A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Mecanismo de agressao e defesa atividade 3 texto

Pré-visualização | Página 1 de 1

Mecanismo de agressao e defesa atividade 3
O sarampo foi considerado por várias décadas uma das maiores causas de mortes infantis no Brasil. Em 1968, a doença passou a ser considerada de notificação compulsória após serem registrados 129.942 casos. Contudo, após esforços nos três níveis de atenção à saúde, esse quadro foi revertido (BIO-MANGUINHOS/FIOCRUZ, 2014).
Em notícia publicada em 2014 no Instituto de Tecnologia de Bio-Manguinhos, o consultor científico na época, Reinaldo Menezes, explicou que o sarampo é uma doença infectocontagiosa aguda e transmissível por via respiratória, com alta carga de contágio para quem ainda não teve a enfermidade ou não foi vacinado. Menezes ressaltou ainda que o diagnóstico, feito por exames clínicos e laboratoriais, é necessário para a pesquisa dos casos: “Faz-se um exame sorológico, que indica que a pessoa adquiriu sarampo há pouco tempo. Como não há tratamento, apenas medicações paliativas, a vacinação é fundamental”, destacou o consultor.
Já em 2019, Mariana Alvim, em matéria publicada na BBC News Brasil de São Paulo, comentou que “o mundo está vivendo um surto preocupante de sarampo, e o Brasil faz parte do grupo dos 10 países que são os maiores responsáveis por essa guinada de 2017 para 2018”. Nesse texto, chama a atenção o fato de que, se por um lado há o acréscimo do número de casos de sarampo no Brasil, por outro, o número da cobertura vacinal no país reduziu. Com base em dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI), desde 2015 o percentual da população imunizada com a tríplice viral (para prevenir o sarampo, a caxumba e a rubéola) caiu significativamente. O percentual dos brasileiros vacinados com ela, assim, reduziu de 96% em 2015 para 85,2% em 2017.
Com base no texto acima, crie um texto dissertativo explicando a importância do PNI para a população, bem como o tipo de imunização que ocorre com o uso de uma vacina no organismo. Considere, aqui, as seguintes questões: trata-se de reposta imune inata ou adaptativa? Humoral ou celular? Ativa ou passiva? Por fim, explique qual o tipo de vacina utilizada contra o sarampo.
No Brasil o Programa Nacional de Imunização (PNI) e de grande importância para a população, pois garante que todo cidadão tenha acesso às vacinas, sendo o responsável pela imunização em massa da população, com o objetivo de criar uma geração que tenha memória imunológica duradoura, com o intuito de erradicar a doença, fazendo com que o individuo não transmita a carga viral para a sociedade, fechando dessa forma um ciclo contagioso e interrompendo a cadeia de contaminação. O sarampo e uma doença infectocontagiosa causada por um vírus, que se repassa de individuo para individuo através de gotículas respiratórias, sejam elas, tosse, espirros, contato físico ou direto, com secreções de pessoa contaminada, em alguns casos mais graves pode ocasionar a morte do individuo. O tipo de vacina que combate o sarampo e a tríplice viral ou tetravalente, feitas através de vírus vivos atenuados “enfraquecidos” do sarampo, caxumba, rubéola e/ou catapora. No organismo trata-se de uma imunidade adaptativa, porque somente após a vacinação o individuo terá a possibilidade de gerar anticorpos, que irão atacar o patógeno não ocasionando o desenvolvimento do sarampo, e também considerada como imunidade adaptativa ativa por ter recebido o inoculo do antígeno que e feito pelo vírus enfraquecido através da vacinação; porque não há o desenvolvimento pelo próprio individuo e dessa forma haverá uma memoria imunológica ao entrar em contato com o vírus. E uma imunidade adaptativa humoral, porque após a vacinação quando houver o contato com o vírus os anticorpos e as imunoglobulinas serão liberados de uma maneira mas rápida e ocasionara com a não transmissão do vírus, que tem como objetivo principal vacinar a população. Enfim e a maneira mais fácil de erradicar esse vírus, e através da vacinação, embora a campanha nacional seja ampla para todos, a população deve se conscientizar que a forma mais fácil e rápida de ajudar o próximo e a si mesmo e aderindo a vacinação.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.