Buscar

Módulo 09 - Avaliação Modular - Crimes em espécie - EBRADI Direito Penal e Processual Penal Aplicados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO MODULAR – MÓDULO 09
Crimes em Espécie 
1) Dentro do estudo dos crimes contra à vida, é sabido que aquele que colaborar dolosamente com o suicídio de outrem cometerá o crime do art. 122 do Código Penal. Sobre o referido delito, é certo afirmar que::
R: Induzir tem o sentido de inspirar, incutir, sugerir, persuadir; criar o propósito inexistente de suicídio.
2) Analise os itens abaixo e responda:
I- A conduta do delito de difamação poderá ser comissiva e excepcionalmente omissivo impróprio, plurissubsistente ou unissubsistente simples.
II. A difamação é punida somente a título de dolo, não se cogitando, em nenhuma hipótese, a possibilidade de sua caracterização a título de culpa strictu sensu.
III. Fica excluída do tipo penal a ofensa proferida em juízo, por ocasião de debate da causa colocada, quando proferida entre as partes ou entre seus procuradores.
IV. No caso de injúria real, quando houver a ocorrência de lesão corporal, a ação penal será pública condicionada ou incondicionada, dependendo da extensão das lesões.
R: Os itens I, II, III e IV estão corretos.
3) A pena do crime de roubo aumenta-se de 1/3 até metade se, EXCETO:
R: A pena do crime de roubo aumenta-se de 1/3 ate metade se, EXCETO:
(essa era a resposta apresentada, a questao contem erro)
4) "Analise os itens abaixo e responda:
I. São requisitos à configuração do delito de apropriação indébito: a) entrega voluntária do bem pela vítima; b) posse ou detenção desvigiada; c) má-fé do agente ao tempo do recebimento do bem; d) modificação posterior no comportamento do agente.
II. O pagamento de cheque emitido sem provisão de fundos, após o recebimento da denúncia, obsta ao prosseguimento da ação penal por crime de estelionato.
III. A receptação não é punível, quando desconhecido ou isento de pena o autor do crime de que proveio a coisa
IV. É isento de pena o filho que subtraí coisa alheia móvel do pai, mediante violência.”
R:Todos os itens estão incorretos.
5) Assinale a alternativa incorreta:
R: O crime de rufianismo tem como bens jurídicos tutelados a dignidade sexual e a liberdade individual.
O artigo 289 do Código Penal reza que aquele que falsificar, fabricando-a ou alterando-a, moeda metálica ou papel-moeda de curso legal no país ou no estrangeiro estará sujeito à pena de reclusão, de três a doze anos, e multa. Sobre o delito em comento (moeda falsa), NÃO podemos afirmar que:
R: Ter o condenado remido parte da pena pelo estudo.
6) Em relação ao crime de constituição de milícia privada (artigo 288-A do Código Penal), assinale a alternativa CORRETA:
R: Embora o tipo penal não exija um número mínimo de participantes, tampouco os requisitos da estabilidade e da permanência, a doutrina e a jurisprudência têm sustentado que a quantidade mínima de 3 (três) pessoas.
7) O artigo 289 do Código Penal reza que aquele que falsificar, fabricando-a ou alterando-a, moeda metálica ou papel-moeda de curso legal no país ou no estrangeiro estará sujeito à pena de reclusão, de três a doze anos, e multa. Sobre o delito em comento (moeda falsa), NÃO podemos afirmar que:
R: Quem, tendo recebido de boa-fé, como verdadeira, moeda falsa ou alterada, a restitui à circulação, sem conhecer da falsidade, é punido com detenção, de seis meses a dois anos, e multa.
8) No que tange os crimes praticados por funcionários contra a administração pública, analise e responda:
I. O peculato doloso tem três modalidades: peculato-apropriação e peculato-desvio, previstos no caput do artigo 312 - também chamados de peculato impróprio - e o peculato-furto, contemplado no §1º do mesmo artigo, conhecido como peculato impróprio.
II. A conduta típica do delito de concussão consiste em exigir o agente, para si ou para interposta pessoa, direta ou indiretamente, vantagem econômica, abusando da sua autoridade pública como meio de coação.
III. O verbo “solicitar”, previsto no caput do artigo 317 do CP é o único que não encontra correspondência com a corrupção ativa, cujo particular pode ou não anuir com a solicitação. Caso anua, o fato, para ele, será atípico.
IV. O crime de prevaricação tem por elemento subjetivo dolo específico, consistente na vontade de “satisfazer interesse” ou “sentimento pessoal”.
R: Os itens I e II estão incorretos.
9) Assinale a alternativa incorreta:
 R: O advogado tem imunidade profissional, não constituindo injúria, difamação ou desacato puníveis qualquer manifestação de sua parte, no exercício de sua atividade, em juízo ou fora dele..
10) O Capítulo III, do Título IX da Parte Especial do Código Penal, ocupa-se da punição de condutas atentatórias à distribuição da justiça, nesse sentido, podemos afirmar que:
R: A denunciação caluniosa é um crime complexo em sentido amplo, pois formada pela fusão do crime de calúnia (art. 138, CP) com a conduta lícita de levar ao conhecimento de autoridade pública a prática de crime ou contravenção penal e sua autoria que saber ser falsa.

Continue navegando