Buscar

N1 - Diagnostico Organizacional - Vanessa Leite

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Matéria: Diagnóstico Organizacional
Aluna: Vanessa Leite
Matrícula: 2020301491
A empresa brasileira Embraer iniciou uma negociação com a gigante americana Boeing, líder na comercialização de aviação comercial e maior fabricante mundial de aeronaves militares e satélites. A negociação teve como objetivo a fusão entre as empresas, com a aquisição de 80% do capital da Embraer pela Boeing e resultou na criação de uma terceira empresa, a Boeing Brasil Commercial. Considerando a fusão, precisamos responder à seguinte situação-problema: como analisar o ambiente organizacional em uma empresa criada recentemente?
 A análise de ambiente é um esforço organizado e dirigido ao conhecimento que se tem do funcionamento da corporação, de maneira que se busque melhorar o desempenho de todos os fatores inerentes ao negócio (pessoas, produtos e/ou serviços, relações mercadológicas, estrutura organizacional, ordem financeira, entre outros). Logo, para uma empresa criada recentemente, neste caso uma fusão entre empresas, o ideal é fazer uma análise do ambiente e o impacto que isso vai gerar, tanto na vida de funcionários quanto dos consumidores. Considerando os fatores político-econômicos dos países envolvidos, a influência da cultura organizacional que havia antes e como fundir isso também, para que os funcionários, a produção e financeiro da empresa não seja negativamente impactado.
Após essa reflexão, responda ao seguinte questionamento: diante dos desafios e novas perspectivas que a Boeing Brasil Commercial terá pela frente, quais variáveis que influenciarão a nova organização, relacionadas aos ambientes externo e interno? Cite, pelo menos, três exemplos para cada um dos ambientes.
Externo: política, econômica, estrutural, a burocracia para liberação de construção de aviões, no reconhecimento da marca, recursos e tecnologia.
Interno: cultura organizacional, produtividade, burocracia interna, necessidade de mercado, fusão de cultura, isso pode agregar, mas pode também ser uma relação difícil inicialmente.

Continue navegando