do caráter, implicando uma concepção de mundo, ideais, valores e modos de agir, que se traduzem em convicções ideológicas, morais, políticas e princípios de ação frente a situações reais e desafios da vida prática. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Disserte sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil e a Educação Não Formal.
	Resposta Esperada:
- A educação oferecida nas escolas de educação básica é caracterizada como uma educação formal; é uma educação sistemática.
- A educação não formal se apresenta como o conjunto de processos, meios e instituições específicas e diferenciadamente concebidos em função de objetivos explícitos de formação ou instrução não diretamente voltados à certificação/validação dos títulos próprios do sistema educacional regular/formal. Suas manifestações e atuação se dão em virtude de aspectos não atendidos pela educação formal.
- A História da Educação de Jovens e Adultos no Brasil revela que a Educação se constituiu, enquanto parte de um projeto de transformação social, nos espaços de educação não formal.
- Desde o início do século XX, promoveu diversas experiências educacionais coerentes com o projeto político que buscavam construir. A educação, portanto, foi compreendida não apenas como alternativa à educação formal (escolar), mas como a possibilidade de conceber um projeto pedagógico correspondente ao projeto societário em construção.
Parte inferior do formulário

Continue navegando