Buscar

TOMADAS INDUSTRIAIS

Prévia do material em texto

Tomada industrial, características e aplicações.
Você sabe o que são as tomadas e plugues industriais? Por que as tomadas industriais têm cores diferentes?
Plugues e Tomadas industriais
Muitos de vocês já devem ter visto plugue e tomada industrial em algum comércio ou em pequenas fábricas, e para quem não conhece os plugues e tomadas industriais, na imagem abaixo temos plugues e tomadas industriais de 16A e 32A.
A principal característica dos plugues e tomadas industriais é que são feitas para trabalhar com correntes maiores.
Os plugues e tomadas industriais são utilizados em várias áreas da industria e em diversas máquinas como por exemplo, furadeiras de bancada, fresas, esteiras, tornos etc.
Nos plugues e tomadas para uso residencial existem tomadas de 10A e 20A, já no caso dos plugues e tomadas industriais estes valores podem ser de 16A até 125A. Uma outra diferença é que as tomadas industriais seguem outra norma. Enquanto as tomadas residenciais têm a NBR14136, as industriais tem a norma NBR IEC60390.
Segundo a NR10, as partes vivas dos componentes têm que estar mais protegidos possíveis, ou seja, essas tomadas atendem este quesito de norma. 
Além disso, essas tomadas também seguem outra exigência importante da norma NBR IEC 60309, que exige que todo este material plástico das tomadas seja antichama.
Outro diferencial importante de algumas tomadas e plugues industriais, é que a norma exige que apenas as partes plásticas com contato direto com as partes energizadas sejam de material antichama, mas para uma maior segurança, toda parte plástica da tomada e plugue são fabricadas com material antichama.
A maior ferramenta de segurança implantada pela NR10 é o “direito de recusa”.
O direito de recusa é a ferramenta legal que o trabalhador tem para não executar atividades em que não tenham sido tomadas as medidas necessárias que garantam segurança do mesmo no decorrer dos serviços e atividades.
O Avanço na redução dos índices de acidentes e de mortes, decorrentes dos acidentes envolvendo eletricidade, é a maior prova da efetividade da NR10, além de demonstrar o compromisso que as empresas tem assumido junto aos órgãos regulamentares e ao ministério do trabalho para reduzir os acidentes e cada vez mais garantir a melhoria na qualidade de vida de seus funcionários.
Cores diferentes
As tomadas e plugues têm cores diferentes de acordo com a tensão de instalação. Geralmente nas cores azul e vermelha, onde a cor azul é para 220V e vermelha é para 380V.
Esta é uma das solicitações da norma com relação a segurança, um plugue vermelho jamais vai acoplar em uma tomada azul, pois a posição horária como já foi mostrada vai ser diferente.
De acordo com a corrente elétrica de utilização, o tamanho da tomada também muda para evitar o encaixe em uma tomada de corrente diferente. Observe na imagem abaixo que um plugue de 16A é menor que o plugue de 32A.
Independente do fabricante, estas tomadas e plugues seguem uma norma internacional. Então, um plugue de tensão certa e corrente certa vai encaixar em uma tomada de outro fabricante, justamente por seguir a norma.
220V residencial e 220V industrial
Existe diferença do 220V residencial para o 220V industrial? A confusão que se dá com relação ao 220V é porque existem dois tipos de tensão 220V. 
Uma é a tensão 220V fase e fase que tem o nome de tensão de linha, e a outra é a tensão 220V fase e neutro que tem o nome de tensão de fase.
As tensões de distribuição secundárias sempre são fornecidas em dois valores, a tensão de linha e a tensão de fase. A tensão de linha é a medição realizada em um sistema trifásico entre duas fases. Já na tensão de fase, a medição é realizada entre a fase e o ponto de neutro.
Um aparelho que funciona em 220V vai funcionar tanto em 220V fase e fase quanto 220V fase e neutro. 
Mas é importante informar que alguns aparelhos 220V são trifásicos, ou seja, precisam de 3 fases para funcionar e geralmente são de uso industrial.
Um exemplo de equipamento industrial que utiliza 220V trifásicos é o motor de 6 pontas trifásico.(HENRIQUE MATTEDE, 2014)
bibiografia
HENRIQUE MATTEDE. Tomada industrial, características e aplicações. Disponível em: <https://www.mundodaeletrica.com.br/tomada-industrial-caracteristicas-e-aplicacoes/>. Acesso em: 23 maio. 2021.

Continue navegando