Buscar

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA - ATIVIDADE 1

Prévia do material em texto

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
Unidade 1
Atividade 1 (A1)
A miscigenação brasileira vem basicamente de três raças: índios, negros e brancos. No contato entre os três, por razões diversas, os brancos (portugueses) ocupavam posição de destaque. A partir dessa configuração, e com a chegada de europeus de outros países, além de japoneses, a identidade brasileira foi sendo construída. 
Alimentação, religião, dança, música, hábitos comportamentais e valores que temos ainda hoje têm origem nessa época. 
Nossa história e nossa cultura são ricas. Desde sua descoberta, até os dias de hoje! 
Identifique os principais elementos de nossa cultura e de que etnia eles são originários. 
Identifique também os conflitos e convergências entre eles e sua presença no nosso cotidiano.
Resposta:
O Brasil é um país muito plural e a miscigenação é muito evidente. No simples ato de sairmos para caminhar, é possível notar pessoas com diversas características de diferentes partes do mundo. Essa mistura de etnias deve-se a forma que o nosso país foi colonizado. Diferentes povos estrangeiros imigraram e emigraram no Brasil, e esse foi um dos motivos na qual hoje temos um país plural, etnicamente falando. 
É importante ressaltar que por o Brasil ter sido descoberto e colonizado pelos portugueses, dentro do contexto histórico, também favoreceu para sua base ser diversificada. Podemos falar que o Brasil tem como influência cultural, três povos: os nativos (índios), os portugueses (europeus colonizadores) e os africanos.
No que tange à miscigenação brasileira, junto com ela também surge uma diversidade cultural, pois, os grupos étnicos buscam manter, preservar e repassar a herança cultural do seu povo. A identidade do nosso povo não provém de uma única etnia, mas sim da diversidade delas aqui presente. 
Abordando sobre os conflitos, haviam justamente pela forma que o Brasil foi colonizado. Os europeus eram tratados como os superiores, enquanto os nativos já presentes e os pretos que foram trazidos da África, eram os menosprezados, pois eram explorados e escravizados na exploração das riquezas do Brasil. 
Eles não se consideravam brasileiros, pois não pertenciam a esse país, porém, quando as raças foram se misturaram, surgiram os mestiços, que os chamamos de mulatos, cafuzos e mamelucos. A partir de então, esses começaram a se sentir propriamente brasileiros. 
Nota-se a diversidade de cores e raças, religiões, costumes, idiomas, alimentação e hábitos. Podemos usar de exemplo lugares no sul do país que o destaca-se por comportar um grande número de pessoas mais brancas, loiras e olhos claros, recorrente aos seus grupos colonizadores. Muitos descendentes de europeus, como italianos, alemães. Em paralelo a isso, temo a região norte, onde podemos ressaltar pessoas que possuem mais características indígenas, cabelos lisos e uma pele mais escura. 
Conclui-se que o Brasil é um país plural, desde a sua base colonial até os dias atuais. Houveram conflitos étnicos durante o processo da miscigenação e alguns, infelizmente, perduram até a atualidade. Podemos então dizer que somos um povo mestiço.

Continue navegando