Buscar

ciência política

Prévia do material em texto

Resumo de ciência 
Quase se pode dizer que a separação conceitual de ciência e filosofia pertence a idade media. Só se vai tomar consciência na medida que aumenta o hiato entre as posições metafisicas e naturalista, por consequência da crise havida nos estudos filosóficos, desde o renascimento, quando bacon e Aristóteles se definiam como polos opostos da reflexão filosófica.
· A ciência segundo Aristóteles, tinha por objetivo os princípios e as causas.
· Santo Tomas de Aquino, por sua vez, a definiu como assimilação da mente dirigida ao conhecimento da coisa.
· Para Kant, tudo que que possa ser de natureza apodítica. 
· Quase todos os acordes designa a ciência como o conhecimento das relações das coisas, fatos ou fenômenos, quando ocorre identidade ou semelhança, diferença ou contraste, coexistência ou sucessão nessa ordem de relações.
A característica da ciência implica, a tomada de determinada ordem de fenômenos, cuja pluralidade se busca um principio de unidade, investigando-se o processo evolutivo, as causas, as circunstancias, as regularidades observadas no campo fenomenológico.
Para Spencer existem três variantes do conhecimento: conhecimento empírico ou vulgar, conhecimento não unificado; conhecimento cientifico, conhecimento parcialmente unificado; co0nhecimento filosófico, conhecimento totalmente unificado.
As quatros ciências fundamentais que a inspiração positivista, evolucionista e pragmática do século XIX: a físico-química, a biologia, a psicologia e a sociologia .
Para Comte, as ciências são abstratas e concretas. As abstratas são aquelas que se "ocupam das leis que governam os fatos elementares da natureza" e as concretas são aquelas que se referem" a aspectos particulares dos fenômenos, por exemplo, a geologia, a mineração em relação à física e á química".
As seis ciências fundamentas do curso de filosofia de Com]tem são a Matemática , a Astronomia, a Física, a Química, a Biologia e a Sociologia. Por volta de 1850 ele acrescentou a Sétima ciência_ a Moral.
A lei dos três estados de Comte: 
· O estado teológico, temporário e propedêutico, em que o homem busca as causas e tudo explica, ânsia e conhecimento absoluto ou supremo, pela intervenção divina; INICIAL
· O estado metafísico, em que entidades abstratas explicam os fenômenos ou os fatos se ligam a ideias, que já não são completamente preternaturais dominando nesse estado os filósofos e juristas; INTERMEDIÀRIO
· O estado científico, que é o estado positivo ou físico, ponto final da escala do conhecimento e grau superior de formação definitiva da ciência, com o império dos sábios e cientistas. FINAL
As ciências naturais são aquelas previsíveis e incontroláveis onde a forma de investigação é observar e descrever . Já as ciências do espirito são previsíveis e incontroláveis imprevisíveis mas pode ser controladas, onde o método de investigação é o observar, descreve, compreender e interpretar.

Continue navegando