Buscar

Materiais de Construção II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME: YASMIN APARECIDA DOS SANTOS MACHADO
MATRÍCULA: 20141107043
Patologias em alvenarias de vedação vertical.
 
 As falhas na execução da alvenaria estrutural é um dos principais motivos de
surgimento de patologias, é preciso que se tenha uma boa mão de obra, qualidade dos materiais e uma fiscalização adequada do serviço para que não ocorram imprevistos no decorrer da construção. Algumas falhas patológicas são muito comuns nesse sistema construtivo como:
Resumo
A alvenaria estrutural está sendo um sistema construtivo bastante empregado no Brasil, principalmente com o incentivo que o governo está oferecendo com campanhas de habitação popular. Porém, apesar de ser um sistema construtivo bastante antigo, nota-se certa dificuldade dos profissionais que executam esse tipo de estrutura, que se evidenciam pela presença de várias falhas construtivas que se observam na obra durante a fase de elevação da alvenaria. Este trabalho tem como objetivo geral apontar os principais erros normalmente encontrados na fase de execução da alvenaria estrutural a partir de um levantamento de campo, comparando com os critérios de aceitabilidade descritos pela literatura nacional. Foi realizado um levantamento de campo numa empresa que atua Rio de Janeiro executando prédios residenciais em alvenaria estrutural, onde, de posse desses dados, será feita uma análise geral de quais erros executivos são mais incidentes na etapa de elevação das alvenarias, discutindo-se também as possíveis causas de tais ocorrências. Dentre os erros encontrados no levantamento, os mais ocorrentes foram os desaprumos na alvenaria, erros de paginação com a utilização de blocos quebrados, o não preenchimento de diversas juntas com a argamassa e a falta de padronização quanto às espessuras dessas juntas. Uma medida importante que pode ser tomada para amenizar a maioria desses erros é utilização de ferramentas adequadas e padronizadas e o emprego de mão-de-obra qualificada e preparada para esse tipo específico de sistema construtivo.
· Falhas construtivas 
Nota-se um número considerável de falhas executivas na alvenaria estrutural, sendo a maioria delas provenientes da falta de orientação, conhecimento ou de acompanhamento. Essas falhas, além de geralmente colocarem toda a qualidade do processo em risco, comprometem a economia que se esperava com a utilização da alvenaria estrutural. São citados abaixo os principais erros encontrados na fase executiva da alvenaria estrutural. 
· Espessura e preenchimento das juntas
Uma falha muito frequente é a variação e o preenchimento incompleto e irregular das juntas de argamassas na alvenaria estrutural. Segundo Roman et al (sem data), o não preenchimento das juntas verticais tem pequeno efeito na resistência à compressão, mas afeta a resistência à flexão e ao cisalhamento da parede, afetando também a deformabilidade das paredes, principalmente em prédios de maior altura (mais de 5 pavimentos). Com relação ao preenchimento inadequado das juntas horizontais, esse procedimento leva à diminuição da resistência à compressão da alvenaria.
· Desaprumo
Nos casos em que o prumo de uma parede não é mantido, além de aparecem excentricidades nesta parede, o que acarretará uma redução da resistência à compressão da alvenaria, ainda tem-se um gasto maior nas etapas sucessoras, onde será feita a “correção” pelo incremento na espessura do revestimento.
· Rasgos em paredes
Os cuidados com as instalações elétricas em alvenaria estrutural são fundamentais para o desempenho adequado da mesma. Deve-se evitar que sejam efetuados rasgos posteriores, que causam desperdício e redução na resistência da alvenaria, podendo comprometer seriamente o desempenho desta. 
· Grauteamento incorreto
 Quando o grauteamento não é realizado corretamente, podem surgir pontos falhos na alvenaria, que não só são difíceis de detectar, como enfraquecerá um ponto que foi considerado reforçado pelo projetista. 
· Ausência de ferramentas inadequadas
 A utilização de ferramentas adequadas à produção da alvenaria serve tanto para dar mais agilidade na execução do serviço, como também para que o serviço seja executado com qualidade, onde estarão sendo garantidos, por exemplo, os prumos e manuseio correto dos materiais.

Continue navegando