Buscar

O que é história, fontes históricas e contagem do tempo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é História, Fontes Históricas e Contagem 
do Tempo
O que é história: é a ciência que estuda os seres humanos através do tempo e do espaço. 
Uma nova história: acontecem em diferentes ritmos, seriam a curta duração (o acontecimento), a média duração (a conjuntura) e a longa duração (estrutura). Quer dizer que certos acontecimentos só ocorrem de determinada forma porque estão localizados em um período com características específicas.
Por exemplo, o tráfico negreiro é o acontecimento e a colonização baseada no sistema escravista é a conjuntura.
As fontes históricas: o trabalho do historiador é semelhante ao de um detetive. Ambos buscam evidências para entender e analisar o que aconteceu. São buscados registros deixados pela sociedade, podendo ser materiais ou imateriais, chamados de fontes. 
Fontes escritas: mais tradicionais, são cartas, jornais, revistas, diários, atas, livros, certidões de nascimento e óbito, processos criminais, manifestos, manuais, entre outros.
Fontes materiais: são exemplos, monumentos, utensílios, ferramentas de trabalho, moedas, fósseis, vestimentas, moradias e meios de transporte.
Fontes iconográficas: arte produzida por cada grupo social pode revelar muito sobre a forma como se expressavam, viviam e pensavam. Pinturas e fotografias são exemplos desse tipo de fonte.
Fontes orais: ouvir e interpretar informações que podem ser transmitidas pela fala, como experiências pessoais, cantos, lendas e orações permitem entender o passado por meio de memórias individuais e coletivas.
Contagem do tempo: Os maias, por exemplo, apesar de seguirem o calendário solar com 365 dias, também possuíam um calendário religioso de 260 dias. Os mulçumanos que estabeleceram o ano 1 de sua contagem na ocasião da fuga de Maomé da Meca para Medina, essa data corresponde ao ano 622 d.C.
O calendário utilizado atualmente tem origem romana, originalmente era organizado com base nas fases da lua e durava 354 dias. As estações começaram a se embaralhar, então Júlio César, ordenou uma reforma. As reelaborações se baseiam no calendário egipcio, que possuíam 365 dias. No final do ano, faltavam 6 horas para que a terra desse uma volta completa ao redor do sol, assim, foi criado o ano bissexto.
Medidas de tempo: 
· milênio: 1000 anos;
· século: 100 anos (representado por algarismos romanos);
· década: 10 anos;
Para identificar em qual século está localizado determinado ano, basta identificar os dois primeiros algarismos do ano e somar mais um:
1789 → 17 + 1 = 18 (século XVIII)

Continue navegando