Buscar

Impactos da Revolução Industrial na Sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE PITAGORAS
SOCIOLOGIA
PLAVIA SALETE SILVEIRA
A Revolução Industrial mudou radicalmente a estrutura da sociedade. Homens passaram a ser substituídos por máquinas, que produziam mais e custavam muito menos. As contribuições da Revolução Industrial, para a Sociologia foram imensos porque a partir da análise da vida dos trabalhadores, o aparecimento das cidades industriais, as transformações tecnológicas, a organização do trabalho na fábrica, etc.
A partir da leitura do fragmento textual e das imagens reproduzidas, redija um texto dissertativo de forma clara e objetiva quais foram os impactos resultante desta revolução na vida das pessoas, nas relações de trabalho e nas relações sociais e como a sociologia se fortaleceu como campo de estudo. 
Os principais impactos da revolução industrial foram as novas relações de trabalho, os avanços tecnológicos, aumento das indústrias, das cidades, provocando marginalização das pessoas, fome, miséria, violência, teve-se também transformação da sociedade rural em industrial, novos meios de transportes avanço na medicina, etc.
Com o aumento da produção, investimento em tecnologia, consolidação do processo de industrialização, surgimento de uma grande número de desempregados, é nesse cenário, que surge a necessidade de formatar uma ciência capaz de interpretar e compreender os problemas da sociedade. A sociologia surge então com um método específico e com objetivo de estudo definido, procurando aplicar esse conhecimento no bem-estar social.
As novas formas de pensamento trazidas pelos avanços científicos também foram propícias para o surgimento desse campo de estudo. A busca por conhecimento trouxe novas possibilidades de controle, domínio e estudo na sociologia.

Continue navegando