Buscar

topicos especiais final discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Tópicos Especiais 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial 
	
	
	 
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Em 2013, todos nós tivemos o conhecimento dos protestos (violentos) que ocorreram. Observando a violência gerada pelos policiais, a depredação do patrimônio público e privado, pichar os muros, estamos desrespeitando as leis locais e demostrando a falta da cidadania pessoal. As pessoas, independentemente da cor, raça, sexo, orientação sexual, têm suas responsabilidades de ir e vir, têm direito às suas escolhas, participação nas decisões da sociedade, podem defender uma qualidade de vida para si próprias e para as outras pessoas, ajudando e auxiliando no que for possível. No entanto, deve-se estar ciente dos seus deveres e direitos e que isso poderá trazer punições quando está fazendo algo errado. Considerando essa conduta do cidadão, cite três dimensões da cidadania e exemplifique-as.
	Resposta Esperada:
a) Cidadania Civil ? essa dimensão indica a liberdade do indivíduo, o direito de expressar suas ideias e opiniões, o direito de trabalhar e de vender ou comprar um imóvel.
b) Cidadania Política ? temos o direito de eleger ou ser eleitos em uma função política escolhida pela população.
c) Cidadania Social ? o direito ao conforto com sua vida econômica, o seu lazer, direito a descanso semanal e o seu bem-estar com a família.
	2.
	Segundo dados do IBGE, no Brasil, ao longo do século XX, o número de municípios cresceu de 1.121, em 1900, para 1.890, cinquenta anos depois. No início do século XXI esse número era de 5.507, em 2000, e passou para 5.565 municípios em 2010. Esse aumento acentuado no número de municípios acompanha o elevado percentual da população que reside em áreas urbanas, atualmente estimado em 85% na média nacional. Em algumas unidades da federação, como Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo, o percentual da população urbana ultrapassa os 95%. Com base nessas informações, disserte sobre as implicações socioeconômicas e ambientais do crescimento desordenado das cidades.
FONTE: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/14433-asi-atlas-do-censo-demografico-do-ibge-mapeia-mudancas-na-sociedade-brasileira.html. Acesso em: 17 jul. 2018.
	Resposta Esperada:
O crescimento desordenado das cidades geralmente vem acompanhado do aumento da desigualdade social, ampliação da pobreza e periferia, problemas de desemprego, violência, falta de saneamento, doenças e violência. Além disso, em nosso país o acúmulo de automóveis têm contribuído com o aumento da poluição do ar e causado transtornos com congestionamentos e estresse na população. Ambientalmente falando, a ampliação das cidades de modo desordenado causa desmatamento intenso e fragmentação dos biomas brasileiros.
Parte inferior do formulário

Continue navegando