Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA Fundamentos de Química Medicinal

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA: FUNDAMENTOS DE QUÍMICA MEDICINAL - 20211.B 
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: 
	MATRÍCULA: 01338147
	CURSO: FÁRMACIA
	POLO: DORÓTEIAS FORTALEZA
Estudo de caso 
Uma mulher foi ao médico queixando-se de dor de garganta, dor de ouvido e febre intensa. Após ser diagnosticada com amigdalite, o médico prescreveu amoxicilina 500mg + clavulanato de potássio 125 mg. De acordo com o caso, responda as perguntas abaixo: 
1. Qual a (s) classe (s) de medicamento (s) faz (em) parte a amoxicilina e o clavulanato? 
A amoxilina e o clavulanato fazem p arte dos β -lactâmicos, sendo agentes antibacterianos que inibem irreversivelmente a enzima transpetidase, que catalisa a reação de transpeptidação entre as cadeias de peptideoglicana da parede celular bacteriana. A atividade desta enzima leva à formação de ligações cruzadas entre as cadeias peptídicas da estrutura peptideoglicana, que conferem à parede celular uma estrutura rígida importante para a proteção da célula bacteriana contra a s variações osmóticas do meio. 
2. Qual o mecanismo de ação de cada um deles? Explique. 
A amoxicilina inibe a divisão celular e o crescimento, produz lise e elongação de bactérias sensíveis, em particular as que se dividem rapidamente, que são, em maior grau, a ação das penicilinas. Tem rápida ação bactericida e perfil de segurança de uma penicilina.
Clavulanato de potássio é um fármaco que age inibindo a ação das beta-lactamases que são enzimas responsáveis pela perda de ação de algumas classes de antibióticos.
3. Cite os principais derivados penicilínicos, correlacionando suas modificações estruturais e sua atividade farmacológica. 
O uso concomitante de amoxicilina e clavulanato de potássio pode resultar em um aumento e prolongamento dos níveis de amoxicilina no sangue, mas não do ácido clavulânico; portanto, não é recomendado. A administração concomitante de alopurinol e ampicilina aumenta consideravelmente a incidência de rash em pacientes recebendo ambas as drogas se comparados a pacientes recebendo somente ampicilina. 
	
4. Explique porque o clavulanato de potássio foi associado ao tratamento, e não apenas a amoxicilina. 
É exatamente essa associação com o clavulanato de potássio que protege a amoxicilina da degradação das enzimas betalactamases, estendendo de forma efetiva o espectro desse antibiótico, já que abrange muitos micro-organismos normalmente resistentes aos antibióticos betalactâmicos.

Continue navegando