Buscar

Portfólio Ciclo 3- Psicologia do Desenvolvimento e Ed de crianças, jovens e adultos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CLARETIANO – REDE DE EDUCAÇÃO 
DANIELE MONTEIRO DA SILVA OLIVEIRA ADAMUCCI
RA: 8137622
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS
PORTFÓLIO - CICLO 3
MARINGÁ – PARANÁ
2021
1. R: O currículo na Educação Infantil segundo a obra Fundamentos da Educação Infantil, especificamente a Unidade 3, deve ser pensado de forma clara, levando em consideração a criança como sujeito do seu processo educacional. É um documento que deve ser planejado com base na observação e reflexão do dia-a-dia infantil e o seu meio social. É de extrema importância que o currículo seja projetado de maneira a garantir a interação entre as crianças, tornando-as ativas e com direitos próprios. Contribui também para o desenvolvimento das capacidades humanas (cognitivas, motriz, de linguagem, de relação interpessoal, de equilíbrio pessoal), beneficia a aprendizagem de saberes culturais que contribuem para o conhecimento do mundo ao seu redor. A equipe pedagógica escolhe um estilo de organização, propondo objetivos que julga mais importantes, ordenando um discurso que oriente as rotas para a concretização do currículo para as crianças. A proposta pedagógica expressa a identidade da escola. 
	Para a BNCC, a primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil é o início do processo educacional. O documento expõe que o educar e o brincar são duas coisas indispensáveis no processo educacional e precisa fazer parte do currículo, por isso as escolas ao receberem uma criança deve levar em consideração os conhecimentos que ela já traz, seja familiares ou do seu cotidiano e articulá-los em sua proposta pedagógica. Desse modo, a equipe escolar deve ampliar o universo de experiências e habilidades dos educandos, promovendo atividades que requeiram dos alunos a oportunidade de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. 
	A abordagem curricular High Scope, nasceu nos anos de 1960 nos Estados Unidos e é caracterizado como um modelo de aprendizagem participativo. A proposta é focada na organização do espaço, como parceiro no processo de educação e interação entre aluno e professor. Essa proposta valoriza a rotina diária do aluno, a aprendizagem pela ação, permitindo que a criança dê pequenos passos na vida, preparando-a para o aprendizado e decisões no futuro. Elas descobrem forças dentro de si, desenvolvendo a iniciativa num contexto social e incentivador. Os valores curriculares e o compromisso do High Scope com o ensino ativo e participativo harmonizam-se com o processo de dia-a-dia dos estudantes e todos os seus componentes: equilíbrio entre atividades individuais, atividades de grandes grupos etc. A performance dos professores é orientada por importantes áreas do conteúdo curricular: linguagem e alfabetização, matemática, ciências, estudos sociais, artes e desenvolvimento físico. Com base nessas temáticas que são preparadas as atividades ao longo do dia e o final os educadores fazem apontamentos do que precisa ser mudado, melhorado para a próxima aula. 
	Os currículos apresentados acima apresentam semelhanças, pois em todos eles o foco é o mesmo: a criança como sujeito ativo, ou seja, que pensa, exprime suas opiniões e vontades capaz de interagir com o próximo e com o mundo ao seu redor. 
	
2. R: O cuidar e o educar organizam-se dentro das funções essenciais da educação infantil, ou seja, são indispensáveis no dia-a-dia das escolas. O professor tem a obrigação de desenvolver atividades 	que promovam o cuidado e a educação.
	O cuidar significa contribuir para que o outro se desenvolva como ser humano (aí entra o afeto). No trabalho pedagógico, o cuidar é atender as necessidades físicas, biológicas, de segurança e afetiva das crianças. O educar na educação infantil acontece em um período específico no desenvolvimento do ser humano. Resulta na criação de atividades que atuam no crescimento das crianças, promovendo o aumento do seu universo cultural fazendo com que elas compreendam a realidade. A educação pode propiciar relações interpessoais, criar atitudes de aceitação, respeito, confiança entre os pequenos. 
		O documentário High Scope – Rotina Diária conta com elementos da rotina diária como: roda de boas-vindas, planejar-fazer-rever, tempo de área externa; tempo de grandes e pequenos grupos e tempos de transição. O educar pode entrar em todos esses elementos, pois o professor pode utilizar por exemplo “o momento de organização do espaço”, “guardar os brinquedos” como forma de desenvolver habilidades cognitivas, o raciocínio lógico, atenção e concentração, usados na disciplina de matemática. O cuidar pode ser visto no momento do lanche, ou quando as crianças vão para o momento do sono, os professores promovem um momento de aprendizagem seja na preparação do próprio alimento ou quando alguns não preferem dormir, optando por ler um livro. Todos esses elementos juntos geram a independência dos educandos. 
3. R: Na Unidade 3, o ambiente físico em que a criança está inserida é uma forte influência na ação pedagógica, pois permite uma interação social maior entre as crianças. O espaço tem grande importância no desenvolvimento do aluno pois precisa atender suas necessidades. Promove identidade pessoal, sensação de segurança e confiança, oportunidade para crescimento, oportunidade para contato social e privado e desenvolvimento de competência. A organização é para o adulto ter controle do espaço e das crianças. Já a organização do tempo nas escolas implica pensar no espaço físico como um espaço com mais interação e educativo. A organização do tempo deve se voltar para a organização de uma rotina que cause aprendizagem e desenvolvimento, que privilegie o lúdico e que atenda aos direitos básicos da infância (alimentação, afeto, higiene etc.). 
	Para a BNCC, as crianças vivem em diversos espaços naturais e socioculturais. Procuram se situar nos espaços, no tempo, conhecer elementos da natureza, matemáticos etc., tudo isso para promover e estimular a sua curiosidade. Por isso, a educação infantil deve proporcionar momentos para os estudantes levantarem hipóteses, fazer observações ao seu redor, criando assim oportunidades para que aumentem seus conhecimentos de mundo. 
	No documentário, a organização do tempo e do espaço se dá pelo planejamento da rotina que será realizada durante o dia todo, por exemplo: o dia começa pela roda de boas-vindas, seguida de várias atividades e termina com o tempo na área externa em que as crianças já estão prontas para irem embora e brincam em um espaço ao ar livre com grama e parquinho. 
4. O papel do pedagogo na organização do tempo e do espaço é com a criação de uma rotina durante o tempo em que a criança permanece na escola. A rotina é um planejamento pedagógico em que o professor organiza o espaço e as atividades que serão realizadas durante o dia todo. Vale ressaltar que cada faixa etária possui uma rotina diferente. O documentário aborda a rotina como um processo em que o educador encoraja o aluno, mostrando que ele é capaz de expressar suas intenções, as coloque em prática e por fim reflita sobre o que fez. 
De forma geral, o documentário High Scope – Rotina Diária mostra que os conceitos estudados estão presentes no documentário. Conceitos esses que devem orientar a nossa atuação e postura como educadores frente aos desafios determinados pela rotina escolar e pela realidade que se apresenta na educação infantil brasileira. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
Base Nacional Comum Curricular. Brasil. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 04 de maio de 2021.
Fundamentos da Educação Infantil (ANDRADE; SOUZA, 2013). 
Documentário: Educação Infantil – High Scope – Rotina Diária. Acesso em: 04 de maio de 2021.

Outros materiais