Buscar

ANOTAÇÕES AQI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANOTAÇÕES
AULA 05
· ESPECTROSCOPIA DE ABSORÇÃO
Quando a radiação passa através de uma camada de um sólido, seja líquido ou gás, certas frequências podem ser removidas por absorção, o qual a energia eletromagnética é transferida para os íons ou as moléculas que compõem a amostra. Na espectroscopia de absorção, a molécula pode absorver em IV, visível ou UV. Já a espectroscopia óptica, reflete aos níveis do visível, o ultravioleta e o infravermelho também são considerados na espectroscopia óptica por possuírem características parecidas. Sendo assim, a espectroscopia óptica consiste na interação entre a radiação eletromagnética e a matéria do estado sólido, líquido ou gás. Essa interação acontece pela absorção da luz que pode ser detectada e quantificada. A parte mais importante da análise é a intensidade absorvida.
Vantagens da instrumentação: boa sensibilidade, baixo custo de análise, fácil operação, equipamentos robustos e muitas vezes o equipamento é de porte pequeno, chegando até a ser portátil. 
Em uma certa fonte, a radiação passa pelo seletor de comprimento de onda para conseguir isolar a banda de radiação de interesse que será analisada. A radiação selecionada atravessa a amostra e a radiação se transmite para ser detectada, à medida que o sinal é detectado a leitura é processada. 
A espectrofotometria no ultravioleta e no visível tem diversas aplicações, principalmente na identificação de grupos orgânicos cromóforos e íons de metais de transição, absorvendo a radiação nos comprimentos de onda do UV-vis. Instrumentação: Fonte de luz – composta por uma lâmpada de deutério, que emite radiação UV e a lâmpada de tungstênio responsável pela luz visível; Monocromador – dispositivo eletrônico que transformam a luz incidida em vários comprimentos de onda em um único comprimento de onda, isto é, luz monocromática; Detector – dispositivo que detecta a fração de luz passou pela amostra e transfere para o visor e para o computador acoplado ao aparelho; Cubeta/Recipiente – utensílio utilizado para conter o material que será analisado. Constituído de vidro, sílica ou plástico. A instrumentação nesta espectrofotometria pode ocorrer de duas formas, com feixe único, ou com feixe duplo. O feixe único costuma ser mais simples e de menor custo, sendo mais adequado para medidas quantitativas de absorção em um único comprimento de onda. Já os instrumentos de feixe duplo, oferecem a vantagem de compensar quaisquer flutuações rápidas na saída radiante da fonte. O procedimento para análise segue alguns passos, sendo eles: Seleção do Comprimento de Onda – As medidas de absorbância são feitas em comprimentos de onda que correspondem ao máximo de absorbância pois a variação em absorbância por unidade de concentração é mais alta neste ponto. Pode-se ocorrer uma varredura afim de determinar o ponto máximo. Variáveis que influenciam a absorbância – As variáveis, efeito e solvente, temperatura ou até mesmo outras substâncias presentes amostra devem ter seus efeitos conhecidos e as condições à análise, escolhidas de maneira que a absorbância não seja afetada. Relação entre absorbância e concentração – Os padrões de calibração para uma análise espectrofotométrica devem ser os mais semelhantes possíveis em relação á composição global das amostras verdadeiras e devem abranger uma faixa razoável de concentrações do analito. A quantificação do analito pode ser feita pela lei de Lambert-Beer a qual diz quantitativamente como a grandeza da absorção (medida pela atenuação da radiação eletromagnética incidente) depende da concentração das moléculas e da extensão do caminho sobre o qual ocorre a absorção, quanto maior o caminho, mais a radiação irá interagir com as espécies presentes, mais irá absorver. Outras aplicações da espectrofotometria UV-vis: Analitos orgânicos, como compostos nitrogenados, fármacos, fenóis, gorduras. E, analitos inorgânicos, como íons de fosfato, nitrato e sulfato, amônia e elementos metálicos em geral, formados como complexo. 
· AULA 08
· ESPECTROMETRIA DE MASSAS
Thomson determina a razão massa/carga elétron no fim de 1890, posteriormente, estuda os espectros de massas de gases atmosféricos e demonstra a existência de isótopos em 1912/1913. Em seguida, 1922, Aston recebe o Prêmio Nobel de Química pela descoberta por meio de uma espectrometria de massa, de isótopos de muitos elementos não radioativos. Por fim, em 2002, Fenn juntamente com Tanaka recebe o Prêmio Nobel de Química por desenvolver métodos de análise espectrofotométrica de massas das moléculas biológicas.
Na espectrometria de massas não há envolvimento de interação da luz com a matéria, porém é uma ferramenta muito importante para identificar compostos desconhecidos. O princípio básico da espectrometria de massas (MS) é a geração de íons de compostos inorgânicos ou orgânicos, separar estes íons de acordo com sua razão massa/carga (m/z) e detectá-los tanto quantitativamente como qualitativamente.
Os objetivos dessa técnica, normalmente, são: caracterizar os átomos e as moléculas por medidas da razão massa/carga de seus íons; identificar compostos desconhecidos; qualificar os compostos conhecidos e auxiliar na elucidação de estruturas moleculares.
Os componentes básicos para um espectrômetro de massas são a fonte de ionização, o analisador de massa e o detector. A ionização é realizada aplicando energia térmica ou elétrica: impacto de elétrons, ionização química e ionização por Electrospray (ESI). Depois da ionização da massa, o feixe de íons é acelerado por um campo elétrico para então entrar no analisador de massa, a região do espectrômetro de massa é onde os íons são separados de acordo com suas respectivas razões massa/carga. Estes analisadores podem ser quadrupolar (quatro hastes metálicas cilíndricas que são os filtros para as massas) ou de por tempo de voo (também conhecido como TOF, é onde os fragmentos são acelerados com velocidades diferentes pela diferença de potencial. Os íons com massa/carga menores chegam ao detector mais rapidamente do que aqueles que possuem massa/carga mais alta), entre outros analisadores.
O íon molecular geralmente é o de maior razão massa/carga e o íon base, por sua vez, é o fragmento mais abundante e característico da amostra. As dificuldades de interpretação do experimento são: determinar o pico do íon molecular; determinar o fragmento que corresponde ao íon base; os picos com mesma razão m/z para diferentes compostos numa mesma amostra. 
· ESPECTOFOTÔMETRO
Neste aparelho há duas lâmpadas, as quais uma emite luz no ultravioleta e a outra emite luz visível de todas as cores, quando a luz atravessa uma substância, dependendo do tipo, ela pode absorver um pouco de luz. As substâncias são colocadas no aparelho em cubetas e estas devem ser seguradas apenas nas partes foscas, uma vez que o outro lado deve ser posicionado na direção dos feixes de luz. Antes de tudo, é preciso fazer o branco do aparelho, isto é, fazer com que ele desconte absorção de luz proveniente da cubeta ou do solvente utilizado. Para isso, coloca-se a água destilada em uma cubeta e coloca-se a cubeta bem limpa no aparelho, no computador, manda-se o aparelho varrer todos os comprimentos de onda os quais ele irá atribuir um valor de zero.

Continue navegando