Buscar

Desenho de Observação - A1 - Design Gráfico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Guilherme Pereira de Resende
O contraste e o fundo podem ser utilizados em uma obra para realçar aspectos da cena retratada ou conduzir alguma interpretação subjetiva. É mais fácil de se identificar uma imagem quando ela é diferente do que a acompanha, como o fundo, que muitas vezes, serve somente de suporte para a figura em primeiro plano. O fundo, nestes casos, se torna menos importante que a imagem principal. Entretanto, há situações em que figura e fundo se confundem se entrelaçam e, por vezes, ganham nova significação.
Na pintura do quadro Mona Lisa, por Leonardo Da Vinci, o que está em evidência são as mãos, o busto e o rosto. O cabelo e as roupas estão em tons bem mais escuros que o resto da imagem, deixando aquelas partes em destaque. Para dar ainda mais ênfase, o fundo ainda direciona o observador para os locais desejados, como a linha dos olhos. Assim, vemos que o fundo e o contraste nesta imagem funcionam para direcionar o olhar do observador para certo ponto.
Na figura do vaso, “Vaso de Rubin”, o contraste é utilizado dando uma nova significação para imagem. Ora privilegiando a figura, ora privilegiando o fundo. São dois sentidos, duas percepções se intercalando. “O homem, ao perceber uma forma, considera o seu todo, não atentando-se para cada um de seus componentes”, conforme a psicologia da forma. Se focarmos nossa atenção na imagem em branco, vemos um vaso ao centro. Mas se olharmos para o preto da figura, vemos dois rostos de perfil se olhando.

Continue navegando