Buscar

Trabalho de Neuroanatomofisiologia - Apresentação Escrita sobre o Diencéfalo

Prévia do material em texto

Faculdade de Educação de Jaru – FIMCA UNICENTRO
Hellen Rodrigues Bugari
Herminio Junior Ferreira Alves
Isabela Pereira
Juliana Áurea Barbosa Silva 
Paloma Souza Rodrigues
MODELO NEUROANATÔMICO: Diencéfalo e suas divisões: Tálamo, Epitálamo, Subtálamo, Hipotálamo e Hipófise
Jaru – RO
2021
1. Aspectos macroscópicos
O diencéfalo é a porção do encéfalo que se localiza abaixo do telencéfalo e acima do tronco encefálico, e condiz com as estruturas que circundam o III ventrículo. Ele é subdivido pelas seguintes estruturas: Tálamo, Epitálamo, Subtálamo, Hipotálamo.
	O tálamo se encontra na parte mais central do encéfalo e possui cerca de três centímetros e é formado por duas massas ovuladas de substância cinzenta, que ficam uma ao lado da outra, essas massas são unidas pela aderência intertalâmica ou massa intermédia. 
	O Epitálamo participa da constituição do diencéfalo, no qual, ocupa a região póstero-superior, se situa na parte posterior do III ventrículo, acima do tálamo, ele faz parte do sistema límbico.
	O subtálamo é uma estrutura diencefálica pequena não relacionada com o III ventrículo, é um sistema motor que fica na parte posterior do diencéfalo na transição com o mesencéfalo, limitando-se superiormente com o tálamo, lateralmente com a cápsula interna e medialmente com o hipotálamo.
	O hipotálamo é a parte do diencéfalo que dispõe nas paredes do III ventrículo, fica abaixo do sulco hipotalâmico, que o separa do tálamo. O limite anterior do hipotálamo é a lâmina terminal e o limite posterior o mesencéfalo, e lateralmente pelo subtálamo. Essa área é constituída por substância cinzenta, e é divido em núcleos. E também cruzado por feixes de fibras (fórnix). O fórniz corta o hipotálamo dividindo em área lateral e medial.
2. Aspectos microscópicos
O tálamo possui diversos núcleos, que são divididos em cinco grupos, sendo eles: anterior, posterior, mediano, medial e lateral. O grupo medial se subdivide em medial dorsal e central medial. O grupo mediando é onde está à aderência intertalâmica (comissura gris intertalámica). E no grupo lateral é onde encontra: VA – Núcleo ventral anterior, VL – Núcleo ventral lateral, VP – Núcleo ventral posterior, VI- Núcleo ventral intermédio, VPM- Núcleo ventral póstero-medial, VPL - Núcleo ventral póstero-lateral, LD – Núcleo dorsal lateral, LP – Núcleo lateral posterior, Corpo geniculado lateral e medial (núcleo geniculado lateral e medial) e Pulvinar do tálamo.
O epitálamo têm os núcleos habenulares ou habênula, esses núcleos ficam conectados com a glândula pineal, de forma que facilita a conexão entre o sistema límbico e a formação reticular. Esses núcleos são divididos em duas partes distintas: o núcleo habenular lateral e o núcleo habenular medial. Fazem parte também da composição anatômica do epitpalamo: Órgão subcomissural, Trígono das habênulas, Comissura das habênulas, Estrias medulares e Comissura posterior.	 	O subtálamo é subdivido em: núcleo reticular, núcleo perigeniculado, núcleo subtalâmico, campos perizonais e a zona incerta. O núcleo pré-geniculado inclui fibras de retina, região pré-tectal e colículo superior, a zona incerta possui conexões com o núcleo reticular do tálamo. Outras conexões do subtálamo incluem fibras aferentes do córtex cerebral, putâmen, globo pálido, núcleo trigeminal, núcleo cerebelar e região pré-tectal. Essas fibras aferentes atingem o núcleo reticular e zona incerta, através das quais enviam fibras eferentes para essas estruturas e a medula espinha.
O hipotálamo pode ser dividido em três planos frontais: hipotálamo supra-óptico (compreende o quiasma óptico e o tubo acima), hipotálamo tuberal (túber cinéreo), e hipotálamo mamilar (infundíbulo e os corpos mamilares). Os principais núcleos do hipotálamo são: núcleos pré ópticos medial, lateral e vento-lateral, núcleo supra-quiasmático, supra-óptico e o núcleo para-ventricular, núcleo arqueado, núcleo ventro-medial, núcleo posterior e túbero mamilar.
3. Aspectos funcionais
	
O tálamo é uma das estruturas que compõe o diencéfalo e é formado por diversos núcleos, compostos de massas cinzentas então nele há diversos núcleos e cada núcleo tem suas funções especificas, o tálamo é responsável por sensibilidade, às vias sensitivas passam por ele, é responsável também pela motricidade, as informações que saem dos núcleos da base e do cerebelo irão passar pelo tálamo, responsável também pelo comportamento emocional, memória e também pela ativação do córtex. Cada estrutura do tálamo possui uma função específica sendo elas: tubérculo anterior do tálamo responsável por integrar o circuito de formação de 
memórias (circuito de Papez), o Pulvinar do Tálamo apresenta prováveis funções relacionadas à linguagem e ao processo de atenção seletiva, o corpo geniculado lateral integra a via visual, corpo geniculado medial integra a via auditiva, a aderência intertalâmica possui funções viscerais e a estria medular do tálamo que é possível ver em uma vista medial possui fixação dos plexos corióides do III ventrículo. No entanto o corpo geniculado pode haver uma divergência, pois alguns autores classificam-no como uma região especifica do diencéfalo chamada de metatálamo.
	O epitálamo localizado posterior ao tálamo, a função principal é regular o somo e vigília do indivíduo com o ciclo claro e escuro do dia. Tem duas estruturas mais importantes que é habênula ,tendo função límbica, os núcleos habenulares são responsáveis pela regulação de dopamina no sistema de recompensa cerebral, ao colocar dopamina no sistema produz a sensação de prazer e o sentimento de “dever cumprido”. Como também se essa liberação for bloqueada ocorre à sensação de frustração. Temos também a glândula pineal que exerce importante função através das células nervosas, os pinealócitos, sintetizam melatonina a partir da serotonina. A partir dessa liberação de melatonina, que é especialmente liberada durante a noite ocorre: função anti-gonadotrófica, (Como o escuro ativa a pineal, essa função parece
ser mais observada em crianças cegas de nascença, que podem chegar
à puberdade mais precocemente), também sincronização do somo-vigília que ajuda a regular o ciclo de sono e vigília com o ciclo claro e escuro do dia, regulação de glicemia que inibe a secreção de insulina pancreática, diminui a apoptose de células saudáveis e aumenta apoptose de células cancerígenas e ação antioxidante e aumento benéfico da resposta inflamatória. A comissura posterior integra os reflexos pupilares.
O hipotálamo fica localizado abaixo do tálamo e fica ao longo do terceiro ventrículo, ele é conectado ao pedúnculo à glândula hipófise, fazendo o controle do sistema nervoso autônomo, ele é importante para regular as respostas somáticas e viscerais de acordo com as necessidades do encéfalo, suas funções podem ser dividias em homeostasia com as funções de regulação da temperatura; regulação do volume sanguíneo; pressão; salinidade; acidez; na pressão de oxigênio; e na concentração de glicose. E tem as conexões. Que podem ser divididas em lateral, medial e perivintricular. Parte lateral e medial esta relacionada com a regulação de comportamento. E a perivintricular sincroniza o ritmo circadiano, controla o sistema nervoso visceral e regular as eferências simpática e parassimpáticas para os órgãos viscerais, controlar a hipófise.
O subtálamo localizado no diencéfalo interior, ficando abaixo do tálamo, divide-se em três partes: núcleo subtalâmico, campos perizonais e zona incerta. O núcleo subtalâmico é responsável pelo planejamento do movimento e estimulação do globo pálido, que inibe o tálamo. Os campos perizonais são fibras relacionadas ao circuito motor e a zona incerta trabalha nas funções de locomoção, movimentos oculares, comportamentos sociossexuais e alimentar, despertar e atenção, processamento visual nociceptivo e somatossensorial.
REFE2,RÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MACHADO, Ângelo - Neuroanatomia Funcional Editora: Atheneu CAPÍTULO 23.
EPITÁLAMO: CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES. A mente é maravilhosa, 19 de mar. De2019. Disponível em: <https://amenteemaravilhosa.com.br/epitalamo-caracteristicas-funcoes/>. Acesso em: 09 de mai. De 2021.
REZENDE, Rafaela Couto de. Tálamo. Infoescola, [s.d]. Disponível em: < https://www.infoescola.com/sistema-nervoso/talamo/>. Acesso em: 1- de mai. De 2021.

Continue navegando