Buscar

Av 2 Gestão de Estoques

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA DISCIPLINA: GESTÃO DE ESTOQUES PROFESSOR RESPONSÁVEL: DAVIDSON DE A. SANTOS
 QUESTÕES PROPOSTAS
(1) Explique o processo do estoque em consignação. 
O processo de estoque em consignação acontece quando a venda envolve um terceiro, o consignatário, que recebe a mercadoria. O revendedor fica encarregado de emitir a nota fiscal com a descrição “remessa em consignação”, a partir do momento em que o consignatário repassa as encomendas para o cliente final ou revendedor. Em seguida, o consignatário faz a verificação do estoque e passa para o faturamento, controle geralmente feito por ERP ou planilha para indicar a retirada da mercadoria. 
(2) Compare o custo médio em relação ao custo de reposição.
 O custo médio é a média aritmética, ou seja, é a soma da quantidade de material pelo estoque existente. O custo de reposição equivale ao preço unitário mais o custo de reposição, encontrando o valor que deve ser alterado no preço final do consumidor (DIAS, 2009). 
(3) Compare a produção na modalidade empurrada em relação a modalidade puxada. 
Na modalidade empurrada, se personifica as ações da empresa, ou seja, ela se pauta na produção e abastecimento de estoque sem a previsão do cliente. Isto é, a estocagem de determinados produtos será realizada em razão do período ou comportamento de mercado. Nessa forma de produção se trabalha com estoques, ao passo que na modalidade puxada os estoques são direcionados segundo as necessidades dos clientes e mais reduzidos (bases do Kanban e sistema Just In Time) 
(4) Explique duas funções relacionadas a estoques. 
Canal de distribuição: se dá com itens que estão sendo transladados ou em trânsito. Estoques especulativos: diz respeito a estratégia de mercado. Quando determinada empresa tem a informação sobre oscilações no câmbio, a curto prazo, ela adquire o material necessário e economiza ante a concorrência, no período em que a cotação estiver elevada.
(5) Mencione os principais problemas enfrentados por uma cadeia de suprimentos em relação a gestão de estoques. 
Os principais problemas da cadeia de suprimentos são: falta de visibilidade e controle, previsões equivocadas, mau uso da tecnologia para facilitação das operações e adoção de estratégias desalinhadas.
(6) Compare o estoque isolador ou de segurança em relação ao estoque de ciclo. 
O estoque isolador ou de segurança compensa as incertezas características ao fornecimento e a demanda. Em contrapartida o estoque de ciclo, existe quando a produção não consegue produzir todos os insumos. 
(7) Descreva uma das ferramentas de gestão de controle de estoque no almoxarifado.
 O Materials Requirements Planning (MRP) estabelece os volumes a serem comprados para cada período temporal. Além disso, estrutura o planejamento da necessidade de materiais conforme as mudanças na produção, os registros do inventário e a gama de produtos existentes. Entre os objetivos do MRP, está assegurar a disponibilidade de materiais, apoiar a redução do inventário e planejar as atividades de produção, compra e distribuição.
(8) Compare o sistema de compras a três cotações em relação ao sistema de preço objetivo. 
O sistema de compras a três corações visa encorajar o nível de concorrência entre os fornecedores, já o sistema de preço objetivo estabelece um preço adequado definido anteriormente. (9) Descreva dois tipos de reposição de material. Reposição por tempo: ocorre a cada período de tempo definido. Reposição por quantidade: ocorre quando se chega ao mínimo estabelecido e a partir de uma quantia definida.
(9) Compare o estoque de ciclo em relação ao estoque de desacoplamento.
 O estoque de ciclo é requisitado por etapas, ou seja, o fornecedor não tem condições de entregar tudo em um só pedido, portanto, as solicitações de produtos são feitas por ciclos seguindo um cronograma. Em contrapartida o estoque de desacoplamento, é a programação é seguida à risca. Diferente do estoque de ciclo, no qual os ciclos de requisição se alternam, no desacoplamento a programaçação das requisições dos materiais.

Continue navegando